UOL HOST: Hospedagem de sites, Loja Virtual, Registro de domínios
...
Connect with us
https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js
Foto: Bruno Trindade

Rock

Di Ferrero lança primeiro álbum solo, ‘:( UMA BAD UMA FARRA :)’

Foto: Bruno Trindade

Mil ideias passaram pela cabeça de Diego José Ferrero após lançar o último álbum de inéditas do NX Zero, sete anos atrás. Quem sabe ir morar na Austrália? Quem sabe soltar um trabalho mais experimental, usando o nome do meio como uma espécie de alter ego? Alguns projetos foram adaptados (Austrália virou Floripa), outros foram engavetados (mas José um dia aparece!)… O que nunca mudou em Di foi seu desejo de criar. São inúmeros singles, EPs e duetos (com IZA, Thiaguinho, Vitão, Rashid, Rael, Luccas Carlos, etc) de 2018 para cá. Faltava só o álbum cheio. Não falta mais.

Concebido na capital catarinense, em parceria com o premiado time de produtores Los Brasileros em todas as etapas, “🙁 Uma Bad, Uma Farra :)” é o primeiro disco solo de Di Ferrero, já disponível em todas as plataformas de áudio, pelo selo slap, da Som Livre. Uma obra coesa, que passeia pelo pop alternativo e por várias vertentes do rock – reflexo natural de tudo que o músico de 36 anos vivenciou com o NX e mais ainda nesse prolífico período pós-banda, quando pôde diversificar sua linguagem sonora. O resultado é uma coleção de 12 canções nas quais ele faz as pazes com o passado, revela seus interesses no presente e indica que pavimentará um futuro brilhante.

Batizada de “TWITT3R” por ter nascido de versos que Di soltou no Twitter, gerando burburinho entre seus seguidores, a faixa de abertura começa a encadear referências que voltarão ao longo de “🙁 Uma Bad, Uma Farra :)”. Os mais novos pensarão imediatamente em The Weeknd e em artistas atuais que bebem nos anos 80; os mais velhos identificarão pitadas de Duran Duran, INXS e de outros originais de fábrica que nunca saem de moda, década após década (sendo o Red Hot Chili Peppers o caso mais emblemático e inspirador). “TWITT3R” conta com o primeiro solo de guitarra gravado por Di, que se divertiu tocando vários instrumentos nas sessões, sempre ao lado dos “brasileros” Dan Valbusa, Marcelo Ferraz e Pedro Dash.

Foto: Bruno Trindade

AONDE É O CÉU” foi lançada em novembro de 2021 como primeiro single de “🙁 Uma Bad, Uma Farra :)” e não chamou atenção apenas por sua sonoridade mais rocker, mas também pela letra, que pintou após um papo entre amigos sobre cancelamentos e a dificuldade de se encontrar o padrão correto nos dias de hoje – ou “ser perfeito só para me encaixar”, como diz o refrão. Prossegue em “UM BRINDE”, com participação vocal de Badauí, do CPM 22. Os amigos, que dividiram palcos e até o empresário no auge do hardcore melódico nacional, celebram a vida e recordam que um mundo hostil não calou suas vozes. Mas seria errado dizer que essa é uma canção nostálgica. “Não somos os mesmos de ontem/ Melhor assim”, crava o convidado especial no encerramento da segunda estrofe.

Outra presença ilustre engrandece a solar “INTENSAMENTE”. Bombando nas rádios desde fevereiro, ela junta Di ao catarinense Vitor Kley mais uma vez – eles haviam gravado a Di Boa Sessions 3, em 2020. Essa dobradinha (que poderá ser conferida ao vivo no palco Sunset, do Rock in Rio, em 9 de setembro) era para ter acontecido na balada “SORTE”. Mas Vitor ouviu a demo de “INTENSAMENTE” e decretou: “é nessa que quero cantar!”. Difícil resistir à vibe alto astral do hit.

