UOL HOST: Hospedagem de sites, Loja Virtual, Registro de domínios
Editorial

Bossa Nova: conheça como surgiu esse movimento que mudou a história da música brasileira

Hoje, 25 de janeiro é um dia muito importante para história da musica brasileira. É o “Dia Nacional da Bossa Nova”. Nós do PopNow não poderíamos deixar esse data tão especial passar em branco. E para celebrar esse gênero musical tão brasileiríssimo, fizemos essa matéria especial para comemorar esse dia – Venha com a gente conhecer um pouco da história desse estilo musical!

Origem

A bossa nova surgiu no Brasil, particularmente na Cidade do Rio de Janeiro, no fim da década de 1950. Ao contrário do funk brasileiro que surgiu nas favelas cariocas, a bossa nova manisfestou-se nos bairros mais conceituados  e luxuosos à beira-mar do Rio de Janeiro, como Copacabana e Leblon.

Foi lançada por João Gilberto, Tom Jobim, Vinícius de Moraes e alguns jovens cantores e compositores de classe média da zona sul carioca.

A principio, o ritmo surgiu como um movimento que fico associado ao crescimento urbano brasileiro e, ao mesmo tempo impulsionado pelos acontecimentos políticos da época.

Para alguns críticos a bossa nova foi lançada mesmo em agosto de 1958, quando João Gilberto cantou e “Bim Bom”, de sua própria autoria.

Além de João Gilberto, Tom Jobim e Vinícius de Moraes foram importantes figuras para o desenvolvimento e propagação desse novo estilo de música que surgia no cenário cultural brasileiro. Sendo assim, outros músicos e compositores abraçaram o movimento como: Nara leão, Dorival Caymmi, Edu Lobo, Carlos Lyra, Nelson Motta, dentre outros.

Mas, a bossa nova acalçou o seu auge e ficou internacionalmente conhecida com a música “Garota de Ipanema”, de Vinicius de Morais.

Porém, a bossa nova terminou depois de um pouco mais de uma década, exatamente no ano de 1966, para dar lugar ao um novo estilo que surgia no Brasil: a MPB (Música Popular Brasileira). Mas, isso não quer dizer o fim do ritmo, uma vez que até hoje muitos músicos e compositores buscam fazer o que bossa nova fez, unir os dons melódicos do jazz com o samba brasileiro.

Características Principais

A bossa nova é um estilo musical é uma fusão lírica do samba com o jazz americano. Porém,  alguns especialistas em música dizem que o ritmo também tem influências do choro, blues e a moda de viola.

A bossa nova tem um toque calmo e suave. O violão clássico e piano são os principais instrumentos musicais de acompanhamento. Porém, a percussão também tem um lugar importante na composição ritma.

Já as canções são cantadas em tom baixo e calmo e as letras são em sua maioria poetizadas. Para se der uma ideia, grande parte canções não tem mais do que dois versos líricos. Você pode conferir isso em algumas músicas de João Gilberto.

Nome

A principio, o termo “Bossa Nova” era apenas relativo a um novo modo de cantar e tocar samba na época. Pois, naquele tempo a palava “bossa” era uma gíria muito usada. Para você entender o porque, “bossa”, no brasil é uma gíria usada para algo que é feito com charme particular, talento natural ou habilidade inata.

O termo também era bastante popular dentro da cultura de praia artística na década de 1950 no Rio de Janeiro. A palavra era usada para se referir a qualquer “tendência” nova ou “onda da moda”.

Outra razão para que o ritmo ganhasse esse nome é que o cantor Noel Rosa usou a palavra em uma composição própria em 1930 . Em um dos trechos da música o cantor dizia:  “O Samba, a prontidão e outras bossas. São nossas coisas, são coisas nossas”.

Grandes sucessos

“Chega de saudade” de Vinícius de Moraes e Tom Jobim

 

“Garota de Ipanema” de Tom Jobim e Vinícius de Moraes

 

“Ela é carioca” de Vinícius de Moraes

 

“Eu sei que vou te amar” de Tom Jobim

 

“Águas de março” de Tom Jobim

 

SHOPPING

Bossa Nova: conheça como surgiu esse movimento que mudou a história da música brasileira

To Top