A festa da 12ª edição do Prêmio Fiesp/Sesi-SP de Cinema e TV, realizada na noite de terça-feira, 31 de julho, no palco do Teatro do Sesi-SP, na Avenida Paulista, consagrou os nomes mais representativos da produção audiovisual brasileira. A comissão julgadora e o público avaliaram dezenas de produções nacionais lançadas entre os anos de 2016 e 2018 e distribuídas entre as 17 categorias.
Anima Mundi começa em São Paulo com espaço que exibe filmes em VR
Os filmes Bingo, O Rei das Manhãs e Como Nossos Pais, e as séries Entre Irmãs e Malasartes foram os mais premiados da noite, com dois troféus Anselmo cada. Já o prêmio especial de melhor curta-metragem ficou com O Vestido de Myriam, do jovem diretor Lucas Henrique Rossi e produção da Arapuá Filmes.
Sob o comando da cantora Paula Lima, a cerimônia homenageou o ator Renato Aragão como personalidade do ano, e o cineasta precursor do Cinema Novo Nelson Pereira dos Santos (1928–2018) e o diretor Roberto Farias (1932–2018) pelo conjunto de sua obra.
Esta foi a primeira vez em que a premiação incluiu categorias relacionadas a seriados de produtoras brasileiras feitos para televisão aberta e fechada e com distribuição em plataformas OTT (Over The Top), além daquelas ligadas à produção cinematográfica.
O 12º Prêmio Fiesp/Sesi-SP de Cinema e TV é uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), do Serviço Social da Indústria (Sesi-SP) e do Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (Siaesp) para valorizar a produção audiovisual brasileira. Nesta edição, o troféu da celebração passa a se chamar Anselmo, em homenagem a Anselmo Duarte (1920–2009) – primeiro cineasta brasileiro a ganhar a Palma de Ouro no Festival de Cannes com o filme “O Pagador de Promessas” (1962).
A atriz Bia Arantes, que atuou no longa “O Filme da Minha Vida”, de Selton Mello, foi uma das artistas que participou do 12º Prêmio Fiesp/Sesi-SP de Cinema e TV. Ela concorreu na categoria de melhor atriz.
Confira os vencedores:
Prêmio Especial – Melhor Curta Metragem: O Vestido de Myriam
Melhor Filme (Votação Popular): Peixonauta
Melhor Série (Votação Popular): Distrito Cultural – 3ª Temporada
Melhor Filme de Ficção: Bingo – O Rei das Manhãs
Melhor Filme Documentário: Divinas Divas
Melhor Filme de Animação: Lino – Uma aventura de sete vidas
Melhor Diretor (Cinema): Laís Bodanzky (Como nossos pais)
Melhor Diretor (Série): Breno Silveira (Entre Irmãs)
Melhor Atriz (Cinema): Maria Ribeiro (Como Nossos Pais)
Melhor Ator (Cinema): Vladimir Brichta (Bingo, o Rei das Manhãs)
Melhor Atriz (Série): Marjorie Estiano (Entre Irmãs)
Melhor Ator (Série): Jesuíta Barbosa (Malasartes)
Melhor Filme de Ficção (Campeões de Bilheteria): Minha Mãe é Uma Peça 2
Melhor Série de Ficção para TV Aberta: Malasartes
Melhor Série de Ficção para TV Fechada ou OTT: 13 Dias Longe do Sol
Melhor Série Documental para TV Aberta, Fechada ou OTT: Outros Tempos – Velhos
Melhor Série de Animação para TV Aberta, Fechada ou OTT: As Aventuras de Fujiwara Manchester
Veja a galeria de fotos do evento:
Olá, seja bem-vinde ao universo do Portal PopNow! A partir de agora você receberá notícias fresquinhas e selecionadas para você estar por dentro de tudo o que acontece no mundo musical, de cinema, TV e entretenimento em geral. Venha com a gente! PopNow - Know-how Pop