Notícias

Livro ‘Marina nada morena’, de Vanessa Balula, trata de forma lúdica e poética situações delicadas na infância

Marina nada morena. Foto: Divulgação

Marina, que de morena não tem nada – e ‘está longe de ser aquela Marina morena que se pintou’ da canção de Dorival Caymmi – “ela é ruiva. Tem as bochechas sardentas, mas o cabelo é assim meio cor de xarope”, conta autora logo na primeira página. Bastante curiosa e criativa, Marina, coleciona palavras, tem nomes prediletos, amigos imaginários e gosta de pensar histórias de nuvem para passar o tempo. É só meio filha única, só meio caçula… porque o pai da Marina antes de casar com a mãe da Marina, já tinha um filho, o Rafa.

Aos oito anos, seus pais se separaram, ela mudou de casa e não parecia se sair tão bem na escola; até que ganhou um melhor amigo para chamar de seu, o Lucas – assim seu mundo imaginário ganhou um céu de estrelas e muitas novas histórias para contar.

Mesmo com esse turbilhão de pensamentos comuns da idade, a escritora Vanessa Balula enfatiza que essa Marina é ‘bem diferente’. As peripécias dos personagens e o universo lúdico criado pela protagonista poderão ser conferidos no livro Marina nada morena, da Bolacha Maria Editora, primeira obra literária da autora, e que ganha seu lançamento no próximo dia 30 de setembro, às 11 horas, na Livraria Argumento, no Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro.

A história, antes de ser lançada nas livrarias, pode também ser assistida em sua versão para o teatro. A adaptação para os palcos, feita também por Balula, está em cartaz no Teatro das Artes, na Gávea, até 28 de outubro, e tem direção de Ernesto Piccolo, com Mel Maia no papel da protagonista, e Cauê Campos como seu melhor amigo, o pequeno Lucas. E ganhará os palcos em outras capitais ainda esse ano.

Marina nada morena. Foto: Divulgação

Para a autora, a história tem muitos pontos que poderão também envolver facilmente os adultos.

“O universo da Marina tem muitos ecos da dinâmica familiar e do olhar de sua família e seus laços sobre o mundo e esse é o grande lance do texto: o encontro da emoção dos pais com seus filhos. É um reencontro da lembrança com a surpresa boa de se identificar com os personagens e sua história” – Vanessa, que apresenta no livro, a relação da Marina e seus vínculos com o mundo e situações que a cercam.

Ao longo da narrativa, Marina – que usa uma tiara de estrelas e adora tagarelar suas histórias, principalmente com seu novo melhor amigo Lucas, que veio do exterior para estudar em sua escola – passa por diversas situações e busca caminhos muito próprios para lidar com o que lhe parece difícil, como a separação dos pais, o afastamento do irmão, a mudança de casa, as notícias do mundo no jornal…

“Nada disso é fácil, mas ao longo da história ela vai criando e nos apresentando recursos emocionais para lidar e conviver de uma forma bacana com tudo isso. E mesmo quando tudo mais não é tão alegre quanto ela gostaria, ela arruma uma forma de passar a ser”, Vanessa Balula.

Sobre o Livro 

A autora também assina o projeto gráfico ao lado do designer Reginaldo Barbosa. A busca da verdade e da vida no traço, determinou um desafio: o caminho a seguir pela ilustradora Taline Schubach – todas as ilustrações foram finalizadas tal e qual o primeiro esboço de cada desenho, feitas a lápis. Todos pontos de cor das ilustrações têm uma justificativa, recheados de simbologias.

“Não tenho a pretensão de imaginar que cada referência ou intenção sejam compreendidas ou identificadas por todas as faixas etárias. Mas é gostoso pensar uma história e um livro que guarde surpresas e novas descobertas a cada leitura e a cada fase do leitor” – Vanessa Balula.

Serviço:

Marina nada morena

LANÇAMENTO – dia 30 de setembro, domingo às 11 horas

Livraria Argumento – rua Dias Ferreira, 147 – Leblon.

No lançamento a história será contada e cantada pelo artista Joel CostaMar.

Marina nada morena (Bolacha Maria Editora, 116 pp, R$ 48,00), da escritora Vanessa Balula com ilustrações de Taline Schubach e grafismos de Reginaldo Barbosa

Capa e projeto gráfico: Reginaldo Barbosa e Vanessa Balula.

Música-tema do livro

Letra, música, harmonia e voz: Júlia Vargas-Viegas. Voz: Vanessa Balula. Violão, baixo e voz: Bruno Mad. Gravação: Kiko Ferraz Studios. Produção: Bruno Mad.

Sair da versão mobile