UOL HOST: Hospedagem de sites, Loja Virtual, Registro de domínios
Conecte-se conosco

PopEntrevista

Revelação do samba, Ana Clara fala sobre novo projeto ‘Bate Bola’ e o esquenta para o DVD

Ana Clara. Foto: Divulgação

Se você ainda não conhece o trabalho de Ana Clara, assim como eu quando surgiu a entrevista a nova voz feminina promissora do samba atual, basta ouvir só a primeira música do projeto Bate Bola, intitulada “Se é Saudade ou Amor”, para ver todo o talento e perceber a potência vocal da cantora que vem conquistando seu espaço cada vez mais.

Revelação do samba, Ana Clara nasceu em Joinville, Santa Catarina e apesar da pouca idade já tem 13 anos de carreira. Em 2018 fez sua estreia com o EP A gente sempre ganha que trouxe participações de Alcione – veterana sambista, teve a honra de fazer um dueto com o clássico “Não Deixe o Samba Morrer”  e  do grupo Atitude 67 na faixa “Página Marcada”.

O mais novo projeto Bate Bola será lançado aos poucos, trará seis músicas inéditas que serão apresentados apenas na voz e violão. As faixas serão um esquenta do seu próximo DVD, ainda previsto para esse ano. Um convite da Universal Music, em entrevista por telefone, Ana Clara contou mais sobre esse trabalho, DVD, carreira, parceria dos sonhos e muito mais!

Confira a entrevista na íntegra:

Popnow: Como está sendo a quarentena e o que está fazendo de bom?

Ana Clara: Esse momento vem sendo desesperador para todo mundo. A primeira semana foi mais tranquilo, mas agora a gente passou mais tempo e fica pensando quando tudo isso vai passar. Mas enquanto isso, produzindo muitas coisas, fazendo música, gravando o máximo que posso de conteúdo para colocar na internet para dividir um pouco disso e levar alegria para as pessoas. Música sempre transforma situações e momentos.

Popnow: Como começou seu contato com a música? A partir de que momento quis levar ela como profissional e o que ela significa para você?

Ana Clara: Eu digo assim ‘Como você conheceu o samba e a música’ e eu falo que fui escolhida, porque o contato com a música começou desde pequena. Veio de uma família que gosta muito de música, meu pai sempre foi amante de samba, então já estava envolvida nas reuniões em casa e nas rodas de samba. Já vivia batucando, aí comecei a fazer aulas de violino, piano e descobri que cantava no karaokê que tinha em casa, e meu pai falou ‘você leva jeito’. Aí também comecei aula de canto e não parei mais.

Popnow: Quem são suas referências musicais que fizeram formar seu próprio som?

Ana Clara: Eu não cito muitas pessoas, pois sou super eclética, mesmo eu sendo uma cantora de samba e de amar tudo que faço, minha playlist toca de tudo. Tem muitas pessoas que sou fã, admiro o trabalho e gosto do som tanto no samba quanto fora do samba. Mas se a gente ouve muito só uma coisa, nos prendemos e isso faz nos deixar a nossa personalidade de lado. Mas para citar, destaco a Ivete Sangalo, Alcione e Bete Carvalho dentro do samba, que são referência para todo mundo. Tem muita gente!

Popnow: Você é uma grande revelação feminina do samba. A gente tem grandes veteranas nesse meio como Alcione, Maria Rita, Leci Brandão, Bete Carvalho e Dona Ivone Lara que nos deixou, mas deixaram seu legado. Mas uma voz nova feminina, a gente não tinha, tem Roberta de Sá e você. Como é para você representar essa nova geração que deve vir outras vozes tendo agora você como uma inspiração?

Ana Clara: É novo para mim também! Fico muito feliz porque realmente faltam mulheres no mercado. Quando comecei a cantar e me mudei para São Paulo, tinha poucas vozes, mas olhando para trás e ver esse espaço que conquistei fico muito feliz. Quando recebo mensagens das pessoas, ou tipo você hoje que não conhecia meu som e gostou é muito legal. Claro tem gente que ainda não ouve muito samba, mas o Brasil é muito grande, cada hora temos uma surpresa diferente. Me sinto muito honrada de fazer parte disso, como mulher e como cantora de ter conquistado esse espaço. Daqui para frente a gente consiga enfrentar mais esse caminho.

Popnow: Vejo que o samba está passando e vai começar mais passar pelo mesmo período que o sertanejo passou por exemplo de que só vinha tendo vozes atuais masculinas, e começou a surgir vozes femininas, mas elas sofreram muito machismo/preconceito. Quero saber agora como foi para você no samba, teve muito preconceito?

