UOL HOST: Hospedagem de sites, Loja Virtual, Registro de domínios
...
Connect with us
https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js
Gilberto GIl. Foto: Reprodução/Instagram (@gilbertogil)

Brasil

Gilberto Gil conta como compôs ‘Aquele Abraço’ durante a Ditadura Militar

Gilberto GIl. Foto: Reprodução/Instagram (@gilbertogil)

Restrição de liberdades e perseguição à classe artística. Foi neste contexto de censura, pouco antes de sair para o exílio, que Gilberto Gil compôs “Aquele Abraço“, a mesma música que diz que “O Rio de Janeiro continua lindo“. Quando a faixa estreou na rádio, Gil já estava em Londres. Essa e outras curiosidades da carreira deste ícone da música brasileira são contadas pelo próprio em um podcast exclusivo que a Deezer, plataforma global de streaming, acaba de lançar.

MC Pocahontas e MC Mirella lançam “Quer Mais?”; ouça

A série Essenciais homenageia músicos brasileiros renomados através de entrevistas que usam a discografia do artista como fio condutor da conversa. Ao todo, são selecionadas cerca de 15 faixas para serem usadas como linha do tempo a fim de percorrer sua história.

Neste episódio, Gil também conta como foi escrever “Expresso 2222” e por que esta é uma das músicas que ele mais gosta de cantar.

“Quando ainda estava em Londres, escrevi: ‘começou a circular o expresso 2222, que parte direto de Bonsucesso’, e aí pensei – pra depois!” – Gilberto Gil.

Só um ano após isso, Gil se depararia com essa anotação guardada na gaveta e finalmente terminaria a letra da música, que lhe rendeu tanto sucesso. O artista explica que esta canção simbolizou a retomada de seu contato com o público brasileiro, assim que chegou do exílio, e que ainda hoje é uma das mais mais solicitadas em suas apresentações.

Gil também fala sobre como foi o início de sua carreira em São Paulo, com o lançamento de “Louvação“, além de dar detalhes de seu envolvimento com o Tropicalismo, os festivais de música dos anos 60 e a composição de sucessos como “Domingo no Parque” e “Andar com fé“, entre tantos outras.

Gilberto GIl. Foto: Reprodução/Instagram (@gilbertogil)

Gilberto GIl. Foto: Reprodução/Instagram (@gilbertogil)

Em seu mais recente álbum “OK OK OK”, que marca a comemoração aos 50 anos de lançamento de seu primeiro disco, Gil traz músicas dedicadas à família, aos amigos e é uma resposta ao discurso de ódio que o artista recebe pelas redes sociais.

Figura cativa na história da música brasileira, Gilberto Gil encantou o Brasil e o mundo com suas composições e uma série de parcerias com outros nomes fundamentais da cultura nacional, como Caetano Veloso, Dorival Caymmi, Luís Gonzaga e Erasmo Carlos.

Já participaram da série “Essenciais” os artistas Gal Costa, Elza Soares, Tom Zé, Martinho da Vila e Erasmo Carlos, além de Gil. As entrevistas são sempre conduzidas pela jornalista Roberta Martinelli.

“É impossível pensar no que a música brasileira é hoje sem conhecer o trabalho de Gilberto Gil, um nome ‘essencial’ da nossa história. Neste episódio, Gil mostra a genialidade de suas composições e encanta o público com sua simplicidade, como tem feito ao longo de todos esses anos de carreira” – Bruno Vieira, Diretor-Geral da Deezer no Brasil.

Para saber mais, acesse deezer.com.br. Ouça este episódio e todos os outros na Deezer.

SHOPPING

Inscrever-se na Newsletter

Written By

Jornalista, publicitário e diretor de jornalismo do PopNow, trabalha na área há 8 anos. Amante de música Pop e uma boa leitura, já foi a tantos shows que nem consegue lembrar. Já cobriu eventos como Rock in Rio, Lollapalooza Brasil, conheceu o Papa e busca o sucesso do portal.

Mais Populares

Foto: Reprodução / Instagram (@zevaqueiro) Foto: Reprodução / Instagram (@zevaqueiro)

Zé Vaqueiro traz lenda urbana em clipe de ‘Fim Da Noite’

Brasil

Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Brisa Star lança a romântica ‘Prometi’, confira

Brasil

Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Henrique & Juliano lançam ‘A Maior Saudade’, segundo single do álbum ‘Manifesto Musical’

Sertanejo

Juliette. Foto: Reprodução / Instagram (@juliette) Juliette. Foto: Reprodução / Instagram (@juliette)

Juliette, Tata Werneck e Whindersson são eleitos os melhores Influenciadores do Instagram

Premiações

Advertisement
Inscrever-se na Newsletter

Copyright © PopNow 2017 - 2021. Todos os Direitos Reservados.

Connect
Inscrever-se na Newsletter

Skip to content