UOL HOST: Hospedagem de sites, Loja Virtual, Registro de domínios
Conecte-se conosco

Notícias

Venha descobrir o ‘Reggaeton’: o ritmo que invadiu o Brasil

Que o “Reggaeton” chegou com toda força no Brasil, ninguém tem dúvidas. Mas o que nós Brasileiros sabemos sobre esse ritmo contagiante e sexy? Por essa razão, o PopNow resolveu fazer uma matéria especial para desvendar tudo que está por trás deste ritmo.

O reggaeton surgiu por volta de 1970 no Panamá, mas começou a se espalhar em 1980 e só se popularizou na década de 1990, quando passou a ser comercializado e se expandiu para a maioria dos países de língua espanhola. Além disso, o nome reggaeton só foi criado e se tornou proeminente entre 1994 e 1995.

O ritmo é um estilo musical que tem suas raízes na música panamenha e caribenha. Seu som deriva da fusão do reggae, do hip hop, da salva e da música eletrônica. Os artistas percursores do estilo são: El General, Nando Boom, Chico Man, Rene Renegado, Black Apache. Eles misturavam reggae jamaicano com ritmos latinos. No entanto, com o decorrer do tempo, ele recebeu influência de diversos outros gêneros latinos, como a fusão do rap em espanhol com o reggae, em Porto Rico. Essa combinação deu origem a outra fusão que foi evoluindo até o reggaeton de hoje.

O ano de 2006 foi considerado por muitos como o ano dourado do reggaeton (El Douradito) – este ano o movimento entrou com tudo no âmbito mundial. Foram lançados vários álbuns, dos quais se destacam,“Mas flow Dos”, considerado por muitos como o melhor disco de reggaeton de todos os tempos.

O disco dupla traziam vários nomes cantores em destaques como  Daddy Yankee (El Presidente), Don Omar (El Rey), Wisin (El Sobrevivente) & Yandel (El Capitan), Hector “El Father”. Contribuindo com várias musicas que ainda hoje se ouvem no clubes noturnos de Porto Rico,  como a  música “Mayor que Yo”.

O reggaeton é dançante e sensual. Ele costuma abordar questões urbanas em suas letras. Atualmente, pode-se dizer que ele está mais pop do que nunca e seu sucesso ultrapassou a fronteira dos países que falam espanhol e chegou ao mercado da música pop internacional. Pois, o sucesso “Despacito” do cantor Luis Fonsi com participação de Daddy Yankee, está aí para provar essa teoria. A canção estourou no mundo inteiro e vem batendo recordes atrás de recordes na cena musical.

Outros cantores que vêm usufruindo das “batidas” do reggaeton para dar um ritmo dançante as suas canções são: Justin Bieber em “Sorry”, Rihanna em “Work” e o cantor Ed Sheeran com “Shape of you” que tem uma pegada latina, além de uma versão remix com uma dupla do reggaeton da Colômbia.

Já no Brasil, essa tendência chegou em meados de 2016 e ganhou notabilidade com a música “Sim ou não” de Anitta com Maluma, onde o videoclipe tem mais de 241,282 milhões de visualizações.

Entretanto, o reggaeton ficou mais forte no começo deste ano de 2017, quando a funkeira disseminou o ritmo com duas canções: “Ginza” com J. Balvin e uma ao lado das “sertanejas/forrozeiras Simone & Simaria, “Loka”, um dos hits do verão 2017.

Outros artistas do cenário pop e sertanejo também vêm utilizando o reggaeton para dar uma pegada latina e ganhar ainda mais público. São exemplos desses artistas: Claudia Leitte, Nego do Borel, MC Duduzinho e outros já usaram essa influência latina. A cantora Wanessa Camargo também já misturou o pop com o reggaeton em 2005, quando lançou “Amor, amor”, bem antes desse “boom” que é atualmente.

No mundo do funk, o gênero ainda ganhou versões de Tati Zaqui, em “Rebelde e abusada”; Duduzinho, com “Faço o que eu quero”; MC Gui, em “Ela é perfeita”; Delano, com “Remexe, mexe”; Ludmilla, nas canções “Sou eu” e “Homem é homem”, essa última gravada com o sertanejo Gusttavo Lima; e os baianos Lucas e Orelha (vencedores da primeira edição do reality show musical Superstar), com “ Essa Novinha”.

Já Maluma vem construindo uma carreira promissora aqui no Brasil. Depois da parceria de sucesso com Anitta, ele emplacou “Felices los 4″ nas rádios nacionais, lançou parceria com Bruninho & Davi, deixou encaminhada uma colaboração com Wesley Safadão e vai voltar ao país em novembro para sua turnê “Maluma World Tour”.

Para finalizar a matéria, nada melhor que um vídeo instrutivo de como dançar reggaeton – Vamos lá pessoal balançar as cadeiras?!

SHOPPING

Newsletter Signup

Tatiane Rolim
Escrito por

Jornalista, nascida e criada na jovem capital da esperança, Brasília. Começou sua carreira em uma rádio comunitária, logo depois trabalhou em uma rádio na cidade de Salamanca, na Espanha. Descobriu que gosta de escrever em 2016, quando foi se aventurar na arte da redação para uma empresa em Cape Town, na África do Sul. Apaixonada por música escuta um pouco de tudo, desde clássica à funk, passando pelo samba, pop, MPB e rock, mas confessa ter uma caidinha por heavy metal. Ama viajar, é fascinada por conhecer novas culturas e pessoas e sonha com o dia em que dará a volta ao mundo!

Os 4 posts em destaque

Dua Castro. Foto: Divulgação Dua Castro. Foto: Divulgação

Duda Castro estrela clipe do cantor Jake Paul

Pop

MC Lelê JP. Foto: Divulgação MC Lelê JP. Foto: Divulgação

Conheça MC Lelê JP, principal nome do ‘funk consciente’

Funk

Araça Live Araça Live

‘8 ou 80’: nova tatuagem da Anitta é nome da música de maior sucesso de Luiz Henrique e Léo

Blog Miss & Mister Brasil

‘A Mãe Tá On’: Barbara Labres lança single com bordão de Neymar

Lançamentos da Semana

Anúncio
Newsletter Signup

Copyright © PopNow 2017 - 2020. Todos os Direitos Reservados.

Conecte-se
Newsletter Signup