Brasil
James Taylor faz chuva de clássicos no Rio
Quase duas décadas longe do Brasil, quando se apresentou, pela última vez, durante o Rock in Rio 2001, o cantor James Taylor fez show neste sábado, 1º, no Rio de Janeiro. Com um repertório repleto de clássicos, o vencedor do Grammy performou debaixo de chuva, na Praça da Apoteose.
A performance faz parte da turnê que o artista realiza ao lado do britânico Sir Elton John, que percorre quatro capitais do país. Com um público tipicamente mais velho, James Taylor, de 69 anos, mostrou que está na flor da idade e até cantou ao lado de sua atual esposa.
Show
Era por volta das 20h da noite que James Taylor subiu ao palco para abrir a noite de apresentações. Simpático, fez questão de brincar e conversar com o público.
“Desculpe pela chuva, eu sou James Taylor, não falo português mas vou tentar um pouco. Estou tão feliz por estar no Brasil (…), mas lamento dizer que quebrei o meu dedo. É verdade, está quebrado, então eu não posso tocar a guitarra. Sim, merda. Mas aqui, Jim Parks [apontando para outro guitarrista], o mestre da guitarra, está noite ele vai ser eu. Obrigado!”
O tom descontraído do papo deu rumo ao que seriam as próximas 1h30 em que o norte-americano ficou no palco. Entre momentos de chuva e céu limpo, o artista dançou, cantou, interagiu, conversou com os fãs e apresentou cada um dos seus 12 companheiros de palco em diferentes momentos da apresentação.
A chuva, no entanto, foi mera coadjuvante na apresentação. Apesar de ter molhado o cantor em alguns momentos, o artista cativou a todos com suas brincadeiras e chegou a pedir desculpas pelo mal tempo, gerando aplausos e risadas.
Clássicos
A setlist da apresentação realmente passou pelos clássicos. Em “Today Today Today”, o artista, que estava sentado, levantou tocando gaita e começou a se empolgar, mostrando sua desenvoltura no palco. Em diversos momentos, Taylor se referiu calorosamente ao público e à cidade.
Mas foi em “Only a Dream in Rio” que o cantor se declarou, lembrando de quando esteve na cidade pela primeira vez.
“Em 1985 eu toquei aqui no Rock in Rio. No mesmo dia o Tancredo neves morreu; Caetano Veloso tocou no Circo Voador. Foi uma grande celebração.”
Homenagens
A apresentação contou com diversas homenagens a artistas brasileiros, com direito a “palhinha” de uma música em português, com sua banda muito bem ensaiada e orquestrada. “É um cover de Milton Nascimento”, disse.
“Sweet Baby James”
Em “Sweet Baby James”, uma de suas canções mais conhecidas, Taylor chamou ao palco sua atual esposa, Caroline Smedvig, com quem dividiu os vocais da canção. Ela é a terceira esposa do músico, casada desde 2001, com quem têm um filho, Rufus Taylor.
Turnê
Agora, Taylor segue para Porto Alegre (4) e São Paulo (6), onde encerra a etapa brasileira da turnê com quem divide o palco com Elton John. Em seguida, os artistas performam em Buenos Aires (8), e Chile (10).
Setlist:
Wandering
Everyday (Buddy Holly cover)
Walking Man
Today Today Today
Country Road
Don’t Let Me Be Lonely
Only a Dream in Rio
Carolina in My Mind
(I’ve Got to) Stop Thinkin’ ‘bout That
Jolly (intro)
Sweet Baby James
Up on the Roof (Carole King cover)
You’ve Got a Friend (Carole King cover)
Shower the People
Fire & Rain
Steamroller
Mexico
Your Smiling Face
Encore:
How Sweet It Is (To Be Loved by You) – (Marvin Gaye cover)
Shed a Little Light