Será que “Squid Game” venceria o concurso de TV mais desafiador de todos eles? O drama de sobrevivência sul-coreano, que rapidamente se tornou uma das séries da Netflix mais assistidas de todos os tempos, é de fato elegível para consideração no Primetime Emmy, confirmou a Television Academy à Variety.
- Marcando nova fase na carreira de Isabela Souza, ‘Amor da Minha Vida’ chega hoje ao Disney+
- Netflix revela teaser e anuncia quinta temporada de Stranger Things para 2025
- Netflix anuncia início das gravações de ‘Casamento às Cegas Brasil 5: Nunca é tarde’
De acordo com um porta-voz da Academy, como “Squid Game” foi produzido sob orientação da Netflix, que é uma empresa americana, e sempre teve a intenção de ser distribuído nos Estados Unidos, nesse ponto, a série pode entrar na corrida do Primetime Emmy.
Mas como “Squid Game” foi produzido internacionalmente, também é elegível para entrar no International Emmy . Mas tem que escolher e não pode entrar em ambos, já que tanto a TV Academy, com sede em Los Angeles, quanto a International Academy of Television Arts and Sciences, com sede em Nova York, têm regras que impedem a queda dupla do Emmy.
Aqui está a regra específica da TV Academy: “A produção de televisão estrangeira é inelegível a menos que seja o resultado de uma coprodução (tanto financeira quanto criativamente) entre os EUA e parceiros estrangeiros, que precede o início da produção, e com o propósito de ser mostrado na televisão dos EUA. O produtor de qualquer produção produzida nos Estados Unidos ou fora dos Estados Unidos como uma co-produção entre os Estados Unidos e parceiros estrangeiros, em um idioma que seja substancialmente (ou seja, 50% ou mais) em um idioma diferente do inglês, terá o direito de entrar a produção e suas realizações individuais em qualquer categoria em que sejam elegíveis na competição Primetime Emmy Awards ou na competição de prêmios da International Academy of Television Arts & Sciences, mas não ambos.”
Os fãs já estão comentando que talvez “Squid Game” possa ser a versão do filme “Parasite” – outro sucesso inesperado da Coreia que utilizou a violência para contar uma história sobre divisões de classes – que abriu novos caminhos no Oscar. Em 2020, “Parasite” se tornou o primeiro filme não inglês a receber o Oscar de melhor filme.
Obviamente, os prêmios Emmy são muito mais competitivos, dado o grande volume de participantes qualificados. Há também a questão do conteúdo – “Squid Game” é ultraviolento e, embora os eleitores da TV Academy tenham se tornado mais abertos ao gênero (“Game of Thrones”, “Lovecraft Country”, “Watchmen”), ainda é raro.
No entanto, a Netflix tem um fenômeno genuíno em suas mãos com “Squid Game”, e a perspectiva empolgante de um sucesso no idioma coreano atingindo as rodadas FYC poderia imediatamente elevá-lo ao topo da conversa sobre prêmios. A Netflix pode testar as águas do Emmy entrando primeiro no “Jogo de Lula” nas corridas da temporada de prêmios de inverno, onde é elegível. Isso inclui os prêmios SAG, Critics Choice Awards, Independent Spirit Awards e outros prêmios de guilda, dependendo da elegibilidade.
A TV está rapidamente se tornando global, e a expansão de streamers de propriedade dos EUA ao redor do mundo e em produção local em outro idioma – como “Squid Game” – está prestes a complicar muito as coisas para a Television Academy.
Olá, seja bem-vinde ao universo do Portal PopNow! A partir de agora você receberá notícias fresquinhas e selecionadas para você estar por dentro de tudo o que acontece no mundo musical, de cinema, TV e entretenimento em geral. Venha com a gente! PopNow - Know-how Pop