A Turma da Bola chega para conectar pais e filhos e promover a diversidade e o espírito esportivo. O desenho, que encanta adultos e crianças pela estética bem apurada, teve a primeira fase lançada no Youtube e em todas as plataformas musicais, no último dia 19, lança a segunda fase nesta sexta-feira 02 de dezembro, com uma nova série de vídeos, em comemoração à Copa do Mundo e uma homenagem especial ao ex-jogador e pentacampeão Denílson Show.
- Fabrício Mascate fala sobre seu florescimento musical e racial em álbum de estreia
- MAR ABERTO fala sobre novo single ‘Maracanã’, inspirações, parceria com Pelé MilFlows e mais
- el escama fala sobre novo single “Suspensão Voluntária da Descrença”, novo álbum e mais
Há 10 anos, Denilson está a frente do ‘Jogo Aberto’, ao lado de Renata Fan, em um dos principais programas esportivos da televisão brasileira. Além disso, é presença constante em campanhas publicitárias, assim como em palestras corporativas em todo Brasil. Suas redes sociais ultrapassam os 10 milhões de seguidores e seu podcast é um dos mais ouvidos do Brasil.
A ligação do pentacampeão com a música vem de família – além de ser amigo de diversos artistas: é casado com Luciele Di Camargo, irmã dos sertanejos Zezé di Camargo e Luciano. Com ela, Denilson tem 2 filhos: Maria Eduarda e Davi. Em 2022, o penta comemorou os 20 anos do lance histórico contra os turcos, na Copa de 2002, lance esse que ficou muito marcado para sempre na história do futebol.
‘Essa é uma homenagem que mexeu muito comigo. Quem me conhece sabe que sou um cara muito família, apaixonado pelos meus filhos. Poder fazer parte da vida das crianças contando um pouco da minha história para os pequenos que não me viram jogar é incrível’, comenta Denilson.
Na estreia, o Turma da Bola contou com 3 clipes, com uma grande produção assinada pela Alopra Estúdio, produção musical da Maria Viola e composições de Pedrinho Pimenta e Eric Barata (Atitude 67) com participação de mais alguns compositores, como Deco Martins (Hotelo). Desenvolvido pelo relações públicas Guilherme Alf, o Turma da Bola será distribuído pela GTS e pela Virgin e estará disponível no YouTube e nas plataformas de música.
Ainda durante a Copa mais um episódio será lançado, dessa vez com a participação do cantor Michel Teló, com uma música que apresenta cada personagem da Turma da Bola.
Pai da Nina, marido da Fernanda Ortiz (Manager da carreira do Léo Ortiz – Red Bull Bragantino e Seleção Brasileira) Guilherme Alf – RP e escritor reconhecido no mercado – , se viu entre todos esses elementos: necessidade de abordar a diversidade no futebol, reconhecimento do papel da mulher nesse meio e, principalmente, criar memórias de suas paixões (música e futebol) com sua pequena e adorável filha. ‘Aqui em casa a gente respira futebol e foi um processo natural ver a Nina se apaixonar pelo esporte. Com 1 ano levamos ela para assistir a final da Copa América no Maracanã, onde o dindo dela estava representando o Brasil. Daí pra frente frequentamos o estádio toda semana, mas eu sentia muita falta dela ter algo mais lúdico para assistir’.
Além de muita diversão, futebol e música, a Turma da Bola tem cinco pilares muito bem definidos que permeiam todo design, conceito e narrativa: vida saudável, família, diversidade, espírito esportivo e desenvolvimento. Cada personagem foi concebido com o firme propósito de apontar características peculiares ao mesmo tempo tão cotidianas: Gogo Goleiro, Dedê Defesa, Pepedalada, Bugol e Cacá Caneta, nossa camisa 10.
Personagens
Gogo Goleiro: Gogo é um menino muito forte e inteligente. Apesar de não ter 2 dedos em uma de suas mãos, esse brilhante rapaz é um grande goleiro e não deixa passar uma bola em sua trave! Apesar do jeitão ‘geek’ e ‘nerd’, esse menino ama estar em contato com a natureza. Ele está sempre pronto para uma competição e ajudar seu time em busca da vitória. Seu ídolo é o ex-goleiro da Chapecoense Jakson Follmann.
