Pop
Lady Antebellum muda de nome após atos anti-racistas: Lady A
Conhecidos mundialmente e famosos pelo single “Need You Now“, de 2011, o Lady Antebellum anunciou que se chamará Lady A. A mudança não acontece de repente, mas pela denotação da palavra “Antebellum”, em inglês.
- Jack Harlow lança o novo single ‘Hello Miss Johnson’
- ‘Die With a Smile’ de Lady Gaga e Bruno Mars atinge 1 bilhão de streams no Spotify
- Kelly Clarkson homenageia Celine Dion com cover de ‘All By Myself’
Sem tradução literal ao português, a palavra significa “que existe antes da guerra”, mas é comumente ligada ao período da história antes da Guerra Civil Americana, que inclui, dentre outras atividades, a escravidão.
Em pedido de desculpas formal nas redes sociais, que já apresentam o novo nome do trio, o agora Lady A, diz que originalmente escolheu o nome depois de tirar as primeiras fotos do grupo em uma casa no estilo “Antebellum”, e porque o nome os lembrava da música no estilo sulista norte-americano.
Em publicação nas redes sociais, o Lady A divulgou uma ampla carta se desculpando pelo uso do nome, e se colocando à disposição para debater e defender a igualdade racial.
Confira a tradução da carta
Queridos fãs,
Como banda, nós nos esforçamos para que nossa música seja um refúgio… inclusive para todos. Assistimos e ouvimos mais do que nunca nessas últimas semanas, e nosso coração se agitou com convicção, nossos olhos se arregalaram com as injustiças, desigualdades e preconceitos que mulheres e homens negros sempre enfrentaram e continuam enfrentando todos os dias. Agora, pontos cegos que nem sabíamos que existiam foram revelados.
Após muita reflexão pessoal, discussão da banda, oração e muitas conversas honestas com alguns de nossos amigos e colegas negros mais próximos, decidimos retirar a palavra “antebellum” de nosso nome e seguir em frente como Lady A, o apelido que nossos fãs nos deram quase desde o início.
Quando partimos juntos há quase 14 anos, batizamos nossa banda com o nome da casa no estilo “antebellum” do sul, onde tiramos nossas primeiras fotos. Como músicos, lembrou-nos toda a música nascida no sul que nos influenciou… Southern Rock, Blues, R&B, Gospel e, é claro, Country. Mas lamentamos e estamos com vergonha de dizer que não levamos em conta as associações que pesam sobre essa palavra que se referem ao período da história anterior à Guerra Civil, que inclui a escravidão. Lamentamos profundamente o dano que isso causou e para quem se sentiu inseguro, invisível ou não valorizado. Causar dor nunca foi a intenção de nossos corações, mas não muda o fato de que realmente aconteceu. Então hoje falamos e fazemos uma mudança. Esperamos que você se junte a nós.
Sentimos que fomos despertados, mas este é apenas um passo. Existem inúmeras outras que precisam ser tomadas. Queremos fazer melhor. Temos o compromisso de examinar nosso impacto individual e coletivo e fazer as alterações necessárias para praticar o anti-racismo. Continuaremos a nos educar, a ter conversas difíceis e a procurar as partes de nossos corações que precisam de poda – para se tornarem seres humanos melhores, vizinhos melhores. Nosso próximo passo será uma doação para a Iniciativa Justiça Igual através do LadyAID. Nossa oração é que, se dermos o exemplo… com humildade, amor, empatia e ação… podemos ser melhores aliados daqueles que sofrem injustiças faladas e não ditas, enquanto influenciamos nossos filhos e gerações vindouras.