UOL HOST: Hospedagem de sites, Loja Virtual, Registro de domínios
Conecte-se conosco
Kanye West. Foto: Reprodução / Facebook / GQ

Rap/Hip Hop

Análise: Poderia Kanye West ser presidente dos EUA?

Kanye West. Foto: Reprodução / Facebook / GQ

Um dos rappers de maior sucesso em todo o planeta, Kanye West dispensa apresentações. Na lista dos famosos mais ricos do mundo pela Forbes, o músico vêm mostrando interação com o público em posts recorrentes sobre a situação política dos EUA. Nesta segunda-feira (6), ele anunciou numa rede social que disputaria vaga à presidência dos Estados Unidos.

Mas se a intenção for verdadeira, o rapper terá de correr atrás de alguns meios antes de oficializar sua candidatura, visto que, em seis estados, o prazo de inscrições para as eleições já se encerraram. O pleito está marcado para acontecer no país em 3 de novembro de 2020.

Política americana

Kanye West. Foto: Reprodução / Facebook / GQ
Kanye West. Foto: Reprodução / Facebook / GQ

Nos EUA, diferente do Brasil que conta com mais de 30 legendas partidárias diferentes, só existem dois partidos: Republicanos e Democratas. O primeiro representa ala mais conservadora (partido do presidente Donald Trump), enquanto o segundo, os mais liberais (partido do ex-presidente Barack Obama). Nestes dois partidos, já há nomes indicados à participar das eleições, são eles Joe Biden (Democratas) e o atual presidente, Donald Trump (Republicanos).

Para concorrer às eleições, Kanye deveria se tornar “livre”. Ou Seja, sem partido. Isso é possível, mas também, bastante caro. De acordo com Nathan Gonzales, editor do Inside Elections, em entrevista à Agência Reuters. “Existe uma maneira de correr como alguém de fora, mas é difícil e caro, e acho que West, ou qualquer outra pessoa, perdeu sua janela de oportunidade para ter um impacto significativo”.

Caso se candidatasse como “independente”, Kanye não teria apoio dos milhares de norte-americanos filiados oficialmente à partidos, que são responsáveis por uma fatia significativa das verbas utilizadas na campanha eleitoral. Mesmo assim, os prazos de inscrição para esta modalidade já se encerraram em seis estados: Texas, Carolina do Norte, Nova York, Maine, Novo México e Indiana. Isso significa que o nome de Kanye não seria capaz de aparecer nas cédulas nesses estados.

Outros impasses

Kanye West. Foto: Reprodução / Facebook
Kanye West. Foto: Reprodução / Facebook

Além de todos os trâmites legais, há ainda novas barreiras que Kanye teria de ultrapassar. Segundo a legislação eleitoral dos EUA, para participar das votações como Independente nos demais estados, ele precisaria reunir milhares e milhares de assinaturas de eleitores antes do encerramento dos períodos de registro em agosto e setembro.

Por exemplo, para que o nome de Kanye apareça na cédula eleitoral na Califórnia, ele precisará reunir 196.964 assinaturas até 7 de agosto de 2020. Isso não seria tão impossível, já que Kanye conta com 29.6 milhões de seguidores apenas no Twitter.

Música

Apesar do planejamento eleitoral, Kanye segue apresentando trabalhos musicais. Após o lançamento do álbum gospel “Jesus Is Born” (2019), o astro da música revelou algumas parcerias recentemente, dentre elas a faixa “Wash Us In The Blood“. A música integrará o novo álbum do rapper, “God’s Country“.

SHOPPING

Newsletter Signup

Daniel Outlander
Escrito por

Jornalista, publicitário e diretor de jornalismo do PopNow, trabalha na área há 6 anos. Amante de música Pop e uma boa leitura, já foi a tantos shows que nem consegue lembrar. Já cobriu eventos como Rock in Rio, Lollapalooza Brasil, conheceu o Papa e busca o sucesso do portal.

Os 4 posts em destaque

Anitta. Foto: Divulgação Anitta. Foto: Divulgação

Anitta fala sobre expansão global e anuncia ‘Me Gusta’ como novo single

PopEntrevista

Anitta. Foto: Divulgação Anitta. Foto: Divulgação

Anitta estreia nova era com ‘Tócame’, parceria com Arcangel e De La Ghetto

Pop

Naya Rivera. Foto: Reprodução / Instagram (@nayarivera) Naya Rivera. Foto: Reprodução / Instagram (@nayarivera)

Naya Rivera: Polícia acredita que atriz salvou o filho, mas não tinha energia suficiente para se salvar

Séries

Kelly Key. Foto: Divulgação Kelly Key. Foto: Divulgação

Kelly Key traz detalhes de produção ‘Do Jeito Delas’ e fala sobre parcerias femininas

PopEntrevista

Anúncio
Newsletter Signup

Copyright © PopNow 2017 - 2020. Todos os Direitos Reservados.

Conecte-se
Newsletter Signup