O Pearl Jam não cansa. A banda, que teve seu início nos anos noventa, acabou de lançar o seu décimo primeiro disco de estúdio.
- Primeiro EP da banda Capote alia peso e diversão com temáticas variadas
- Linkin Park anuncia shows em SP, RJ, Porto Alegre e Brasília da From Zero World Tour
“Gigaton”, como é chamado, foi anunciado há setenta e quatro dias e deixou os fãs em polvorosa. Não por acaso: produzido por Josh Evans e pela própria banda, este é o primeiro inédito do Pearl Jam desde “Lightning Bolt“, álbum lançado em 2013 – que, aliás, foi premiado com um GRAMMY.
- Pearl Jam faz tributo ao Rock N’ Roll com presença de músicos do Red Hot e com discurso politizado.
- Pearl Jam polemiza com pôster no Instagram sobre show no Maracanã.
- Metallica, Foo Fighters e mais: artistas celebram legado de Chris Cornell em tributo.
Toda a trajetória do Pearl Jam é relevante, na verdade: com trinta anos de carreira, a banda tem dois GRAMMYS e cinco American Music Awards, além de contabilizar mais de 85 milhões de discos vendidos ao redor do mundo.
Em 2017, Ed Vedder e companhia entraram para o seleto time de artistas que fazem parte do Rock and Roll Hall of Fame. As expectativas para “Gigaton”, claro, são enormes.
“Fazer esse álbum foi uma grande jornada” – Mike McCready.
“Fazer esse álbum foi uma grande jornada. Foi obscuro emocionalmente e confuso por vezes. Mas, ao mesmo tempo, foi uma trajetória emocionante e experimental para a redenção musical. A experiência de trabalhar com meus companheiros de banda em “Gigaton” me proporcionou mais amor, consciência e conhecimento da importância das conexões humanas nesses momentos.”, disse Mike McCready.
As 12 faixas de “Gigaton” incluem duas canções conhecidas: “Dance Of The Clairvoyants” e “Superblood Wolfmoon“, lançadas em fevereiro, dão o tom do álbum. “Quick Escape”, que foi divulgada no último dia 25, também está por lá.
Acima, podemos ver a arte da capa de “Gigaton”: a foto, feita pelo artista e biólogo canadense Paul Nicklen, mostra o estado atual da calota de gelo de Nordaustlandet, na Noruega.
O ativismo do Pearl Jam não é novidade: a banda é conhecida, desde os seus primórdios, por ir contra autoridades estabelecidas, injustiça social, agressões aos direitos humanos e, claro, por defender a necessidade de observar e medir o impacto das nossas atividades na natureza.
Em janeiro, a banda havia divulgado datas para uma turnê nos Estados Unidos e no Canadá. Os shows, que começariam em março, iriam até meados de abril.
Por conta do novo coronavírus, todas as apresentações do Pearl Jam estão suspensas.
“É com profunda frustração e tristeza que somos forçados a fazer esse infeliz anúncio” – Pearl Jam.
“É com profunda frustração e tristeza que somos forçados a fazer esse infeliz anúncio… Essa primeira etapa da nossa turnê PJ/Gigaton precisará ser adiada e os shows serão remarcados para uma data posterior. Nós sentimos muito e estamos profundamente chateados. Se alguém por aí sente o mesmo, com base nessas notícias, compartilhamos deste sentimento com você”, diz o comunicado oficial do Pearl Jam, nas redes sociais da banda.
Confira a tracklist completa de “Gigaton”
- “Who Ever Said”
- “Superblood Wolfmoon”
- “Dance of the Clairvoyants”
- “Quick Escape”
- “Alright”
- “Seven O’Clock”
- “Never Destination”
- “Take The Long Way”
- “Buckle Up”
- “Come Then Goes”
- “Retrograde”
- “River Cross”
Ouça o álbum “Gigaton”
Olá, seja bem-vinde ao universo do Portal PopNow! A partir de agora você receberá notícias fresquinhas e selecionadas para você estar por dentro de tudo o que acontece no mundo musical, de cinema, TV e entretenimento em geral. Venha com a gente! PopNow - Know-how Pop