Dedê Defesa: Dedê Defesa é a líder que todos gostariam de ter em seu time. Sempre atenta e pronta para defender sua camisa com garra e determinação, é a grande capitã do time. Uma líder nata e muito acolhedora, Dedê sempre foi uma inspiração e é muito respeitada pelo seu time e todos seus amigos. É uma zagueira que sabe sair jogando, não faz falta violenta nunca. Sua ídola é a jogadora Formiga, um exemplo de atleta.
Pepedalada: Quando estamos falando em show em campo, Pepedalada nos dá aula! Com seus belos dribles, ele desequilibra qualquer defensor, passando muito fácil por qualquer defesa com muita habilidade. Apesar de parecer muito marrento, é um rapaz de coração enorme, muito sociável e querido por todos. Seu futebol é pura alegria e habilidade. É muito fã do Denilson Show e Vini Jr.
Bugol: Bugol é o nosso goleador. Joga fácil e com muita pontaria, encanta a todos com seus belos gols! Seu maior ídolo é o Richarlison da seleção brasileira. E sempre que pode, nunca deixa de assistir os lances de outro grande ídolo, o lendário Ronaldinho Fenômeno! Sempre que faz um gol, esse menino talentoso exibe em sua comemoração um jeito descontraído e brincalhão.
Caca Caneta: Nossa camisa 10, moleca, o cérebro do time, Caca Caneta é a que pensa nas jogadas, a grande ‘Marta’ (sua inspiração) da turma! Sempre a primeira a ser escolhida, exemplo de pessoa, sempre pensa em todos. O cachecol é seu acessório inseparável e muito importante, pois foi um presente da avó e que lhe dá grandes poderes com a bola.
A partir de janeiro e ao longo de 2023 novos episódios estarão disponíveis.
Sobre o Turma da Bola
Futebol, música e entretenimento em um só projeto. A Turma da Bola nasceu da necessidade de unir essas paixões dos brasileiros e produzir um material educativo para as crianças com narrativas atuais e importantes como inclusão, família, diversidade, saúde e esporte. Pilares fundamentais para o desenvolvimento e para a formação de uma sociedade mais justa e unida. O projeto foi criado pelo relações públicas Guilherme Alf e será distribuído digitalmente pela Virgin Music e com gestão da GTS, ambas empresas da Universal Music.
Confira a entrevista com Guilherme Alf, criador do ‘Turma da Bola’:
De onde surgiu a ideia de criar o projeto da ‘Turma da Bola’?
Guilherme Alf: A ideia de como surgiu ela é bem engraçada porque eu conheci em 2018 o CEO do Patati e Patatá o Igor Farias, aí eu fui almoçar com ele depois ficamos amigos, aí ele me contou a história de como que eles criaram Patati e Patatá, aí eu fiquei encantado naquela história incrível. Eu sempre fui muito apaixonado por futebol, trabalho com futebol muitos anos, minha esposa também trabalha,e aí eu entrei no carro e pensei ‘cara tem um desenho de palhaço que é incrível, tem desenho de galinha, a galinha pintadinha, de animaizinhos, por que que não tem um desenho de futebol? Porque o país do futebol não tem um desenho de futebol para as crianças?’. Tem alguns episódios de outros assim, mas não é um desenho que seja grande. E eu falei ‘cara não é possível que não tem. Será que não teve porque ninguém fez, ou ninguém fez porque não tem?’. E foi a partir disso que eu comecei a pensar no projeto. Aí em 2020 eu fui pai de uma menina de dois anos e meio agora, a Nina e claro que isso também mexeu muito comigo e me jogou mais no universo infantil, numa relação pessoal. E esse ano eu consegui tirar esse projeto do papel, não é fácil fazer um desenho, é super complexo de fazer, complexo e caro. Então eu tive que juntar muitas pecinhas para poder dar certo. Mas o resumo é esse, veio dessa ideia que não ter um desenho de futebol para poder hoje assistir com a minha filha, um desenho da minha paixão, da minha esposa que também é uma paixão dela,da minha filha que agora é pequenininha mas adora futebol.
