UOL HOST: Hospedagem de sites, Loja Virtual, Registro de domínios
BTS. Foto: Reprodução/Instagram (@bts.bighitofficial)
Biografia

Quem é BTS? O grupo que arrastou uma legião de fãs para o estádio Allianz Parque

 

Eles levaram um multidão de fãs em dois shows abarrotados de gente no estádio Allianz Parque, em São Paulo,  no  final do mês de maio – foram mais de 90 mil pessoas. Com toda a percussão que tiveram aqui no Brasil, tava na cara que o BTS ia ganhar de lavada a disputa da nossa PopEnquete com com a  BLACKPINK. Só pra você ter uma ideia os shows dos meninos gerou uma grande repercussão no Twitter – eles geraram mais de 2,8 milhões de Tweets sobre sua passagem aqui na nossa terrinha.

O BTS está com o troféu nas mãos e para celebrar a conquista, vamos conhecer um pouco mais desse fenômeno mundial do gênero musical sul-coreano do momento chamado K-Pop, que essa boyband representa.

PUBLICIDADE

Quem é o BTS?

Formado em 2013 pela companhia Big Hit Entertainment, o grupo sul-coreado é composta por 7 integrantes. São eles: Jin, Suga, J-Hope, RM, Jimin, V e Jungkook.  O grupo também é conhecido como Bangtan Boys,  na sua terra natal, pois BTS é uma abreviação desse nome.

O grupo canta músicas em coreano e inglês, mas algumas vezes em japonês para algumas faixas especiais. As canções do BTS falam sobre saúde mental, relacionamentos, amor próprio, juventude, entre outros temas.

Confira umas de suas canções em japonês.

O single de lançamento do BTS foi “No More Dream”, em 13 de junho de 2013. a canção faz parte do primeiro álbum do grupo intitulado “2 Cool 4 skool”. Desde então, a boyband não parou mais. Eles já lançaram vários álbuns como: Dark & Wild (2014), The Most Beautiful Moments in Life I (2015), Wings (2016); a trilogia “love Yourself Her, Tear e Answer” (2017 e 2018) e o mais recente,  “Map of the Soul: Persona” (2019).

Com tandos EPs lançandos e singles de sucessos, o BTS ganhou ascensão em nível mundial levando o K-Pop para o mundo. A comprovação disso veio em 2017, quando os garotos não só foi indicada para o Billboard Music Awards na categoria Top Artista Social, como levou o prêmio, desbancando nada menos que Ariana Grande, Selena Gomez, Shawn Mendes e Justin Bieber. Além disso, a boyband se tornou a primeira banda sul-coreana a vencer no BBMAs.

Desde então, a banda foi colecionando prêmios. O BTS, já ganhou outras duas vezes mais o titulo de Top Social Artist e também foram consolidados com o prêmio de Top Group no Billboard de 2019.

Para você ter uma ideia da monstruosidade do sucesso do BTS, o grupo se tornou a primeira banda, desde os Beatles, a colocar três álbuns no topo da lista de Billboard em menos de um ano.

Por conta de todo essa aclamação, as mais diversas publicações americanas e europeias se curvaram a popularidade dos garotos e os incluíram na lista de artistas que merecem toda e qualquer atenção a cada novo lançamento e novidade.

E tem mais, os garotos foi o primeiro grupo de K-Pop a fazer um discurso nas Nações Unidas. O fato ocorreu em setembro de 2018 em decorrência da campanha promovida pela banda, “Love Myself”, que tem parceria com a UNICEF e foca na prevenção da violência na juventude e na educação.

O que é K-Pop?

Para você começar entender o que é K-Pop, vamos começar explicando o que significa o termo significa. Como na MPB (Musica Popular Brasileira), K-Pop é uma abreviação de  “Musica Popular Coreana ou “Música Pop Coreana”.

A expressão K-Pop surgiu nos anos 90 e é um gênero musical originado especificamente na Coreia do Sul.  Já que Coréia do Norte é um país restrito e não tem muito dessa cultura pop musical.

Agora você deve está aí pensando: “Ah fácil,  o K-Pop abrange todos os gêneros de música popular!”. Bem, não é muito isso, é totalmente ao contrário. A expressão é usada em um sentindo mais restrito, para descrever uma forma musical mais moderna, ou seja, um gênero musical que abrange todos os estilos incorporados do ocidente como: pop, rock, jazz, R&B, folk, reggae, country e hip-hop.

Além disso, e ao meu ver o mais importante, o K-Pop tenda divulgar suas raízes tradicionais e culturais coreana.

Outra característica marcante  desse gênero são as músicas dançantes, clipes cheios de coreografias e artistas com um visual super produzido, tipo cabelos e roupas bem coloridas. Ah, sem contar na “obsessão” pelos personagens de desenhos animados. Quem acompanha esse estilo, sabe que sempre surgi um videoclipe com essa caracterização. O BTS já até se vestiu de branca de neve e os setes anões. 

SHOPPING

Quem é BTS? O grupo que arrastou uma legião de fãs para o estádio Allianz Parque

To Top