Brasil

Canecão pode ser entregue à iniciativa privada após destombamento

Uma das casas de shows mais emblemáticas e importantes do Brasil, o Canecão, localizado no bairro de Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro, poderá ser entregue à iniciativa privada. Posse da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a casa foi celeiro de grandes artistas nos anos 80 e 90.

A possibilidade da entrega à iniciativa provada surge após anos de dúvidas em relação ao local, que era tombado pelo IPHAN. Sob gerenciamento da UFRJ, o espaço caiu em desuso após luta na Justiça pelos direitos.

PUBLICIDADE

Após o destombamento da unidade, que foi votado na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), o local continua sob cuidados da UFRJ, que procurará parceiros para concessão do espaço.

Palco do Canecão em 2019 — Foto: Divulgação/UFRJ/Diogo Vasconcellos

De acordo com o deputado estadual André Ceciliano, a ideia é uma espécie de permuta entre a Universidade e empresas privadas.

“A proposta é ceder cerca de 450 mil metros quadrados em áreas da Universidade e, em contrapartida, será criada uma casa de espetáculos de 1.500 lugares, além de investir no hospital universitário e na construção de mais equipamentos para a própria universidade” – André Ceciliano.

UFRJ

Para a diretora do projeto de valorização dos ativos imobiliários e coordenadora de relações externas da UFRJ, Nadine Borges, a deflagração cria agora oportunidade de projetos de parceira para a recriação do Canecão.

“O tombamento impedia que a gente fizesse qualquer negócio naquela área. A ideia é devolver um equipamento cultural para a cidade. A UFRJ vai ceder alguns terrenos e como contrapartida a empresa ganhadora da licitação vai ter que construir um equipamento cultural, além de um alojamento para mais de mil estudantes, três restaurantes na Ilha do Fundão que, somados ao refeitório da Praia Vermelha, servirão oito mil refeições por dia. Uma possibilidade real de incrementar a assistência estudantil, considerando o perfil socioeconômico dos nossos alunos” – Nadine.

O Canecão

Berço de shows de grandes artistas do cenário nacional e internacional, o Canecão foi inaugurado em 1967, em meio à Ditadura Militar. Em 2009, após briga na Justiça, o espaço foi entregue à UFRJ, que ficou responsável por sua posse e manutenção.

Canecão quase 10 anos após interdição — Foto: Divulgação/UFRJ/Diogo Vasconcellos

Porém, após faltas de verbas e iniciativas para o uso do espaço, o Canecão caiu em ruínas, deixando a classe artística descontente. A ideia seria a criação de um centro cultural da UFRJ, mas o projeto sequer saiu do papel.

Vários artistas nacionais e internacionais já se apresentaram no palco do Canecão. Entre alguns dos shows mais memoráveis ocorridos na casa estão os shows de Maysa na temporada Canecão Apresenta Maysa, Chico Buarque na turnê As Cidades, Vinícius de Moraes, Antonio Carlos Jobim, Toquinho e Miúcha em 1977, os de Marisa Monte na turnê Verde, Anil, Amarelo, Cor-de-Rosa e Carvão, Cazuza na turnê Ideologia e os shows da banda Los Hermanos na turnê Ventura. Também se destacam os shows do mesmo Chico Buarque (na turnê Carioca), e os de Roberto Carlos em 2007. A banda RPM e o grupo cearense Mastruz com Leite também fizeram apresentações marcantes no Canecão.

Sair da versão mobile