Rock

Liam Gallagher faz tributo ao Rock n’ Roll e dedica música a Zico no RJ

Liam Gallhagher. Foto: Daniel Outlander / Portal PopNow

Grande nome do rock mundial, Liam Gallhagher carrega um legado em suas costas. Com seu jeitão característico meio “não me importo com nada”, o artista se apresentou na noite desta quarta-feira (16) para fervorosos fãs cariocas. A performance, parte da turnê “C’mon You Know“, foi a segunda em solo brasileiro.

O retorno triunfal ao Rio acontece 4 anos após sua última passagem pelo país, quando foi headliner do Lollapalooza Brasil, em São Paulo. Mas se o público carioca aguardava incansavelmente uma apresentação do britânico, o artista deu o que tinha de melhor.

Não foi exatamente o show mais caloroso, a recepção mais afável e a troca de energias mais explosiva de um show internacional na cidade, mas se tratando de um público majoritariamente mais velho, em uma quarta-feira pós feriado prolongado, foi um grande momento para deixar na lista de saudades. Dentre as poucas conversas entre Liam e o público, o artista enalteceu um dos grandes nomes do futebol brasileiro: Zico. Que, segundo o artista, é o melhor jogador do mundo.

O show

Liam Gallhagher. Foto: Daniel Outlander / Portal PopNow

Na plateia do Qualistage, renomada casa de espetáculos localizada na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, um público ávido e saudosista clamava por Liam Gallagher. Ao apagar das luzes, seguindo a tradicional pontualidade britânica, o música subiu ao palco junto à banda às 21h31 (horário de Brasília).

Com projeções no telão que remetiam à turnê do recente álbum C’mon You Know (2022), Liam enlouqueceu a plateia logo que as imagens mostraram “Rio de Janeiro, Brazil”. A interlude foi o pontapé para o que seria um grande tributo ao Rock ‘n Roll.

E se o jeitão levemente despreocupado de Liam forma uma de suas características mais singulares no palco. Sendo assim, a interação do artista com a performance de suas canções é desde o início o ponto alto do show. No palco ao lado de 8 músicos, sendo duas backing vocals, Liam parece dominar aquilo que faz há 30 anos, desde a criação do fenômeno Oasis.

E por falar na banda criada em Manchester, Inglaterra, em 1991, é inegável que a história de Liam esteja atrelada aos sucessos do grupo.

Oasis

Liam Gallhagher. Foto: Daniel Outlander / Portal PopNow

Justamente por esse motivo, é inegável que os momentos mais aguardados do show são, de fato, as performances dos maiores sucessos da banda criada ao lado do irmão, Noel.

Assim, as duas primeiras faixas da setlist já são sucessos do Oasis: “Morning Glory” e “Rock ‘n’ Roll Star” abrem o grande tributo à banda que alçou o artista ao reconhecimento global.

Icônicas faixas como “Stand by Me“, “Roll It Over” e “Slide Away” ganham espaço na performance à medida que Liam atrai os olhares do público. Sua voz suave e rouca, às vezes quase inaudível, se impulsiona com os acordes muito bem executados pela banda que o acompanha.

E se tratando de um dos criadores de uma das maiores bandas de todos os tempos, podemos dizer que Liam sabe o que faz.

Novos sucessos

Liam Gallhagher. Foto: Daniel Outlander / Portal PopNow

Mas nem só as saudosas faixas de seu antigo grupo Liam faz estarem presentes no concertos. Novas tracks de sua carreira solo concentram um novo olhar para Liam, provando para o artista – e para todos – o poder do Rock mesmo em meio ao constante desafio de reafirmar sua permanência.

Dessa forma, as canções “C’mon You Know”, que dá nome ao novo álbum e à turnê, “More Power“, “Diamond in the Dark“, “The River” e “Once” ganham espaço no meio da apresentação.

Som com defeito

E se tratando das novas faixas, foi em meio a “Everything’s Electric“, do recém-lançado álbum, que o público se deparou com um problema latente que permeou grande parte do show: uma das caixas de som direcionais do palco, do lado direito, simplesmente parou de funcionar. Em meio aos solos de guitarra, foram constantes os momentos em que o aparelho revelou graves mais vibrantes que o usual, além de algumas interferências, até momentos de total interrupção.

Para tentar driblar o problema, que não foi corrigido em sua totalidade na apresentação, parte do público fez se deslocar para outras áreas da casa de shows, principalmente se direcionando ao meio do local e à lateral esquerda.

No entanto, falando de performance, o mal funcionamento do equipamento pareceu não incomodar nem Liam, ou a banda, que seguiram a apresentação como se nada tivesse acontecendo.

Após um leve retorno, a caixa de som voltou a falhar na última música do show, uma pena.

O legado de Zico

Liam Gallhagher. Foto: Daniel Outlander / Portal PopNow

Os fãs de Liam Gallagher sabem sobre sua estreia ligação com o futebol. Por isso, na plateia, era comum ver o público trajando camisas de diversos times, desde brasileiros, como o Clube de Regatas do Flamengo, ao Manchester City, time de coração do astro britânico.

Em em menção à sua grande paixão, Liam foi categórico ao homenagear Zico em um de seus discursos. O britânico dedicou nada menos que “Wonderwall“, o maior sucesso global do Oasis, ao Galinho de Quintino.

E agora?

Encerrada a passagem de Liam Gallagher pelo Brasil, o artista segue para o México, onde se apresenta nesta sábado, dia 19, no festival Corona Capital. O evento, que contará com outros grandes nomes da música internacional como Miley Cyrus, Arctic Monkeys, contará ainda com o retorno do My Chemical Romance aos palcos globais.

Veja fotos do show:

1 / 19
Sair da versão mobile