UOL HOST: Hospedagem de sites, Loja Virtual, Registro de domínios
...
Connect with us
https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js

Opinião

Elza Soares transformou a dor em resistência

Foi como um sopro. Elza Soares morreu nesta quinta-feira (20), aos 91 anos, de causas naturais em sua casa no Rio de Janeiro. Eleita como a ‘voz do milênio’ pela BBC, a cantora viveu de forma intensa e sempre trouxe mensagens fortes em suas canções.

Elza não teve uma vida fácil. Filha de uma lavadeira e um operário, foi obrigada a se casar aos 12 anos com um amigo do seu pai, onde sofreu violência doméstica e sexual. Virou mãe aos 13 e aos 15 perdeu seu segundo filho de fome. Aos 21 anos ficou viúva e ainda teve uma filha sequestrada. Apesar da dor, a cantora não se deixou abater e transformou o sofrimento em músicas fortes e de resistência, com letras a favor dos direitos das mulheres e contra o racismo.

Em 2015, Elza lançou o disco “A Mulher do Fim do Mundo”, elogiado por público e crítica. Tive o privilégio de assistir ao show deste álbum, o primeiro apenas com músicas inéditas. Foi emocionante ouvir aquela voz potente, apesar do aparente corpo debilitado, com a cantora sentada o tempo todo. O público cantou todas as músicas do começo ao fim da apresentação.

No ano passado, eu tive o privilégio de entrevistar Elza por e-mail para a IstoÉ. Ao ser questionada sobre qual o segredo para se manter o vigor aos 91 anos, ela disse: “Me cuido muito. Amo o que faço e me amo acima de qualquer coisa. Não me apego muito a essa coisa de idade não. Digo que é mais uma primavera e pronto.” Elza tinha vários shows agendados para este ano com a turnê “Onda Negra”, junto com seu afilhado na música, Renegado. Infelizmente não deu tempo, mas seu legado permanecerá para sempre.

SHOPPING

Inscrever-se na Newsletter

Written By

Sou jornalista e trabalho no site da IstoÉ desde 2018. Já tive a oportunidade de entrevistar grandes personalidades, como Seu Jorge, Flávio Venturini, Mateus Solano, Gabriel, o Pensador, Paloma Bernardi, entre outros. Sou um apaixonado por shows, teatros e exposições.

Mais Populares

Criolo. Foto: Divulgação Criolo. Foto: Divulgação

TIM Music Rio terá shows de Criolo, Liniker e IZA; saiba mais

Festival

Wesley Safadão. Foto: Divulgação Wesley Safadão. Foto: Divulgação

‘Vai ser uma noite histórica e cheia de novidades’, diz Wesley Safadão sobre edição do Garota VIP em Fortaleza

Brasil

Taby Taby

Em comemoração aos 16 anos, Taby lança single ‘Malvadeza’, em parceria com Lukkaz

Brasil

Criolo. Foto: Divulgação Criolo. Foto: Divulgação

TIM Music Rio apresenta shows de IZA, Xamã, Criolo, Seu Jorge, Luiza Sonza, Liniker e Majur

Festival

Advertisement
Inscrever-se na Newsletter

Copyright © PopNow 2017 - 2021. Todos os Direitos Reservados.

Connect
Inscrever-se na Newsletter

Skip to content