Rock
São Paulo Trip: Aerosmith apresenta rock estruturado, Tyler beija fã, banda lota estádio e deixa paulistas em êxtase
Em retorno ao Brasil com sua formação original, o Aerosmith foi a atração principal da São Paulo Trip neste domingo, 24. O evento, que contou com participações de grandes nomes do Rock como as bandas The Who e Bon Jovi, ainda receberá Guns ‘n Roses e Alice Cooper na terça-feira, 26.
São Paulo Trip: Bon Jovi mostra as garras e canta “Always” em apresentação tecnicamente perfeita
O show
Com cerca de 30 minutos de atraso, a apresentação iniciou com um vídeo percorrendo os quase 50 anos de carreira desde a formação, em 1970. Liderado por Steven Tyler, um dos cantores mais irreverente se do cenário, o Aerosmith aterrissou em São Paulo após uma apresentação memorável no Rock in Rio.
”Oi, São Paulo. Por favor recebam, da cidade dos campeões, Aerosmith!”, gritou Steven Tyler antes de subir ao palco.
Com pouco mais de 1h30 de show, os norte-americanos mostraram toda sua potência musical para casa cheia, provando que é estão com tudo e que ainda conseguem abarrotar multidões todas as vezes que desembarcam no país.
Usando um sobretudo com estampa animal e calça vermelha, Steven Tyler é a personificação de sucesso. Desde que pisa no palco, o astro mostra uma energia sem igual pulando, correndo, interagindo com seus companheiros e fazendo do tripé de seu microfone um elemento mais usual que propriamente oportuno para a apresentação, isso porque o objeto é içado, arremessado, lançado ao alto e se mostra como uma alegoria.
No palco, a banda domina. Um som estruturado e compassado, digno das melhores apresentações do mundo, é apresentado deforma natural. Também pudera, os veterano se mandam muito bem e provam que o bom e velho rock corre na sua veias.
Com 16 músicas na lista, o show que ocorreu na capital paulista contou com leves mudanças. Alguns grandes sucessos “Falling Love”, de 1997, ficaram de fora, abrindo espaço para “Mama Kin”, do álbum homônimo da banda.
“E aí, meu”, arriscou a estrela em português.
Segunda música do set, “Love in an Elevator” contou com desenvoltura pra lá de ousada de Tyler. O líder da banda se jogou no chão mexendo com a câmera que captava imagens para transmissão nos telões, mexeu com o cinegrafista em um momento pra lá de irreverente.
“Como se diz ‘Joe Perry’ em português? Ah, Joe Perry é português!, brincou o artista antes de “Rag Doll”, quinta música do show.
“I Don’t Wanna Miss a Thing”
Um dos momentos momento se mais aguardados pelo público chegou com “I Don’t Wanna Miss a Thing”, um dos maiores sucesso se dos norte-americanos. Com um megafone, Steven Tyler gritou aos surdidos, que respondiam sob forte empolgação.
O hit, que sucedeu “Crazy”, foi acompanhado em coro pelo público com as luzes dos celulares acesas.
Covers
A apresentação foi marcada ainda por versões de músicas eternizadas originalmente nas vozes de outros artistas, a banda integrou não setlist versões de grandes sucessos. “Come Together”, do show Beatles, ganhou uma batida forte e vocais mais agudos.
Já James Brown também foi lembrado. Com sua voz marcante, Tyler apresentou uma releitura de “Mother Popcorn”, sucesso lançado por Brown em 1969.
Beijo
Perto do fim da apresentação, Steven Tyler presenteou uma fã com um beijo. Sim, seguindo o que Jon Bon Jovi fez no dia anterior, Tyler chamou ao palco uma jovem que estava não plateia. A brasileira dançou, incrédula, ao lado do artista e ganhou um beijo.
O momento foi comemorado aos gritos pelo público, que em parte, sentiu uma certa inveja. Afinal, quem nunca pensou em beijar o Steven?
“Gran finale”
Seguindo os outros shows da turnê “Aero-Vederci”, os artistas voltaram ao palco para um fim mais lento, mas nem um pouco menos explosivo. Tyler senta em um piano de calda branco estrategicamente montado com uma escada de madeira ao lado, que serve para deleite dos músicos. Ele é Joe Perry, guitarrista, revezam entre ficar em pé no instrumento.
O show terminou com uma espécie de ritual: Tyler e a trupe reunidos ao centro do palco, não passarela, sob chuva de papéis picados e fumaça.
Veja mais fotos do show: