Connect with us

PopEntrevista

De Carlinhos de Jesus a Geovane Bento: Workshop de empreendedorismo artístico traz grandes nomes a Niterói

Foto: Divulgação

Viver profissionalmente da arte é um sonho para muitas pessoas, mas nem sempre é tão simples quanto ter dom e talento. Burocracias, gestão estratégica, marketing e muitos outros detalhes estão por trás desse sonho e para isso, o workshop “Minha Arte, Meu Negócio” desembarca no Teatro Popular Oscar Niemeyer, em Niterói, nos dias 30 e 31 de agosto, abrindo as portas da profissionalização para artistas independentes.

Realizado pela Lep Academy, responsável pelos maiores eventos de empreendedorismo artístico no Brasil, o evento contará com grandes nomes do mercado fonográfico, como o estrategista e membro do Spotify Soundboard Geovane Bento, o produtor musical Rafael Senna, a advogada Priscila Crespo, a especialista em marketing Raphaela Gomes, além do coreógrafo Carlinhos de Jesus.

“Percebemos no mercado artístico, a necessidade de formação de profissionais para que eles possam transformar a sua arte em negócio e conquistar o sonho de construir uma carreira sólida. O workshop traz profissionais já consagrados no mercado do showbusiness, para compartilhar experiências, fazer network e, sobretudo, capacitar novos artistas no desenvolvimento de suas carreiras”, afirma Tayana dos Santos, proprietária da Lep e idealizadora do projeto.

Todos os detalhes de uma carreira de sucesso

O objetivo é levar ao artista independente o passo a passo do sucesso. Entre todo o conteúdo, no primeiro dia Carlinhos de Jesus trará toda a expertise em Performance, Interpretação e Naturalidade; Geovane Bento falará sobre Proposta Artística e PHD Artístico; já Rafael Sena trará um conteúdo imperdível sobre Proposta Musical. A advogada Priscilla Crespo falará sobre Direitos Autorais.

Já no segundo dia, Show Hipnótico, com Rafael Sena; A força da rádio na era digital, com Cris Rizo; Direitos de Imagem, com Priscilla Crespo; Marketing Artístico, com Rapha Gomes; Reflexão social, com Carlinhos de Jesus; Dominando as Plataformas de Streaming, com Geovane Bento e diversas outras programações bônus como Captação de Recursos e Leis de Incentivo.

No comando desse time, a apresentadora e mediadora Talita Spadafora. Entre as surpresas que o evento reserva, palestras especiais sobre decisão, a era da música no streaming com Fernando Gabriel, A rádio na era digital com Cris Rizo, financiamento, e muito mais. Além das palestras, os participantes do workshop receberão todo o material ministrado, terão a oportunidade de fazer networking e já sairão de lá com uma lista de tarefas para aplicar nas redes sociais e show, dando os primeiros passos para o estrelato.

Confira a entrevista com Carlinhos de Jesus:

Esse workshop abre um leque para os artistas independentes, o que você traz para essas pessoas enquanto artista?

Trago anos de experiência, convivência e trocas com personalidades, artistas, técnicos, produtores de todas as expressões da arte. Sempre muito atento e curioso com tudo que acontecia a minha volta fosse no teatro, cinema ou televisão, desenvolvi de forma espontânea, uma metodologia agregando a dança a todas as expressões de arte. Quando iniciei minha trajetória não existiam palestras, internet “google” ou cursos de empreendedorismo artístico, rs, não espere que o sucesso, a realização profissional caia do céu no seu colo, na sua casa, sentado no sofá assistindo TV. Levante, arregace as mangas e leve o corpo a luta!!

Você é um dos grandes mestres da dança no Brasil e está sempre inserido na cultura do país. Como você vê o meio artístico nos dias atuais e o que precisa melhorar?

Avalio ser necessário a desburocratização e um maior apoio do Governo e das Empresas Privadas para que possamos crescer. É necessário uma política governamental para ajuda financeira a atividade profissional, além de orientação e recursos para a formação de artistas e técnicos Temos talentos de sobra que acabam desistindo dos seus sonhos por ser muito difícil sobreviver da arte no Brasil. A Cultura é muito importante, fundamental na vida do ser humano, e portanto é necessário que a sociedade entenda que o artista é um profissional que precisa de investimento, como qualquer um de qualquer outra área.

Sabemos que o meio artístico não é fácil e principalmente para o artista independente. Conta um sobre sua trajetória?

Você já se viu no lugar dessas pessoas? Já me vi muitas vezes no lugar delas!! Já corri atrás de patrocínios, não consegui montar espetáculos, portas se fecharam, mas nunca desisti. Sempre acreditei na minha arte, foquei no que buscava e consegui muita coisa. Aqui estou! Sempre fui curioso, extrapolava a minha função e ficava acompanhando cenógrafos, aderecistas, figurinistas, iluminadores, sonoplastas, maquiadores, diretores, não me limitava a dança, enfim bebia literalmente na fonte.

Confira a entrevista com Tayana dos Santos, fundadora do evento:

Como surgiu o “Minha Arte, Meu Negócio”?

A ideia do Minha Arte Meu Negócio surgiu quando eu tive algumas frustrações em agenciar alguns artistas. Achava que somente a minha experiência em grandes eventos seria o suficiente para ter artistas próprios o que não é verdade, show business e mercado Fonográfico são totalmente diferentes.

Então depois dessa experiência ruim, decide buscar conhecimento mas me deparei com um mercado que não se tem informações, exceto as grandes gravadoras. Foi quando encontrei o Geovane Bento um estrategista fonográfico que estava dando uma mentoria sobre esse mundo, fui e fiz a mentoria dele, a partir daí eu decidi que iria criar um workshop como premissa para que novos artistas pudessem participar dos festivais dos quais eu realizo.

Pretendem expandir o evento para mais lugares?

Sim, a ideia é circular com esse workshop, levando conhecimento principalmente para o interior do estado, onde é mais difícil chegar esse tipo de informação e seguir para outros estados do Brasil.
É válido ressaltar que nesse período montamos um time de profissionais experientes do mercado para serem os palestrantes, além de sempre trazer convidados que elevam o nível de informação do projeto.

Inscrever-se na Newsletter

Written By

Jucilene, pernambucana, nascida em Recife. Formada em Produção Publicitária. Apaixonada por musica, filmes, séries e redes sociais.

Mais Populares

‘The Tortured Poets Department’: Taylor Swift lidera a Billboard 200 pela segunda semana

Pop

Grag Queen se apresenta no palco principal da RuPaul’s DragCon 2024

Notícias

Impacto milionário: Prefeitura do Rio de Janeiro revela gastos com show de Madonna

Pop

#SextouMusical: Anitta, Louis Tomlinson, Mari Fernandez, Belo e muito mais!

Lançamentos da Semana

Advertisement
Inscrever-se na Newsletter

Copyright © PopNow 2017 - 2023. Todos os Direitos Reservados.

Connect
Inscrever-se na Newsletter