Opinião

Aretha Franklin: Diva do Soul influenciou artistas como Demi Lovato, Adele e Beyoncé

Aretha Franklin. Foto: Reprodução/Instagram

A morte de Aretha Franklin pegou os fãs do Soul, R&B e gospel de surpresa nesta quinta-feira, 16. Uma voz lendária com uma carreira brilhante, a cantora e compositora emocionou gerações deixando um legado na música. Aos 76 anos e com mais de 50 dedicados à música, a estrela é, foi e sempre será uma influência para grandes artistas.

29º Prêmio da Música Brasileira: cerimônia no Theatro Municipal do Rio revela vencedores

Em sua longa estrada, a “Rainha do Soul” foi responsável por influenciar diversos artistas, que viam a estrela com idolatria. Grandes e consagrados nomes se espelhavam na história da lendária artista.

Grandes nomes como a estrela global Adele e o fenômeno Beyoncé tem em Aretha um exemplo. Filha de pai evangélico e pastor de igreja, Aretha iniciou sua carreira cantando gospel. Mas se engana quem pensa que ela foi “meramente” uma estrela do gênero. Ela fez história, encantou gerações e foi uma das precursoras do que entendemos hoje como Pop, estilo até então extinto e que revelou grandes nomes da música mundial.

Ao saberem que Aretha Franklin estava no hospital, Beyoncé e Jay-Z dedicaram um dos shows da “On The Run II” à cantora, menção que faz jus ao que ela significa para o mercado fonográfico.

Aretha Franklin. Foto: Reprodução/Facebook

Diva do feminismo

Nos anos 1960, quando iniciou na música, Aretha Franklin rompeu barreiras ao se colocar em suas músicas. Compositora, a artista foi uma voz ativa em defesa do direito das mulheres e igualdade de gêneros. Em 2005, foi premiada com a Medalha Presidencial da Liberdade, que é a mais alta condecoração civil americana. Em 2009, cantou para o então eleito presidente Barack Obama, em sua cerimônia de posse.

Ela foi uma das estrelas que abriu precedente para o que temos hoje em relação à música. Sua voz rendeu diversos sucessos que ainda hoje são lembrados, como as lendárias “Respect“, de 1967, e “Natural Woman“, de 1968.

Influenciados

Grandes estrelas da música viram em Aretha uma inspiração. Além de Beyoncé e Adele, Demi Lovato, Jennifer Hudson, Mariah Carey e Mary J. Blige são outras artistas que viram na cantora um modelo de carreia, voz e porte no palco.

Aretha foi uma influenciadora num mundo onde os “influencers” não existiam, e viu no mundo da música a possibilidade de fazer do mundo um lugar melhor.

Mariah Carey foi uma das artistas que conseguiu transformar seu amor e admiração por Aretha em parceria e amizade. As duas cantaram juntas e dividiram os palcos diversas vezes, provando como pupilo e orientador podem fazer um belo trabalho juntos.

Em sua conta no Instagram, Mariah comentou um pouco sobre seu convívio e experiência com Aretha.

Jurada da atual temporada da versão norte-americana do “The Voice“, e oriunda de outro reality, o “American Idol“, Jennifer Hudson foi outra artista que falou de Aretha uma publicação no Instagram. “Sem palavras“, a cantora publicou um vídeo onde mostra uma playlist de músicas da Rainha do Soul.

Veja detalhes sobre a morte e repercussão: 

 

Sair da versão mobile