Pop
Bad Bunny é o primeiro latino eleito como ‘Artista do Ano’ pelo Apple Music; confira
A Apple Music selecionou Bad Bunny como artista do ano de 2022, marcando a primeira vez desde o lançamento do Apple Music Awards em 2019 que um artista latino recebeu a honra. O prêmio reconhece a ‘excelência artística e influência na cultura global do músico em 2022’, segundo o anúncio oficial. Ele se junta aos homenageados anteriores da AOTY, incluindo Billie Eilish, Lil Baby, Megan Thee Stallion, Taylor Swift e The Weeknd.
- Beyoncé anuncia apresentação no especial de Natal da NFL Ravens vs. Texans
- Rock the Mountain anuncia Jorja Smith para edição 2025
- Kelly Clarkson traz versão country de ‘Please Please Please’ de Sabrina Carpenter no Kellyoke
O titã do rap-reggaeton porto-riquenho passou a maior parte deste ano dominando o mercado global da música. Seu último álbum de estúdio, ‘Un Verano Sin Ti‘, é o álbum mais transmitido da Apple Music em 2022, e levou o cantor de ‘Titi Me Pregunto’ a se tornar o artista latino mais proeminente de todos os tempos pela contagem mundial de streaming na Apple Music. Após seu lançamento em 6 de maio, o conjunto de 23 faixas alcançou o recorde mais alto de transmissões do primeiro dia em todo o mundo. Sua brilhante faixa de abertura, ‘Moscow Mule’, também detém o recorde da Apple Music para a maior música latina de todos os tempos por streams de primeiro dia em todo o mundo.
Além disso, ele quebrou o recorde de mais entradas simultâneas de um único artista latino com 22 músicas no Daily Top 100 da plataforma e alcançou o primeiro lugar nessa mesma playlist em 34 países em todo o mundo – um marco que nenhum outro artista latino conseguiu alcançar . Ele detém os álbuns latinos nº 1, nº 2 e nº 3, que são contabilizados por streams do primeiro dia.
Também neste ano, ele se tornou o único artista da história a realizar duas turnês separadas com bilheteria de US$ 100 milhões em menos de 12 meses, entre sua ‘El Último Tour Del Mundo’ e sua última ‘World’s Hottest Tour’, que recentemente atingiu os EUA por sete semanas.
‘Quando comecei, não tinha uma base de fãs global’, disse o artista à Apple Music em um filme exclusivo. ‘Sou grato por tudo que conquistei e por tudo que vivi. O movimento da música latina cresceu muito. Eu nunca levaria todo o crédito ou diria: ‘É por minha causa’. Não, é cada um de nós. Toda uma geração. Nossa energia e presença são sempre sentidas.’
Em fevereiro de 2018, Bad Bunny foi o primeiro artista latino ‘Up Next’ da Apple Music para o programa de artistas em ascensão da plataforma. Ele também foi o apresentador de estreia do Trap Kingz, seu primeiro programa de rádio em espanhol na rádio Beats 1, e apresentou os primeiros seis episódios do programa em 2017.
Para comemorar sua vitória na AOTY, Bad Bunny assumirá a lista de reprodução ‘La Fórmula’ da plataforma, que é preenchida com suas faixas favoritas de Myke Towers, Rauw Alejandro, Jhayco e outros. Os fãs também podem sintonizar o Apple Music 1, onde é o Bad Bunny Day com conteúdo de rádio exclusivo, como entrevistas de início de carreira, especiais e muito mais.