Sempre que Hollywood fica obsessiva pela obra de uma romancista pop do momento, a lei das médias dita que a enxurrada de filmes resultantes não pode ser toda ruim. Tivemos bons suspenses de John Grisham nos anos 90 e pelo menos um romance de Nicholas Sparks memorável. No entanto, com Verity, que estreou nesta semana nos cinemas de todo o Brasil, chegamos à quarta adaptação de Colleen Hoover e ainda continuamos esperando por um filme que deixe clara a vasta popularidade de seus livros para os não convertidos.
Resumo da Notícia:
- Estreia da Semana: A aguardada adaptação de “Verity” já está em cartaz nos cinemas brasileiros.
- A Trama: Dakota Johnson vive uma escritora contratada pelo personagem de Josh Hartnett para terminar os livros de sua esposa, vivida por Anne Hathaway.
- Tom Confuso: O longa tenta emular a estética dos thrillers eróticos dos anos 90, mas esbarra na direção inadequada de Michael Showalter.
- Veredito: Com um ritmo lento e atuações apáticas, o filme não consegue justificar a imensa popularidade dos livros de Colleen Hoover.
Uma releitura grosseira de “Rebecca, a Mulher Inesquecível” filtrada pela estética dos thrillers eróticos dos anos 90, o longa até tem um gancho narrativo mais claro do que adaptações anteriores da autora. Porém, é um fracasso apático: ao mesmo tempo exagerado e com falta de enredo, mal sustentado por astros do primeiro escalão que parecem envergonhados, confusos ou simplesmente indiferentes por estarem ali.
Um elenco no piloto automático
“Indiferente”, aliás, é a palavra que melhor se aplica a Dakota Johnson. Sua presença passiva em tela (“Eu tenho cara de tédio”, ela diz no filme, acertando em cheio em uma das poucas falas autoconscientes) já funcionou antes. O ar friamente irônico que ela trouxe para “Cinquenta Tons” provavelmente pesou em sua escalação para Verity, mas ninguém consegue trazer muita intriga para esta história absurda de escritores, ghost writers e quase-fantasmas.
Nem Dakota, nem Josh Hartnett, e muito menos Anne Hathaway conseguem salvar o material. Hathaway, que tem estado onipresente nas telas, fica congelada em um papel que exige pouco dela além de uma altivez vitrificada e paralisada.
Na direção, Michael Showalter parece perversamente inadequado para a função. Treinado na comédia, ele conduz o erotismo sério e os solavancos melodramáticos do filme de forma tão instável que quaisquer risadas — e há várias — permanecem do tipo não intencional.
Enredo absurdo e falta de tensão
O absurdo começa no bizarro encontro entre Lowen Ashleigh (Dakota), uma jovem romancista com aclamação, mas sem vendas, e o corretor de imóveis Jeremy Crawford (Hartnett). Os dois estão em uma esquina de Manhattan quando um ciclista é morto por um veículo — espirrando sangue em Lowen. Ajudando-a a se limpar, Jeremy solta palavras de conforto peculiarmente escolhidas: “Já vi coisa pior… Tirei o corpo da minha filha de oito anos de um lago.”
É com essa sequência que Verity pode até capturar nossa atenção, mas perde imediatamente nossa crença. E as conveniências não param: Jeremy é marido da autora de best-sellers Verity Crawford (Hathaway), cuja série está inacabada desde um acidente de carro que a deixou paralisada. Lowen é contratada para terminar o trabalho e se muda para a mansão da família. Lá, ela encontra um manuscrito secreto e perturbador de Verity.
A partir daí, o filme se arrasta. Leva mais de uma hora para atingir qualquer nível de tensão, com reviravoltas mastigadas à exaustão e o diretor usando trovões literais ao fundo para pontuar “revelações”. É tudo muito mais anticlimático do que se esperaria de um filme em que Dakota Johnson tem a chance de ofender duramente a personagem de Anne Hathaway em uma cadeira de rodas. E, para um thriller erótico, o resultado nunca é remotamente sexy — nem mesmo as tentativas de cenas mais quentes conseguem fugir do desconforto visual.
Muito verniz, pouca substância
O design de produção é impecável e luxuoso, fazendo jus ao elenco caro, mas o filme mal merece um verniz tão refinado. Há muito pouco para distingui-lo de um conteúdo barato feito para streaming, embora esteja ocupando as grandes salas de cinema a partir desta semana.
Em um dado momento, Verity fala sobre sua filosofia de escrita: “As palavras devem ser feias, honestas, sangrentas e um pouco aterrorizantes, mas completamente expostas.” O filme Verity não é nenhuma dessas coisas. E se a escrita de Colleen Hoover carrega alguma dessas qualidades na literatura, Hollywood continua fazendo um ótimo trabalho em escondê-las nas telonas.
Olá, seja bem-vinde ao universo do Portal PopNow! A partir de agora você receberá notícias fresquinhas e selecionadas para você estar por dentro de tudo o que acontece no mundo musical, de cinema, TV e entretenimento em geral. Venha com a gente! PopNow - Know-how Pop

