Notícias

Léo da Bodega e Orquestra do Avesso antecipam o carnaval com o EP ‘A Folia Começa no Amparo’

Leo da Bodega. Foto: Divulgação/ Uhgo

Revelação da cena urbana e cultural de Olinda, o cantor e compositor Léo da Bodega tem se consolidado no cenário musical brasileiro com uma carreira marcada pela fusão de gêneros e uma forte conexão com suas raízes pernambucanas. O artista, que mescla em seu DNA artístico o trap com a rica cultura local, lançou recentemente a parceria “Beija-Flor” ao lado da banda Maneva, uma canção que marca sua primeira incursão no reggae. A faixa integra a versão deluxe de seu álbum de estreia, “Botija Deluxo“. Agora, Léo da Bodega reforça seu elo com a tradição de sua cidade natal, unindo-se à Orquestra do Avesso para o lançamento do EP “A Folia Começa no Amparo”, um registro emocionante e atemporal dos hinos clássicos do carnaval de Olinda.

Léo da Bodega e a Orquestra do Avesso unem forças para imortalizar a efervescência do carnaval de Olinda com o lançamento do EP “A Folia Começa no Amparo”. O trabalho, já disponível nas plataformas de streaming, é um tributo sonoro aos frevos clássicos dos blocos de Olinda, capturando o espírito de uma rota tradicional e essencial da festa.

O EP é uma homenagem direta a um percurso culturalmente significativo na cidade Patrimônio da Humanidade. A obra registra cinco hinos de frevo que ecoam anualmente nas ladeiras, como “Hino do Homem da Meia-noite”, “Hino da T.C Ceroula”, “Hino da T.C.M Jhon Travolta”, “Hino 10 de Xarque e uma Latinha” e “De Chapéu de Sol Aberto”.

Celebrando o Frevo de Rua e o Trajeto Cultural do Amparo

O projeto nasceu do desejo de registrar uma tradição oral e musical das orquestras de frevo. A Orquestra do Avesso, apesar de ser uma orquestra de palco, foi criada com a intenção de executar o frevo de rua, contando com músicos experientes de diversas formações, como a Orquestra do Maestro José e a Orquestra Henrique Guias.

O título “A Folia Começa no Amparo” faz alusão a um trajeto específico no carnaval de Olinda, como explica Léo da Bodega em primeira pessoa:

“A Orquestra do Avesso é uma orquestra de palco, que eles fizeram agora com o intuito de tocar frevo de rua. São integrantes de várias orquestras, e eles se juntaram para fazer esse formato de frevo de rua para palco. Eu tive a ideia de fazer esse EP que se chama ‘Folia Começou no Amparo’, que é a alusão a um trajeto que culturalmente todas as orquestras fazem em Olinda. Quando elas passam do trecho do Largo do Amparo, elas tocam o hino do 10 de Xarque e uma Latinha, que inclusive é o trecho que dá nome ao álbum Folia Começou no Amparo. É uma tradição das orquestras, independe do grupo, o bloco quando passa na frente dessas casas, eles tocam essas músicas. Então, eu queria registrar esse trajeto, essa foi a ideia de fazer esse álbum. E aí surgiu A Folia Começa no Amparo, o VT Indio e outros blocos, João Travolta, Ceroula, e é isso, é basicamente isso.”

As influências musicais do trabalho são a própria essência do frevo de rua, enraizadas na tradição dos blocos líricos e dos frevos de bloco que marcam a folia olindense.

Conteúdo audiovisual e produção técnica

O lançamento do EP “A Folia Começa no Amparo” será acompanhado de um conteúdo audiovisual, no formato de um compilado de imagens de arquivo. O vídeo foi montado pelo próprio Léo, pela Orquestra do Avesso e por Hugo Muniz, o fotógrafo que também assina a capa do projeto, reforçando o caráter íntimo e documental do trabalho.

A produção musical ficou a cargo de João França, com mixagem e masterização de Marcelinho Ferraz nos estúdios Head Media, em São Paulo. As músicas que compõem o EP são de domínio público, valorizando o acervo cultural brasileiro.

Ouça “A Folia Começa no Amparo”

Sair da versão mobile