Aretha Franklin. Foto: Reprodução/Instagram
Opinião

Aretha Franklin: Diva do Soul influenciou artistas como Demi Lovato, Adele e Beyoncé

Foto: Reprodução/Instagram (@arethasings)

A morte de Aretha Franklin pegou os fãs do Soul, R&B e gospel de surpresa nesta quinta-feira, 16. Uma voz lendária com uma carreira brilhante, a cantora e compositora emocionou gerações deixando um legado na música. Aos 76 anos e com mais de 50 dedicados à música, a estrela é, foi e sempre será uma influência para grandes artistas.

29º Prêmio da Música Brasileira: cerimônia no Theatro Municipal do Rio revela vencedores

Em sua longa estrada, a “Rainha do Soul” foi responsável por influenciar diversos artistas, que viam a estrela com idolatria. Grandes e consagrados nomes se espelhavam na história da lendária artista.

Grandes nomes como a estrela global Adele e o fenômeno Beyoncé tem em Aretha um exemplo. Filha de pai evangélico e pastor de igreja, Aretha iniciou sua carreira cantando gospel. Mas se engana quem pensa que ela foi “meramente” uma estrela do gênero. Ela fez história, encantou gerações e foi uma das precursoras do que entendemos hoje como Pop, estilo até então extinto e que revelou grandes nomes da música mundial.

Ao saberem que Aretha Franklin estava no hospital, Beyoncé e Jay-Z dedicaram um dos shows da “On The Run II” à cantora, menção que faz jus ao que ela significa para o mercado fonográfico.

Aretha Franklin. Foto: Reprodução/Facebook

Aretha Franklin. Foto: Reprodução/Facebook

Diva do feminismo

Nos anos 1960, quando iniciou na música, Aretha Franklin rompeu barreiras ao se colocar em suas músicas. Compositora, a artista foi uma voz ativa em defesa do direito das mulheres e igualdade de gêneros. Em 2005, foi premiada com a Medalha Presidencial da Liberdade, que é a mais alta condecoração civil americana. Em 2009, cantou para o então eleito presidente Barack Obama, em sua cerimônia de posse.

Ela foi uma das estrelas que abriu precedente para o que temos hoje em relação à música. Sua voz rendeu diversos sucessos que ainda hoje são lembrados, como as lendárias “Respect“, de 1967, e “Natural Woman“, de 1968.

https://www.instagram.com/p/Bmi31rjBb0u/?taken-by=adele

Influenciados

Grandes estrelas da música viram em Aretha uma inspiração. Além de Beyoncé e Adele, Demi Lovato, Jennifer Hudson, Mariah Carey e Mary J. Blige são outras artistas que viram na cantora um modelo de carreia, voz e porte no palco.

Aretha foi uma influenciadora num mundo onde os “influencers” não existiam, e viu no mundo da música a possibilidade de fazer do mundo um lugar melhor.

https://www.instagram.com/p/BmjS9GngrCT/?taken-by=therealmaryjblige

Mariah Carey foi uma das artistas que conseguiu transformar seu amor e admiração por Aretha em parceria e amizade. As duas cantaram juntas e dividiram os palcos diversas vezes, provando como pupilo e orientador podem fazer um belo trabalho juntos.

Em sua conta no Instagram, Mariah comentou um pouco sobre seu convívio e experiência com Aretha.

Aretha Franklin. The Queen of Soul. The Icon. The ultimate singers' singer. The greatest singer and musician of my lifetime. The power of your voice in music and in civil rights blew open the door for me and so many others. You were my inspiration, my mentor and my friend. You showed me I could sing the songs I wanted to sing and bring God with me. You've inspired millions everywhere yet never left home, never left church. Today the entire world mourns your home-going and celebrates all the brilliance you left behind. I will forever cherish the moments I spent in your presence. Your indelible impact was earned not only by your incomparable voice but by your bigger than life personality, wit and humor. I say a BIG prayer for you. You will forever have all our RESPECT. Love, Mariah ♥️

A post shared by Mariah Carey (@mariahcarey) on

Jurada da atual temporada da versão norte-americana do “The Voice“, e oriunda de outro reality, o “American Idol“, Jennifer Hudson foi outra artista que falou de Aretha uma publicação no Instagram. “Sem palavras“, a cantora publicou um vídeo onde mostra uma playlist de músicas da Rainha do Soul.

Veja detalhes sobre a morte e repercussão: 

 

Aretha Franklin: Diva do Soul influenciou artistas como Demi Lovato, Adele e Beyoncé
To Top