PopEntrevista
‘Dentro desse processo varias coisas surgiram e despertaram em mim, que foi a minha conexão com a minha negritude’: RUBY lança novo single ‘UHLALA’
A cantora e compositora RUBY abala mais uma vez o pop nacional e lança nesta sexta nas plataformas digitais seu novo single, “UHLALA”. Com sua voz melódica e poderosa, a artista apresenta a nova música cheia de atitude, com direto a um videoclipe bem colorido. Gravado nas ruas de Salvador, o vídeo é repleto de sensualidade, dança e figurinos de tirar o fôlego. RUBY nos mostra em seu videoclipe a aceitação de ser quem é, enquanto canta e dança nos encanta com sua beleza e voz.
- Fabrício Mascate fala sobre seu florescimento musical e racial em álbum de estreia
- MAR ABERTO fala sobre novo single ‘Maracanã’, inspirações, parceria com Pelé MilFlows e mais
- el escama fala sobre novo single “Suspensão Voluntária da Descrença”, novo álbum e mais
Para marcar brilhantemente o lançamento, a cantora estreia o single o interpretando ao vivo pela primeira vez na abertura do show de ninguém menos que Luísa Sonza. A apresentação acontece na festa +18, uma das mais bombadas do Brasil, edição Anaconda com Luísa Sonza, no sábado (19), em São Paulo.
“A música significa que esse processo precisa ser diário. É sempre uma conquista estar bem em sua própria pele, a ponto de não precisar de nada externo para te preencher. Acredito que quando se tem uma boa autoestima você consegue se doar de forma mais integral e verdadeira às relações interpessoais”, analisa a artista.
“Quando criança, eu me sentia muito vulnerável na minha própria pele. Sofria bullying na escola por causa da minha boca, cabelo etc. Eu tinha muita dificuldade de aceitação e amor-próprio. Após anos consecutivos alisando o cabelo, passei pela transição capilar aos 18/19 anos, quando me conectei com minha ancestralidade de uma forma muito intensa e construí minha autoestima a partir desse processo de autoconhecimento. Então, em ‘UHLALA’ eu trouxe a experiência pessoal que eu vivencio diariamente, a minha relação com meu corpo físico e tudo que ele representa para mim, e falo sobre a necessidade de aceitação social e a celebração das nossas características e personalidade, potencializando nossas qualidades para sermos sempre melhores”, conta RUBY.
A composição é de autoria da artista, ao lado de Arthur Marques, King, DJ Thay. O vídeo foi criado e assinado por Rodrigo Pitta, que já trabalhou com nomes como Anitta, Arto Lindsay e Luísa Sonza. A superprodução começa com RUBY mostrando toda a sua versatilidade pelas ruas de Salvador. No decorrer do clipe, a artista explora todas as suas versões, com vários de tipos de cabelos e cores, provando que todas podem ser o que quiserem ser e que a felicidade está em se olhar no espelho e sentir amor pelo que vê.
Confira a entrevista na integra:
Como esse novo single chegou até você?
Ruby: Esse single nasceu de uma vontade que eu tinha de trazer para as pessoas o processo pessoal de transição e dentro desse processo varias coisas surgiram e despertaram em mim, que foi a minha conexão com a minha negritude, com a historia da escravidão no Brasil, comecei a pesquisar sobre isso, pesquisar mais os meus antepassados. E eu queria trazer essa conexão porque é um momento de autoconhecimento pra uma musica, de uma forma que fizesse as pessoas se conectarem, não somente com a ancestralidade, como também com a negritude, com esse lugar de você estar bem com sua companhia, de você se bastar e não precisar de nada externo pra te preencher ou validar sua existência. Então queria trazer isso de uma forma, mas que fosse simples e objetiva pra que as pessoas conseguissem entender com facilidade e se conectar com essa verdade. E aí eu levei pra o estúdio o esboço que eu já tinha, finalizamos a musica e foi assim que nasceu UHLALA.
Quais expectativas com relação a esse lançamento?
Ruby: Eu já estou recebendo feedbacks muito positivos, as pessoas estão enviando mensagens falando que se identificaram muito com a musica, com a letra, então eu estou muito feliz por poder colocar esse trabalho no mundo. O artista, principalmente o que está começando a carreira agora como eu, ter um trabalho com a qualidade que a gente conseguiu chegar e com uma mensagem tão poderosa quanto essa, me deixa muito feliz e muito grata. Eu pensou assim: a gente planta, e quando a gente sabe o que a gente planta, eu acredito que a gente tem uma facilidade pra entender o que a gente vai colher, o que a gente quer colher. E eu estou plantando isso, essa semente no coração das pessoas, para as pessoas se conectarem com o que elas são de verdade, e com essa solitude “faça parte da nossa existência” e precisa ser realmente solitude pra não se transformar em solidão em um lugar que não é confortável e deixe a gente vulnerável na nossa própria pele.
Conta a historia do nome do novo single UHLALÁ?
Ruby: UHLALÁ é um sentimento, um estado de leveza, de tranquilidade, de solitude… acho que essa palavra tem esse lugar pra mim. Então UHLALÁ foi uma coisa leve quanto a musica tem a proposta de ser, de colocar a gente nessa vibe, nessa energia, nesse lugar gostoso.
O single vem acompanhado de um videoclipe , você participou da criação?
Ruby: Eu sou muito criativa, então acho que isso ajuda no processo e além da musica, minha criatividade vai pra outros lugares, outros setores. Eu dou palpite em tudo, todas as roupas fui eu que escolhi, juntamente com o stilist, então tem algumas coisas ali que eu tirei da minha cabeça e ele desenhou e a gente executou e ficou muito legal. Então eu sempre deixo a minha identidade e digital em algum lugar. É sempre uma troca, nunca uma imposição. Eu sempre trocar com a equipe porque são profissionais que já são experientes nessa área, eu não tenho essa expertise como eles tem, mas eles conseguem fazer essa leitura do que eu to pensando, do que eu estou vislumbrando e trazer para o mundo real de uma forma muito bem feita e da forma que eu gostaria.
Além do show com a Luísa, você já começou a se apresentar ao vivo?
Ruby: Então, eu estou montando agora que vai ser um EP completo. O EP está previsto para o final de março, então eu estou montando um show dentro desse repertorio, incrementando mais referencias pra fazer uma coisa bem bonita pra vocês. Mas eu já estou nesse processo de estar ensaiando, entendendo como vai ser a dinâmica, então é bem legal, é uma construção muito grande porque são vários setores diferentes e precisam estar alinhados pra fazer o negocio acontecer de uma forma bonita.
Quais planos e projetos para esse ano?
Ruby: Esse semestre meu objetivo é lançar o EP da melhor forma possível, apresentar musica pra o pessoal. Nesse EP eu venho sozinha, não tenho nenhum feat, é realmente uma carta de apresentação onde eu mostro várias facetas, possibilidades, referencias sonoras que eu gosto.