Quando se fala em funk, logo se pensa em letras que citam festas, dinheiro e o corpo de mulheres bonitas, mas o que muita gente está conhecendo agora é o “funk consciente” — que cita em suas letras superação, Deus e motivação. E essa nova geração vem ganhando cada vez mais espaço graças ao precursor do movimento: MC Lelê JP.
Alessandro Venâncio da Silva, mais conhecido como MC Lelê JP, é o vitorioso da periferia de São Paulo. Nascido no Jardim Peri, onde também nasceu o jogador Gabriel Jesus, Lelê teve seu primeiro contato com a música aos 12 anos de idade ainda na escola, e com isso, começou a fazer pequenos shows pelo seu próprio bairro.
Aos 15 anos, foi pai pela primeira vez, o que o levou ao envolvimento com o crime organizado afim de sustentar sua filha. Mas seu sonho em se tornar um reconhecido cantor de funk foi muito maior, e graças a ele, conseguiu seu espaço e sair deste caminho que ele não queria.
Sua história de superação, retratada em suas letras, inspira crianças e jovens de baixa renda que sonham em ter e dar uma vida melhor aos seus parentes. Ele é responsável pelos hits “Sou Vitorioso”, “Tiger Preta”, entre muitas outras. Soma mais de meio bilhão de visualizações no Youtube e mais um milhão e quatrocentos mil ouvintes mensais no Spotify.
Em breve, Lelê lançará a música “Moletom” em parceria com MC Don Juan, Neguinho do Kaxeta e MC Ryan.
Jornalista, publicitário e diretor de jornalismo do PopNow, trabalha na área há 6 anos. Amante de música Pop e uma boa leitura, já foi a tantos shows que nem consegue lembrar. Já cobriu eventos como Rock in Rio, Lollapalooza Brasil, conheceu o Papa e busca o sucesso do portal.