Claudia Castelo Branco está lançando seu álbum “Cantada carioca”. As onze faixas foram gravadas durante o isolamento social da pandemia do COVID em agosto de 2020. Com a exceção da mixagem e masterização, tudo foi feito em casa, pela artista, inclusive a foto da capa. Esse projeto foi aprovado pelo Edital Cultura Presente nas Redes, da Secretaria de Cultura do RJ.
- Flor retorna ao Brasil para shows ao lado de Seu Jorge
- Paula Landucci fala sobre seu retorno à música sete anos após o fim da banda Hewie
- Blue Note Rio celebra Mês da Consciência Negra com programação especial e mais de 30 shows
Esse é o primeiro disco solo da artista, que já lançou 5 álbuns com o Duo Gisbranco (parceria com Bianca Gismonti) e um em parceria com Marcos Campello em 2016. Todo o projeto é bastante minimalista, refletindo as possibilidades de gravação em casa durante o momento de isolamento social extremo da pandemia.
O projeto de gravar compositoras também foi motivado pela divulgação dos dados que comprovaram uma sobrecarga de trabalho muito maior para as mulheres e uma alta taxa de violência doméstica durante a pandemia.
Em cada faixa, Claudia interpreta uma canção de uma compositora carioca da MPB contemporânea. Nomes como Ilessi, Elisa Fernandes, Bianca Gismonti, Gabi Buarque e Suely Mesquita ganham versões inéditas em piano e voz.
Claudia Castelo Branco
Compositora, pianista e cantora, Claudia Castelo Branco (RJ) completou 20 anos de carreira esse ano. Com o Duo Gisbranco, ao lado de Bianca Gismonti, ganhou o Prêmio Profissionais da Música na categoria Arranjadora, lançou cinco álbuns e se apresentou em diversos países como França, Portugal, Espanha, Turquia, Canadá, Holanda e Irlanda. Os últimos trabalhos do dueto foram o CD “Pássaros”, de composições autorais em parceria com Chico Cesar e “Bruta flor”, com Júlia Vargas.
Lançou em 2016 o CD também autoral “Você na Nuvem” em parceria com Marcos Campello. Faz parte do coletivo de cantautores Selva Lírica, ao lado de Ilessi, Demarca e Thiago Thiago de Mello. Também atuou como compositora e diretora musical dos espetáculos “SAIA” e “Um palco para Narcisa”, dirigidos por Joana Lebreiro.
Integra os espetáculos “Você corta um verso, eu escrevo outro” e “O som da Palavra”, ambos com o grupo MPB4, com quem lançou dois singles em 2020: Gota D’Água e Maria Maria. É Bacharel em Piano (UFRJ) e Mestre em Composição (UNIRIO).
Olá, seja bem-vinde ao universo do Portal PopNow! A partir de agora você receberá notícias fresquinhas e selecionadas para você estar por dentro de tudo o que acontece no mundo musical, de cinema, TV e entretenimento em geral. Venha com a gente! PopNow - Know-how Pop