UOL HOST: Hospedagem de sites, Loja Virtual, Registro de domínios
Conecte-se conosco

Brasil

Canecão pode ser entregue à iniciativa privada após destombamento

Uma das casas de shows mais emblemáticas e importantes do Brasil, o Canecão, localizado no bairro de Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro, poderá ser entregue à iniciativa privada. Posse da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a casa foi celeiro de grandes artistas nos anos 80 e 90.

A possibilidade da entrega à iniciativa provada surge após anos de dúvidas em relação ao local, que era tombado pelo IPHAN. Sob gerenciamento da UFRJ, o espaço caiu em desuso após luta na Justiça pelos direitos.

PUBLICIDADE

Após o destombamento da unidade, que foi votado na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), o local continua sob cuidados da UFRJ, que procurará parceiros para concessão do espaço.

Palco do Canecão em 2019 — Foto: Divulgação/UFRJ/Diogo Vasconcellos
Palco do Canecão em 2019 — Foto: Divulgação/UFRJ/Diogo Vasconcellos

De acordo com o deputado estadual André Ceciliano, a ideia é uma espécie de permuta entre a Universidade e empresas privadas.

“A proposta é ceder cerca de 450 mil metros quadrados em áreas da Universidade e, em contrapartida, será criada uma casa de espetáculos de 1.500 lugares, além de investir no hospital universitário e na construção de mais equipamentos para a própria universidade” – André Ceciliano.

UFRJ

Para a diretora do projeto de valorização dos ativos imobiliários e coordenadora de relações externas da UFRJ, Nadine Borges, a deflagração cria agora oportunidade de projetos de parceira para a recriação do Canecão.

“O tombamento impedia que a gente fizesse qualquer negócio naquela área. A ideia é devolver um equipamento cultural para a cidade. A UFRJ vai ceder alguns terrenos e como contrapartida a empresa ganhadora da licitação vai ter que construir um equipamento cultural, além de um alojamento para mais de mil estudantes, três restaurantes na Ilha do Fundão que, somados ao refeitório da Praia Vermelha, servirão oito mil refeições por dia. Uma possibilidade real de incrementar a assistência estudantil, considerando o perfil socioeconômico dos nossos alunos” – Nadine.

O Canecão

Berço de shows de grandes artistas do cenário nacional e internacional, o Canecão foi inaugurado em 1967, em meio à Ditadura Militar. Em 2009, após briga na Justiça, o espaço foi entregue à UFRJ, que ficou responsável por sua posse e manutenção.

Canecão quase 10 anos após interdição — Foto: Divulgação/UFRJ/Diogo Vasconcellos
Canecão quase 10 anos após interdição — Foto: Divulgação/UFRJ/Diogo Vasconcellos

Porém, após faltas de verbas e iniciativas para o uso do espaço, o Canecão caiu em ruínas, deixando a classe artística descontente. A ideia seria a criação de um centro cultural da UFRJ, mas o projeto sequer saiu do papel.

Vários artistas nacionais e internacionais já se apresentaram no palco do Canecão. Entre alguns dos shows mais memoráveis ocorridos na casa estão os shows de Maysa na temporada Canecão Apresenta Maysa, Chico Buarque na turnê As Cidades, Vinícius de Moraes, Antonio Carlos Jobim, Toquinho e Miúcha em 1977, os de Marisa Monte na turnê Verde, Anil, Amarelo, Cor-de-Rosa e Carvão, Cazuza na turnê Ideologia e os shows da banda Los Hermanos na turnê Ventura. Também se destacam os shows do mesmo Chico Buarque (na turnê Carioca), e os de Roberto Carlos em 2007. A banda RPM e o grupo cearense Mastruz com Leite também fizeram apresentações marcantes no Canecão.

SHOPPING

Newsletter Signup

Daniel Outlander
Escrito por

Jornalista, publicitário e diretor de jornalismo do PopNow, trabalha na área há 6 anos. Amante de música Pop e uma boa leitura, já foi a tantos shows que nem consegue lembrar. Já cobriu eventos como Rock in Rio, Lollapalooza Brasil, conheceu o Papa e busca o sucesso do portal.

Os 4 posts em destaque

BTS apresenta ‘Stay Gold’, primeiro single de novo álbum

K-Pop

Lives do Dia Lives do Dia

Gigantes do Samba realizam live neste domingo com participação especial de Ana Clara

Lives do Dia

Por um fio: ex-atriz da Globo lança documentário sobre violência com as mulheres

Séries

Eu não deixei de te amar Eu não deixei de te amar

George Henrique e Rodrigo falam de um amor não superado em ‘Eu Não Deixei de Te Amar’

Sertanejo

Anúncio
Newsletter Signup

Copyright © PopNow 2017 - 2020. Todos os Direitos Reservados.

Conecte-se
Newsletter Signup