J Balvin. Foto: Divulgação
Biografia

J Balvin: venha saber porque ele é um dos maiores nomes do Reggaeton

Com maior número de ouvintes mensais no Spotify, ultrapassando até Drake, as canções de J Balvin são escutadas por nada menos que cerca de 48 milhões de pessoas por mês no canal – É isso mesmo galera! O astro do reggaeton já é um dos maiores artistas da atualidade e vem conquistando fãs em todas as parte do globo com a cultura latina e a língua espanhola.

Por isso, não foi nenhum espanto que o criador da fusão da música urbana e dos ritmos colombianos com o reggaeton de Porto Rico, venceu nossa PopEnquente, deixando para trás Luis Fonsi, assim como fez em agosto de 2017 quando destronou o mega-êxito “Despacito” do topo global dos hits latinos, com “Mi Gente” – Sendo assim, vamos a biografia do dono desse megahits?!

 

Quem é J Balvin

José Álvaro Osório Balvin, mais conhecido como J Balvin, nasceu em Medellín, Colômbia, no dia 5 de maio de 1985. Ele é cantor, compositor, Dj colombiano de reggaeton e um importante representante da música latina.

J Balvin

Nascido em uma família de classe média. Seu pai era economista e empresário, e ele cresceu em uma grande casa nas colinas fora da cidade. O artista cresceu ouvindo grupos de rock como Metálica e Nirvana, e afirma que ele incorpora a estética grunge em seu estilo pessoal, tendo uma tatuagem de Nirvana no joelho.

Mas, seu interesse pelo reggaeton surgiu depois que dele ouvir o papai do reggaeton Yankee. J Balvin lembra que ele era tão fã que copiava seu estilo, o modo como ele se movia no palco e seus raps.

Desde jovem J Balvin mostrou interesse pela música urbana como champeta, bachata, rap e dancehall. Os dois últimos estilos musicais foram influenciadas pelas músicas que ouvia nas ruas de Oklahoma e Nova York, nos Estados Unidos quando esteve por lá aos 17 anos para fazer um intercâmbio para aprender inglês.

J Balvin. Foto: Reprodução/Facebook

De volta a sua cidade natal, o cantor fez parte de várias bandas de rock. Formou um grupo de rap e em 2004 lançou sua primeira música solo, intitulada “Panas”. Em seguida, lançou outras canções. Em 2009 foi reconhecido como cantor revelação

Em sua trajetória, o artista já foi aclamado pela revista Billboard como “o maior artista revelação que a música latina já viu em anos”. Com um estilo unicamente seu, que faz referência a primeira onda de estrelas do reggaeton de Porto Rico, mas mistura os ritmos colombianos e o hip-hop, tornando suas músicas mais atraentes. J Balvin se tornou o líder indiscutível da revolução da segunda geração do reggaeton, impulsionando o som urbano de volta para a identidade da música latina mundial.

Por conta de tal sucesso, o musico também tem se tornado um dos artistas mais requisitados da música latina para colaborações de sucesso. O cantor já trabalhou com grandes nomes, como Beyoncé, Justin Bieber, Cardi B, Liam Payne, Nicky Jam, Pharrell Williams, Ariana Grande, Major Lazer, Poo Bear, Juanes, Daddy Yankee, Camilla Cabelo e muitos outros.

J Balvin e Cardi B. Foto: Reprodução/Facebook

Carreira

Em 2010, J Balvin assinou com EMI Music e lançou seu primeiro álbum de estreia intitulado “Real”. Seu single de divulgação, “Ella Me Cautivó” foi bem aceita nacionalmente, chegando na 16.ª posição da parada de sucesso musical na Colômbia, e internacionalmente, principalmente no Estados Unidos, chegou na posição 35 na Tropical Songs da Billboard.

Seu segundo álbum “El Negócio”, foi lançado em 2011 e fez sucesso com as músicas: “Me Gustas Tu”, “Sin Compromisso” e “Em ‘lo Oscuro”, que alcançou a primeira posição na National Report da Colômbia. Nesse mesmo ano, J Balvin começou sua primeira turnê pela Europa.

No ano seguinte, ele lançou o videoclipe “Yo Te lo Dije”, para divulgação do terceiro álbum. A música conquistou a 13ª posição no Hot Latin Songs e a 9ª posição no Latin Pop Songs da Billboard. Em seguida, divulgou “Tranquila”. As duas canções foram um tremendo sucesso e receberam o certificado de platina.

Já em 2013 apresentou um dos seus mega sucessos “Sola”, que colocou o artista na primeira posição nas paradas da Colômbia, e recebeu o certificado de ouro nos Estados Unidos. Nesse mesmo ano, lançou o álbum “La Família”, conquistando mais sucessos com “6 AM” e “Ay Vamos”, que tiveram mais de 450 milhões de visitas na internet. “Ay Vamos” se manteve como um dos vídeos mais vistos no país.

Após um sucesso atrás do outro, finalmente em 2014 J Balvin conquistou seu primeiro Grammy Latino. Sendo ovacionado mundialmente e começando a deslanchar uma carreira internacional mais sólida.

Em 2015, J Balvin lançou o videoclipe “Ginza”, o primeiro sucesso do seu álbum “Energia”. A Música chegou no topo das paradas, sendo a nº 1, nos Estados Unidos, México, Espanha, Itália, entre outros países. A canção também entrou para a lista Billboard Hot 100, na posição 84. Mas não para por aí, o álbum ainda ganhou o disco de ouro nos Estados Unidos e logo depois foi considerado o maior artista latino da atualidade.

Em 2016, o cantor de reggaeton chegou com tudo ao Brasil. Ele lançou o clip remix de “Ginza”, especialmente para o público brasileiro, com a participação da cantora Anitta. Apostando no público brasileiro, o colombiano produziu uma edição especial do disco “Energia” somente para seus fãs verde e amarelo. O EP especial inclui as músicas “Ginza” com Anitta e “Tranquila” com a participação do cantor Projota. O primeiro single do álbum “Bobo” estreou em 1º lugar em vários países do mundo e o videoclipe chegou a mais de 100 milhões de visualizações. O disco ainda recebeu o Grammy Latino de “Melhor Álbum de Música Latina”, neste mesmo ano.

Mas o ponto alto da carreira de J Balvin, foi alcançado em 2017 quando divulgou seu single de mais sucesso mundial, “Mi gente”. A música que conta com a participação do Dj Frances Willy William e, desbancou a música “Despacito”do topo da parada de streaming, após 14 semanas de liderança do megahit latino. A canção alcançou marcas records no Youtube. Ela é a música latina que mais rapidamente passou da marca dos 500 milhões de visualizações na plataforma. Mas não para por aí, também chegou ao posto máximo do Spotify e Shazam, sendo a nº 1 por semanas.

Em 2018, outro megahit de sucesso chega, “Machika” com a participação de Jeon e Anitta. A música também não ficou para trás e teve mais de 288 milhões de visualizações em menos de um mês no Youtube.

Por fim, no dia 25 de maio de 20018 J Balvin divulgou seu novo álbum intitulado“Vibras”, que conta com os sucessos “Mi Gente” e Machika”.

Curiosidade

J Balvin inclusive trabalhou ilegalmente nos Estados Unidos como carpinteiro, pintor de casas e passeador de cachorros – Que loucura hein!

 

J Balvin: venha saber porque ele é um dos maiores nomes do Reggaeton
To Top