Ana Clara: No começo foi muito difícil porque as pessoas iam no show para comentar e ficar analisando do que propriamente para ouvir o som. Mas graças a Deus o tempo passou e as pessoas estão abrindo a cabeça. As mulheres estão vindo super empoderadas e hoje eu consegui o meu espaço e outros artistas do gênero respeitam. Sabia que não seria fácil e muitas pessoas não dão continuidade por conta de medo, porque você olha e vê que está sozinha, mas precisamos persistir que no final dá certo. Hoje é mais tranquilo, mas ainda ouço e leio comentários machistas, mas isso é muito pouco.

Popnow: Você lançou recentemente a primeira música “Se é saudade ou amor” que abre os lançamentos do EP “Bate Bola”. Fale um pouco sobre esse single e como vem sendo a resposta do público.

Ana Clara: Este projeto ‘Bate Bola’ vem para ser um aquecimento para o DVD e para as pessoas aprenderem a cantar as músicas que vão estar no dia da gravação. Pensamos em fazer voz e violão para entenderem a letra. Estou com expectativas a mil para este projeto e o DVD vai ser um divisor de águas na minha vida porque vem de um jeito diferente dos trabalhos anteriores, que vai trazer mais a minha personalidade e mostrar mais minhas raízes dentro do samba. Estou super feliz, vai ter um lançamento por semana e espero que as pessoas aproveitem, pois escolhi com muito carinho, pensando quem vai ouvir e consumir. As canções falam de amor, algumas mais alegres, com assuntos do cotidiano, mas sou uma cantora romântica e gosto de falar de amor.

Popnow: Como falou esse EP é um esquenta para seu DVD. Ele ainda está previsto para esse ano mesmo?

Ana Clara: Só Deus sabe! A gente está acompanhando e esperando de informações concretas de como ficarão as coisas daqui para frente. Ele era para ter sido gravado em abril e como aconteceu tudo isso, seguramos óbvio. Mas enquanto isso, vamos fazendo os lançamentos. Esse tempo a mais vai ser muito bom para as pessoas criarem uma intimidade maior com o trabalho e conhecer um pouco mais e no dia da gravação vai ser só felicidade.

Popnow: O DVD vai trazer alguma participação?

Ana Clara: Não vou dar nenhum spoiler para a gente se falar depois de novo.  No DVD terão regravações junto a inéditas, só isso vou falar (Risos).

Popnow: Você já gravou com Alcione, Atitude 67, Alexandre Pires. Qual sua parceria dos sonhos?

Ana Clara: Ah, com certeza Ivete Sangalo!

Popnow: Muito rápido, nem precisou pensar muito!

Ana Clara: Exatamente! Com letras maiúsculas.

Popnow: Para finalizar, a gente sempre pergunta aqui, uma coisa mais pessoal e as vezes difícil de responder. Quem é Ana Clara?

Ana Clara: Para as pessoas me conhecerem, vou fazer uma autoanálise, minha produtora está aqui do meu lado e mandou falar ‘eu sou ariana, ficam pegando no meu pé por ser de áries’ (Risos). Eu sou uma cantora do samba obviamente, sonhadora, buscando mais espaço e que as pessoas conheçam a minha história. Sempre digo essa frase ‘Deus coloca uma estrela em cada pessoa e dá uma missão para cada um’ e minha missão é poder levar alegria e fazer parte dos momentos tristes e felizes das pessoas, porque a música está sempre lá. Fico feliz demais quando consigo de fato o feedback e ver o quanto gostaram.

SHOPPING

Newsletter Signup

Carolina Didonet
Escrito por

Jornalista, 22 anos e canceriana. Apaixonada por séries e filmes de super-heróis, mas que não dispensa uma comédia romântica/drama com final previsível. Não vivo sem música e minha playlist é aquela que toca de tudo. SEM BRINCADEIRA! Agora formada, a menina/mulher sonha trabalhar com entretenimento e cobrir os festivais por aí.

Os 4 posts em destaque

Exclusivo: Illusionize terá participação de fãs em live deste sábado

Eletrônica

Morada. Foto: Divulgação Morada. Foto: Divulgação

Morada lança álbum ‘Ele É’ nas plataformas de música e clipe da canção ‘Não há amor igual’ no Youtube

Música

Confira: ‘Não Vai Embora’, parceria de Dilsinho e Luísa Sonza

Brasil

Gusttavo Lima lança ‘Saudade Sua’; canção é a primeira do projeto ‘Embaixador na Quarentena’

Sertanejo

Anúncio
Newsletter Signup

Copyright © PopNow 2017 - 2020. Todos os Direitos Reservados.

Conecte-se
Newsletter Signup