Vocês trouxeram o Pedrinho Pimenta e o Eric Barata da banda Atitude 67 para compor, como foi o convite para participarem desse projeto?
Guilherme Alf: Eu durante cinco anos fui RP do Atitude 67, então eu tenho uma relação muito próxima, profissional e pessoal com eles, e o Pedrinho é um grande amigo, é meu padrinho de casamento, então a gente é bem próximo. E quando eu decidi fazer a Turma da Bola eu queria que as letras não fossem letras bobas sabe, por mais que fosse para crianças não queria que fossem letras bobinhas, eu queria que fossem letras adequadas para idade mas que tivessem arte, que tivessem música, que não fosse qualquer coisa. E na hora eu pensei no Pedrinho e também no Eric que é da Atitude 67, que eu chamei para coordenar a composição por serem grandes compositores por saber que são caras muito fodas assim compondo. E aí eles montaram um time muito legal, tem o Deco da Hotelo também, tem mais alguns outros compositores que participaram, e foi muito legal porque quando a gente fez a primeira rodada de composições, eu lembro que eles me ligaram depois falando ‘cara a gente amou fazer’, porque acho que é uma coisa meio diferente para eles sabe, eles não eram compositores de músicas infantis, então eles ficaram muito na pilha. E a gente tá fazendo uma fábrica de músicas absurdas, já fizeram umas 30 músicas mais ou menos, tá rolando vários camps que a gente chama de composição, eu vou dando os temas para eles, e eles já conhecem os personagens e a gente tá muito acelerado. Uma coisa é que eles fizeram as músicas não só porque foram convidados a fazer, mas tem uma genuinidade sabe, se apaixonaram mesmo pelo projeto, pela onde de fazer um lance infantil.
Esse projeto terá mais um clipe com Michel Teló. Como foi trabalhar com ele e trazer para esse projeto?
Guilherme Alf: Quando a gente teve a ideia de trazer o Michel, veio muito de uma preocupação nossa de todas as pessoas que a gente tá trazendo para o projeto e ainda mais o Michel que vai ter uma música com ele cantando, com a cara dele, que tivesse uma grande reputação, que fosse um exemplo para as crianças, que fossem pessoas que por exemplo o Michel que tem dois filhos. Então ele é um grande artista, claro não é um artista infantil mas é uma referência eu acho, uma referência como pessoa, como artista, como carreira, assim muito legal. E aí foi via gravadora, foi via Virgin que a gente convidou ele e foi muito legal porque ele é muito parecido com a história dos guri do Atitude 67 para compor, ele não só topou, como abraçou o projeto, e aí não é grana, não é não é visibilidade, não precisa de nada disso, o Michel já é um artista internacionalmente conhecido que tem a carreira muito estabilizada, mas ele quis fazer o projeto, isso é muito legal, quando o cara quer fazer, se encantou com o projeto, abraçou mesmo a causa e a gente ficou super feliz assim, imagina, é um sonho tá começando e o primeiro artista que vai cantar no Turma da Bola é Michel Teló. Eu brinco com o pessoal da gravadora que a nossa régua começou muito lá em cima.
E o outro clipe inédito é uma homenagem ao ex-jogador Denilson de Oliveira. Como foi gravar essa homenagem e como foi a recepção dele quando ouviu a faixa?
Guilherme Alf: Foi muito legal porque eu tenho uma relação pessoal com o Denilson já de muitos anos, conheço ele, já trabalhei com ele, e eu conheço o Denilson pai, o Denilson marido, Denilson amigo, Denilson que é um outro cara fora da televisão. Hoje ele é comentarista, trabalha na Band, e fora do ex-jogador, ele é um cara sensacional, ele é um cara incrível. Eu acho que todo jogador de futebol, ele tem um desafio quando está jogando que é se fazer presente na vida das pessoas, mas esse desafio fica ainda maior quando ele para de jogar, porque é muito cruel, depois que para de jogar os caras são esquecidos. E o Denilson continua sendo uma referência mesmo fazem mais de 10 anos que ele parou de jogar, ele ganhou o penta a 20 anos atrás em 2002. Então eu acho que o Turma da Bola é uma oportunidade dele continuar contando a história dele que é muito linda, um cara muito vencedor, um cara que batalhou muito, agora para as crianças que não tiveram a oportunidade de ver ele jogar. Então quando a gente conversou com ele, mostrou o projeto, mostrou a ideia de fazer o personagem dele, ele ficou muito emocionado, eu conheço ele já sabia que ele ia ficar emocionado, ele é bem emotivo mas por ver a Maria Eduarda que a filha dele, o Davi que são crianças que vão poder ter o desenho do pai delas agora, acho que é uma forma de perpetuar tudo que ele fez dentro de campo e fora de Campo através do desenho, então ele também é um cara que tá super feliz com o projeto, super empolgado, ele tá louco para soltar o clipe, mas eu falei ‘calma que é só sexta-feira, a gente tem que cumprir o cronograma’.