Já a faixa que dá nome ao álbum trata da “insana arte de recomeçar”, num groove que remete ao de “Bete Balanço”, do Barão Vermelho. Os versos de “UMA BAD UMA FARRA” – canção que chega com um vídeo performance no canal oficial do artista no YouTube, falam sobre a vida ser um ciclo que não para e guardam uma curiosidade a respeito de Di, que costumava compor somente quando estava numa bad. Recentemente, ele se ligou que criar em momentos de farra também pode gerar coisa boa. A leveza de seu disco de estreia vem muito dessa nova maneira de lidar com a arte. Tanto que é possível encontrar mensagens otimistas mesmo nas composições que mais criticam nossa atual realidade, vide “POLARIZADO” e “FAKE SONG”. Na primeira, Di lamenta as relações que se perderam com a polarização vigente. Na segunda, vomita em 55 segundos de puro HC à moda Pennywise várias inconformidades, porém bradando ao final que “podemos derrubar o muro”.

Esse pico de energia em “FAKE SONG” acaba valorizando “C A L M A”, um dos grandes destaques do repertório. Declaradamente inspirada nas melhorias que a esposa Isabeli Fontana trouxe para a vida do cantor, a letra cita os personagens Rachel e Ross, da série Friends, e John Lennon e Yoko Ono como casais raros, fadados a acontecer. Não por acaso, o álbum evolui para “DESCANSA”, música lançada em março, que exala libido e concretiza suas pretensões sexuais no refrão. A voz feminina é de Clarissa, fenômeno amplificado pelo TikTok, que contrasta seus esses acariocados com os de Di, mais paulistanos (apesar dele ser natural de Campo Grande, MS, e de ter rodado bastante depois disso).

O quarto final de “🙁 Uma Bad, Uma Farra 🙂” tem início com “AMANHÃ QUEM SABE”, cujo instrumental se beneficia de Junior Lima sentando a mão na batera. Na letra, há uma citação de “Evidências” (“Eu não nego as aparências/ Nem disfarço as evidências”) e Di até manda um alô para o tio de Junior (“salve, Chitão!”). Ela abre os caminhos para a já citada “SORTE”, que apesar de ser mais lentinha, não destoa do clima para cima de todo o material. Tales de Polli, do grupo de reggae Maneva, é coautor da faixa. “DILEMA” fecha os trabalhos com uma proposta muito parecida com a da coolzíssima “Sentença”, primeiro lançamento de Di pós-NX, lá em 2018. Com sua mensagem apaziguadora, “DILEMA” completa o arco desse capítulo inicial de trajetória pregando que sempre há tempo para resolver o que não foi resolvido. E o que foi resolvido é que, enfim, a essência de Di Ferrero está impressa num álbum solo. A maturação deu bom!

SHOPPING

Inscrever-se na Newsletter

Written By

Jucilene, pernambucana, nascida em Recife. Sou formada em Serviço Social, mas me encontrei na Publicidade e curso Produção Publicitaria. Sou apaixonada por musica e redes sociais.

Mais Populares

Criolo. Foto: Divulgação Criolo. Foto: Divulgação

TIM Music Rio terá shows de Criolo, Liniker e IZA; saiba mais

Festival

Wesley Safadão. Foto: Divulgação Wesley Safadão. Foto: Divulgação

‘Vai ser uma noite histórica e cheia de novidades’, diz Wesley Safadão sobre edição do Garota VIP em Fortaleza

Brasil

Taby Taby

Em comemoração aos 16 anos, Taby lança single ‘Malvadeza’, em parceria com Lukkaz

Brasil

Criolo. Foto: Divulgação Criolo. Foto: Divulgação

TIM Music Rio apresenta shows de IZA, Xamã, Criolo, Seu Jorge, Luiza Sonza, Liniker e Majur

Festival

Advertisement
Inscrever-se na Newsletter

Copyright © PopNow 2017 - 2021. Todos os Direitos Reservados.

Connect
Inscrever-se na Newsletter

Skip to content