UOL HOST: Hospedagem de sites, Loja Virtual, Registro de domínios
...
Connect with us
https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js
Foto: Divulgação

PopEntrevista

‘Foi um processo de amadurecimento da nossa escrita, como artista’: A Banca 021 lança o álbum ‘As Joias Não Brilham’

Foto: Divulgação

A Banca 021, conhecida pela música “Libra”, que acumula mais de 36 milhões de execuções nas plataformas digitais, lançou na ultima sexta-feira o álbum “As Joias Não Brilham”. O disco traz 10 faixas compostas por Ursoleone, GB, Porto, que formam o grupo, com a contribuição de Carlos do Complexo, que também assina a direção musical.

A banda, que já se apresentou no Rock in Rio (2019) e que está no lineup do festival Rock The Mountain deste ano, explica, com a sua poesia densa e característica, como o álbum foi idealizado. “’As Joias Não Brilham’ é pé na porta. Nosso primeiro disco oficial, a ponta do iceberg do subúrbio futurista que viemos mostrar. Construído no meio do caos interno de cada um de nós, tomando volta de empresário e driblando ataques fascistas. Fruto da ausência paterna e da bagagem de mães guerreiras. Desde os anos 90 vivendo na atividade entre os perigos e prazeres da vida nas ruas mais violentas do Rio de Janeiro. É baile funk, pelada de rua, igreja e terreiro. Desigualdade social, descaso e tiroteio. Sejam todos bem-vindos ao nosso mundo real onde: ‘As joias não brilham se você não brilha primeiro’”.

O primeiro single do novo projeto é “Velhos Tempos, Novos Planos”, que chega acompanhado de clipe, significa muito para o trio. “Nessa música sentimos uma experiência diferente. Um dia Ursoleone me disse que eu (Porto) deveria escrever uma carta para o meu filho, falando sobre a experiência da paternidade e minha relação com os novos desafios. A carta virou poesia e foi musicada em cima de um violão feito pelo GB algumas semanas antes. Quando mostrei pros caras o que tinha feito, eles entenderam no mesmo momento e colocaram pra fora o que sentiam e tudo se completou”, compartilha Porto.Foto: Divulgação

Como já é costume, o grupo participa de todas as etapas do álbum. O vídeo de “Velhos Tempos, Novos Planos” foi feito inteiramente pela banda, assim como todo o design, as pinturas, edições e visualizers do disco. Das 10 músicas do projeto, “Filipin” é outra faixa que ganha clipe no dia 30/09. Sobre ela, eles contam: “Ela fala sobre nossas vivências na rua e os ensinamentos do subúrbio carioca, Zona Oeste e Zona Norte, de propostas para um caminho mais fácil e até a malandragem para sobreviver em zona de guerra na busca de paz. O clipe foi gravado de maneira despretensiosa por nós em uma visita ao ateliê do grafiteiro/artista plástico Tomaz Viana (Toz). Subimos em uma escada recém consertada no ateliê que dava acesso ao topo do prédio na fábrica Behring, com visual 360° do Rio de Janeiro, ficamos de cara com aquela vista. Como estávamos com uma câmera Mini DV e um iPhone, decidimos: ‘vamos filmar o clipe agora’”.

Confira o clipe:

Ouça o EP:

Confira na íntegra a entrevista com o A Banca 021, concedida ao Portal PopNow:

1- Conta pra gente sobre o álbum “As Joias Não Brilham”, como foi o processo de composição? Todas as faixas são composições próprias?

R= Todas as composições são autorais. Foi um processo de amadurecimento da nossa escrita, como artista, no lugar das coisas que a gente queria falar dentro desse álbum. Ele começou a ser feito em 2018 e a gente ficou com ele pronto um pouco antes da pandemia começar, às vésperas do inicio da pandemia. A gente tinha muita musica, umas cem musicas se não me engano, pra poder selecionar as musicas que entrariam dentro do álbum.

2- Quais as expectativas e o que esperam que as pessoas sintam ao ouvir o novo álbum?

R= A gente busca não ficar criando muita expectativa e sim focar nossa cabeça pra criação e desenvolvimento do nosso trabalho, pra melhoria dele em si. Não que não existe, a gente quer que chega para um grande numero de pessoas, que essas mensagens sejam dissiminadas. Mas a gente não fica colocando tanta expectativa. A gente sabe como foi a construção do álbum, ele foi um álbum pra ser digerido realmente. É um álbum que ta chegando pra muita gente que gosta do nosso trabalho. Os feedbacks que estão chegando de pessoas que ouviram são muito positivos.

3- “Velhos Tempos, Novos Planos” é o primeiro single do projeto e vem acompanhado de clipe. Vocês participaram do processo criativo?

R= Sim, 100%. Partimos pra criatividade.

Foto: Divulgação

4- Conta sobre o single “Velhos Tempos, Novos Planos”, composição, inspiração, como foi feito?

R= Na verdade a gente só descobriu que esse seria o single quando o disco já estava pronto, foi a primeira vez que fizemos dessa forma. Essa musica foi a ultima a ser produzida, aí virou a primeira, tanto como single como quando você dá play no álbum, é a primeira que toca.

5- Como é pra vocês trazer ensinamentos em forma de poesia e musica?

R= No mundo que a gente vive hoje, temos a convicção que o caminho que a gente opta em fazer, sabemos que é um caminho mais árduo, leva mais tempo para as musicas chegarem nas pessoas, é uma construção mais demorada. É como a vida é, estamos em um momento mais reflexivo, mas em outros estamos em uma diversão, curtição. Sempre vai haver o conceito de algo que queremos levar para as pessoas. A gente enxerga isso como uma missão também, é uma maneira de retribuir tudo que a musica já trouxe pra gente. Então levamos para as pessoas uma espécie de abraço.

6- O grupo já está se preparando para subir aos palcos? Existe turnê em vista?

R= Ainda não estamos criando expectativas, pra não se decepcionar. Estamos tendo essa cautela. Estão a gente ainda não faz ideia quando volta, mas estaremos prontos

7- Além desse, existem mais projetos futuros que possam nos adiantar?

R= Musicas prontas já temos e até clipe também. Mas vamos sentar com nossa galera pra entender o pós-álbum, o que pode melhor ser feito. Mas já temos bastante coisa encaminhada.

SHOPPING

Inscrever-se na Newsletter

Written By

Jucilene, pernambucana, nascida em Recife. Sou formada em Serviço Social, mas me encontrei na Publicidade e curso Produção Publicitaria. Sou apaixonada por musica e redes sociais.

Mais Populares

Marília Mendonça morre em queda de avião em Minas Gerais

Brasil

Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Zé Felipe lança EP ‘Joseph’ e clipe de ‘Toma Toma, Vapo Vapo’ feat com MC Danny

Brasil

Claudia Leitte. Foto: Reprodução / Instagram (@claudialeitte) Claudia Leitte. Foto: Reprodução / Instagram (@claudialeitte)

Em clima de carnaval, Claudia Leitte se apresenta na Festa Blow Out em SP; saiba mais

Brasil

Foto: Divulgação / Créditos: Stella Carvalho Foto: Divulgação / Créditos: Stella Carvalho

‘Detetive Madeinusa’: filme estrelado por Tirullipa, Whindersson e Gkay estreia no Prime Vídeo

Filmes

Advertisement
Inscrever-se na Newsletter

Copyright © PopNow 2017 - 2021. Todos os Direitos Reservados.

Connect
Inscrever-se na Newsletter

Skip to content