Connect with us

Subscribe

PopEntrevista

‘Foi necessário parar, refletir, reconstruir e voltar’: Chris Duk fala sobre retorno a música, novidades e mais

Chris Duk. Foto: Divulgação

Reciclar a carreira não é uma tarefa simples, mesmo assim, é algo recorrente no mundo da música. São incontáveis os casos de artistas que sofreram um baque em suas trajetórias, se reciclaram e voltaram com força. Chris Duk, cantor e compositor baiano, faz parte dessa linhagem.

O single Teu Cheiro, que chegou às plataformas de streaming no final de outubro, é uma canção solar, que lembra os melhores momentos de Jorge Ben Jor. E, não, não tem uma musa específica. “Nunca escrevi nada pensando numa pessoa. Gosto de compor a partir de imagens que vou criando na minha cabeça”, diz Chris.

Nascido na cidade de Jequié (conterrâneo dos poetas e pensadores Jorge e Waly Salomão), há 45 anos, Chris é um artesão da música pop: sabe construir boas melodias, daquelas que grudam na cabeça. Ele chegou ao Rio em 2003 onde teve, entre seus mentores, o baixista e produtor Roberto Lly, ex-Herva Doce.

Pouco tempo depois, Duk criou o grupo Stereo Moog, que seguia uma linha pop rock. Lly, aliás, foi o produtor do álbum de estreia do quinteto. Um dos pontos altos da carreira do Stereo Moog foi quando a canção Quando Se Quer Alguém entrou na trilha do seriado Malhação, da Rede Globo, em 2007. O segundo álbum do quinteto, chamado de Caminho Aberto, foi produzido por Tom Saboia, que trabalhou com O Rappa, e trazia parcerias com Bernardo Vilhena e Mauro Santa Cecília, entre outros.

Embora o quinteto tivesse qualidades de sobra para reinar no universo pop (e suas canções seguem disponíveis nas plataformas de streaming), o Stereo Moog se separou sem atingir o tão sonhado estrelato. Eram tempos diferentes: o pop daquele período exigia uma postura mais sisuda e o sertanejo balada iria começar a galgar nas paradas de sucesso.

Duk voltou para sua cidade natal, onde criou uma produtora de vídeo, chamada Califa 77. Mas sempre com o desejo de retornar ao mundo artístico. Ele então deu início a um canal no YouTube, onde passou a fazer releituras de sucessos do Jota Quest, Tiago Iorc, Vitor Kley e Cidade Negra, entre outros ícones do pop nacional. Em 2022, decidiu partir para o repertório autoral. Teu Cheiro, como foi escrito, é o primeiro single de um projeto ambicioso.

Até o final de 2023, serão lançadas oito novas canções, entre pops balançados e uma balada. Teu Cheiro, resgate do disco de estreia do Stereo Moog, é o primeiro passo desse projeto ambicioso: uma canção suingada, que tem a marca do bom pop. “Gosto muito de Jorge Ben e me inspirei em Oba Lá Vem Ela. Pensei numa menina passando ao meu lado, o perfume dela despertando várias sensações.” E, por obra e graça da globalização, a música está em alta rotação na América Latina, Europa e até nos Emirados Árabes. O próximo single, Palavras Pelo Ar, já faz parte da nova fase.

Confira a entrevista com Chris Duk:

1- O que esse retorno a música representa para você?

Representa um renascimento… uma injeção de mais amor e alegria ao meu dia-a-dia… depois de um longo hiato de 12 anos. Foi necessário parar, refletir, reconstruir e voltar.

2- Quais os principais desafios nesse processo de volta?

Me atualizar as novas formas de consumir e divulgar a música, adaptar a minha forma de compor com os tempos modernos sem perder a minha essência, mesclar o antigo e o novo.

3- O single “Teu Cheiro” chega como carro-chefe do seu retorno. Como aconteceu o processo de composição?

“Teu Cheiro”, surgiu na primeira levada de músicas do primeiro disco da Stereo Moog, em 2006. Meu parceiro de composição e de banda, Gabriel Mariano, veio com uns riffs e harmonia… imediatamente me veio a mente músicas do mestre Jorge Ben Jor, como “Oba Lá Vem Ela”… me veio a mente a imagem da “musa” de algum bairro comum, onde todo dia passava pela calçada do seu admirador com sua beleza, swing e simpatia encantava, não só a ele, mas como todos ao seu redor… foram vindo essas imagens a minha cabeça e fui escrevendo a música…

4- O que mais te inspira a fazer música?

Sentimentos nostálgicos ou alegres…dependendo da vibe me vem a mente muitas imagens…tento organizar como se tivesse contando uma história pra contar alguém.

5- Quais novidades pode nos adiantar e podemos esperar do Chris Duk?

Muita coisa boa está por vir… músicas novas com velhos e novos parceiros, clipes, registros de shows, feats, etc. Muito feliz em estar de volta.

Inscrever-se na Newsletter

Olá, seja bem-vinde ao universo do Portal PopNow! A partir de agora você receberá notícias fresquinhas e selecionadas para você estar por dentro de tudo o que acontece no mundo musical, de cinema, TV e entretenimento em geral. Venha com a gente! PopNow - Know-how Pop

Written By

Jucilene, pernambucana, nascida em Recife. Formada em Produção Publicitária. Apaixonada por musica, filmes, séries e redes sociais.

Mais Populares

Lady Gaga. Foto: Reprodução / Twitter (@RecordingAcad) Lady Gaga. Foto: Reprodução / Twitter (@RecordingAcad)

Eduardo Paes confirma contrato com artista internacional para evento em Copacabana

Pop

Remy, filho de Kelly Clarkson, emociona ao cantar ‘My Way’, de Frank Sinatra

Pop

Festival de Verão Salvador confirma novas atrações para a edição de 2025

Festival

Ludmilla reúne WIU, Raphaela Santos e mais em edição histórica do Numanice em Recife

Brasil

Advertisement
Inscrever-se na Newsletter

Olá, seja bem-vinde ao universo do Portal PopNow! A partir de agora você receberá notícias fresquinhas e selecionadas para você estar por dentro de tudo o que acontece no mundo musical, de cinema, TV e entretenimento em geral. Venha com a gente! PopNow - Know-how Pop

Copyright © PopNow 2017 - 2023. Todos os Direitos Reservados.

Connect
Inscrever-se na Newsletter

Olá, seja bem-vinde ao universo do Portal PopNow! A partir de agora você receberá notícias fresquinhas e selecionadas para você estar por dentro de tudo o que acontece no mundo musical, de cinema, TV e entretenimento em geral. Venha com a gente! PopNow - Know-how Pop