Assim que o vencedor do The Voice+, Zé Alexanddre conheceu o produtor musical Torcuato Mariano, ainda na primeira fase do reality musical da TV Globo, a conexão foi imediata. Impressionado com o timbre e o alcance de Zé, Torcuato levou a inconfundível voz do cantor e compositor, que soma de 40 anos de carreira, para estilos que ele sabia que “dariam match”: o soul e o blues. Semanas depois, com a vitória nas mãos e um contrato assinado com a Universal Music, Zé não teve dúvidas: convocou Torcuato para a produção musical do seu EP autoral de duas faixas, “Procura”, já disponível em todas plataformas digitais.
- Flor retorna ao Brasil para shows ao lado de Seu Jorge
- Paula Landucci fala sobre seu retorno à música sete anos após o fim da banda Hewie
- Blue Note Rio celebra Mês da Consciência Negra com programação especial e mais de 30 shows
SHOW DE LANÇAMENTO: O lançamento será comemorado com a primeira apresentação do show “Soul, Blues e Outras Estradas”, com direção de Torcuato Mariano, dia 19 de janeiro, quarta, às 20h, no Blue Note SP. Zé apresentará suas novas composições, sucessos, além de clássicos do blues e do soul.
“Procura”, primeiro single, e “Deixa a Porta Aberta” contam com a mixagem de um dos maiores gênios da música brasileira, o premiado produtor Moogie Canazio, responsável pela mixagem de artistas como Caetano Veloso, Maria Bethânia, Tom Jobim, Sergio Mendes, Anavitória, Ivete Sangalo, entre tantos outros. As músicas foram gravadas no Malibu Studios e a capa do EP é do artista visual Marcos Senna. A faixa “Procura” ainda tem a participação de uma big band de jazz e teve as cordas gravadas em São Petersburgo. Já “Deixa a Porta Aberta” é uma composição inédita com melodia de Zé e Torcuato e letra do grande compositor Altay Veloso.
A primeira música de trabalho, “Procura”, que também dá nome ao EP, é um blues de autoria de Zé Alexanddre que fala sobre a idealização de um amor. A faixa imediatamente caiu nas graças do produtor Torcuato Mariano.
“Mostrei cerca de cem músicas para o Torcuato e ele se identificou com essa. ‘Procura’ é um blues que compus em 1991. É sobre um amor que eu sei e sinto que existe, que está à minha espera e que tenho certeza absoluta de que vou encontrar. A música começa trazendo recortes de um cansaço da vida. Eu pinto um quadro cinza, andando perdido numa cidade hostil. Aos poucos, a canção vai subindo, colorindo, e pontuando a certeza desse amor” – diz o cantor e compositor, que quis traduzir essa ideia na capa do EP pelas mãos do artista visual Marcos Senna.
“Procura”, que depois de composta foi dedicada à Morgana, companheira de Zé desde 1986, tem o poderoso auxílio de uma big band de jazz que traz mais potência para a já poderosa voz do artista, fazendo com que a música tenha uma atmosfera próxima a clássicos dos anos 70 e 80. A escolha da sonoridade foi do produtor Torcuato Mariano. ”Trouxemos essa linguagem porque ela está muito enraizada, tanto nele quanto em mim. A gente não precisou revisitar, isso já fazia parte de nós. Decidimos fazer música do nosso jeito e focamos nesse som porque também são as décadas nas quais cantores incríveis surgiram. E os intérpretes daquele tempo valorizam a excelência do canto”, diz o produtor.
Torcuato trabalhou pela primeira vez com Zé no The Voice+, enquanto produtor musical do time da Claudia Leitte, e se surpreendeu ao gravar as músicas no estúdio. “O Zé é um cara que tem uma livraria vocal muito grande e, ao mesmo tempo, trabalha com o canto de uma maneira muito intuitiva. Isso fez com que a gente fluísse desde o primeiro momento, pois eu também sou assim. Uma coisa que me surpreendeu é que quando fomos para o estúdio gravar, ele saiu cantando do início ao fim e só parou quando a música acabou. Isso é algo que nunca vi acontecer no estúdio. Ele gravou a música do início ao fim e não teve nenhuma correção digital, nada de autotune na voz dele, porque ele canta tudo valendo”, elogia Torcuato.
Canção composta a distância, via Zoom, ganhou letra de Altay Veloso, parceiro musical de longa data de Zé Alexanddre
Para a segunda canção do EP, Torcuato e Zé buscavam uma segunda faixa que trouxesse riffs e teclados de registros sonoros dos anos 70 e 80 para os dias de hoje. Depois de muito conversarem, optaram por criar uma canção inédita e buscaram referências em clássicos da época como o grande Cassiano.
“Abrimos um Zoom e logo na primeira reunião a melodia já saiu quase toda, inclusive com refrão. Foi um bate-bola muito produtivo. Aos poucos, fomos aperfeiçoando, de cá e de lá. Quando chegamos na melodia final, tive a ideia de convidar um grande e talentoso parceiro de trabalho, Altay Veloso, para fazer a letra”, relata Zé, que trabalhou com Altay na lendária ópera “Alabê de Jerusalém”, interpretando o personagem O Louco.
Assim nasceu “Deixa a Porta Aberta”, parceria assinada pelos três e primeira composição de Zé e Altay juntos, permeada por versos românticos como “Impossível esquecer o que houve entre nós / É difícil viver sem tua luz, tua voz / E você me ligar antes do sol surgir / Se precisa de um ombro amigo, fala pra mim”.
“A letra do Altay era o que precisávamos para fechar essa música, que tem o registro da soul music que queríamos, com um refrão super potente que me encantou desde a primeira vez que ouvi”, diz Zé.
Após ganhar o reconhecimento nacional do seu trabalho aos 64 anos e com mais de 40 anos de estrada que incluem festivais, discos, singles, teatro, musicais, ópera e até disco para crianças, Zé se vê no auge da sua carreira musical e anseia por novos desafios.
“Escolhi gravar blues e soul, que apesar de serem ritmos de poucos acordes, transmitem muito sentimento, emoção e potência. É isso que quero compartilhar nessa nova fase, em que estou experimentando e me redescobrindo. Esse EP é uma vitória, um desafio e uma celebração de um novo tempo, que não vejo a hora de viver. É um eterno recomeço”, conclui.
Olá, seja bem-vinde ao universo do Portal PopNow! A partir de agora você receberá notícias fresquinhas e selecionadas para você estar por dentro de tudo o que acontece no mundo musical, de cinema, TV e entretenimento em geral. Venha com a gente! PopNow - Know-how Pop