Como está sendo o feedback desde o lançamento da ‘Turma da Bola’ tanto para pais quanto para as crianças?
Guilherme Alf: Cara muito legal, o feedback tá super legal, eu tava comentando sobre a importância de um projeto quando ele tá começando dos feedbacks qualitativos, claro que o número é importante, e visualizações, a gente tá olhando para isso também, mas a gente tá prestando muita atenção em cada pessoa que nos escreve, que nos conta o que achou, a gente tem feito alguns grupos focais com crianças para assistir, para ver a reação delas, e cara tá muito legal, tá nos surpreendendo muito. Acho que as pessoas também não tinham talvez a expectativa de que fosse um projeto num nível de produção tão alto como a gente fez, é um projeto que para ter noção cada música entre a gente compor a música e ela ficar pronta são três meses de trabalho, para cada música. Então é uma galera trabalhando para fazer o projeto e o que a gente mais tem recebido do feedback é isso, as pessoas impressionadas com a qualidade, como eu falei do começo, dos compositores, não são músicas bobinhas, são músicas que tem uma história por trás, que tem uma alma sabe, a gente vê isso também nos clipes, nos desenhos, cada personagem foi pensado, cada personagem tem essa personalidade, claro tá começando ainda então tem muito a se desenvolver durante os próximos episódios, mas eu tô muito feliz com esse início de trabalho, ainda mais pegando uma copa do mundo que por um lado ajuda muito por todo mundo falar de futebol, por outro a gente tá concorrendo com muita coisa, com muito conteúdo, a gente pegou black friday, copa do mundo, natal. Então assim, é um projeto de longo prazo que a gente já tem episódios desenhados até junho do próximo ano, então a gente já sabe todos os episódios que vão sair, já estamos trabalhando eles, estamos produzindo eles, não é é uma aventura, é um projeto muito bem estruturado e muito bem pensado, acho que é por isso que estamos tendo feedbacks tão positivos.
Vocês têm planos de homenagear outras estrelas do futebol tanto feminino quanto masculino? E trazer novos artistas para compor?
Guilherme Alf: Não posso falar mas a gente já fechou com alguns artistas e com alguns jogadores e jogadoras, até porque a nossa Turma da Bola ali muitos dos ídolos são mulheres. Dedê Defesa adora formiga, a Caca Caneta adora a Marta, então a gente acha muito importante essa visibilidade pro futebol feminino também, porque o futebol é um esporte de todos, por isso a gente tem duas meninas do time, não são duas meninas quaisquer é a melhor jogadora do time que é a Caca, e a capitã do time que é a Dede, então elas têm um lugar de destaque assim porque acho bem importante. E a nossa ideia é trazer mais homenagens tanto para jogadores e jogadoras, quanto para artistas. Eu sempre quis turma da bola tivesse uma vida própria sabe, a turma da bola em si fossem personagens inéditos, isso a gente vai sempre manter, mas é muito importante, muito legal trazer os convidados que vão dando mais força pro projeto, vão emprestando a sua credibilidade pro projeto, acho que o Michel e o Denilson não iam estar com a gente se o projeto não fosse muito sólido, como os outros artistas e jogadores que a gente vai trazer aí mais para frente.
Olá, seja bem-vinde ao universo do Portal PopNow! A partir de agora você receberá notícias fresquinhas e selecionadas para você estar por dentro de tudo o que acontece no mundo musical, de cinema, TV e entretenimento em geral. Venha com a gente! PopNow - Know-how Pop