Sertanejo
Gusttavo Lima volta atrás e será atração festival online
Sertanejo participará de uma transmissão no Dia das Mães.
Recordista em lives desde o início dessa pandemia mundial, Gusttavo Lima foi surpreendido na última semana com uma notificação do CONAR, órgão regulador das publicidades no Brasil. Após consumir bebidas alcóolicas em suas transmissões, o cantor acabou ficando chateado e anunciou que não voltaria a fazer shows online. No entanto, na noite desta segunda-feira (20), o artista foi o primeiro anunciado para uma nova live, desta vez ao lado do Villa Mix.
Artista do cast da Audio Mix (empresa por trás do evento) o cantor foi o primeiro nome anunciado para apresentação no domingo, dia 10 de maio, no Dia das Mães. A divulgação aconteceu durante a live dos “Amigos“, que reuniu nomes como Zezé Di Camargo & Luciano, Chitãozinho & Xororó e Leonardo que, juntos, relembraram grandes sucessos do sertanejo.
A grande live de maio, no entanto, deve contar com algumas mudanças e planejamentos adicionais. Com lives diárias na plataforma, o YouTube tem imposto algumas restrições para os criadores de conteúdo, o que tem ajudado na queda de audiência das apresentações.
Nas redes sociais do artista, no entanto, ainda não há menção à nova apresentação online. Estima-se que, apenas com a primeira transmissão, que bateu recordes no YouTube, Gusttavo tenha faturado o equivalente a R$ 1,2 milhão (R$ 300 mil de cada patrocinador).
Mercado
Com o avanço do COVID-19 e o cancelamento (ou adiamento) de todos os eventos no Brasil e no mundo, as lives se tornaram o grande chamariz de manutenção financeiras de artistas, no país e no mundo. Com a agenda cheia, cantores faturam muito mais em eventos que com vendas de álbuns e singles, digitais e físicos, além de reproduções de clipes em plataformas e streamings. Para justificar a ausência financeira – e atrelando à uma espécie de “Criança Esperança”, com arrecadação de fundos direcionados à instituições de auxílio de diversas frentes, como ONGs e Hospitais -, os projetos vêm para atender uma demanda que surgiu em tempos de isolamento social.
Antes gerado com estrutura bastante simplória, hoje as lives mostram verdadeiros programas dignos dos horários nobres na TV. A apresentação online dos “Amigos”, por exemplo, teve direito a diversas tomadas de câmeras, grua, drones e tudo mais.
Algumas empresas tem investido – e faturado – com bastante afinco na indústria, algo sem precedentes até o momento. Patrocinadores, ávidos pelo público em ócio, vêm abrindo demandas nunca antes vistas.