PopEntrevista
‘A ideia é levar conhecimento profundo sobre a gestão e o planejamento de uma carreira artística’: LEP Music Day’ chega ao Rio do Janeiro
Ser um artista profissional é um sonho para muitas pessoas. Mas para isso, é necessário mais do que talento. Tornando esse sonho cada vez mais real, o LEP Music Day desembarca no Novotel, em Botafogo – Rio de Janeiro, nos dias 2 e 3 de março, proporcionando aos artistas independentes a oportunidade de aprender sobre desenvolvimento de carreira e profissionalização.
- Fabrício Mascate fala sobre seu florescimento musical e racial em álbum de estreia
- MAR ABERTO fala sobre novo single ‘Maracanã’, inspirações, parceria com Pelé MilFlows e mais
- el escama fala sobre novo single “Suspensão Voluntária da Descrença”, novo álbum e mais
“A ideia do LEP Music Day é levar conhecimento profundo sobre a gestão e o planejamento de uma carreira artística, e pretendemos alcançar a classe artística iniciante que desejam entrar neste mercado, mas também queremos aprimorar o conhecimento básico dos artistas em projeção. Porém somos um pouco mais ousados e queremos no futuro ser a maior Academia de Gestão e Planejamento Estratégico de carreira, bem como abrir o nosso cardápio de cursos para formarmos novos empresários, novos produtores que vão além de prepararmos os artistas, mas sim novos profissionais dos bastidores da nossa economia criativa.”
O evento contará com grandes nomes no mercado fonográfico, como o estrategista Geovane Bento, o produtor Rafael Senna, a advogada Priscilla Crespo, a jovem Raphaela Gomes no marketing, além de convidados como o empresário Marcelo Lobato e a cantora e compositora Liah Lobato.
Sobre o surgimento do evento, a idealizadora Tayana dos Santos conta: “O evento surgiu de uma necessidade minha, quanto empresária, de entender melhor o mercado por dento, para além dos grandes festivais que eu realizada. Ou seja, foi uma dor minha, que em um determinado momento investi errado, perdi dinheiro e me frustei, porém depois fui perceber que era pura falta de conhecimento, e assim como eu, várias pessoas tinham a mesma dor. Essa já é a 5º Edição, sendo duas on line em plena pandemia, e vem sendo gratificante levar conhecimento a uma classe desacreditada e até mesmo marginalizada, uma vez que a informalidade do nosso mercado mas com que a sociedade não enxergue o mercado artístico como uma indústria de geração de emprego e renda. Já tivemos alunos que estavam totalmente frustados e desanimados com mercado a ponto de querem desistir e assim que fizeram o workshop tiveram uma virada de chave e resolveram retomar suas carreiras, agora conheço mais a fundo como funciona.”
Quebrado barreiras
O projeto, que foi um sucesso em sua primeira edição em Vila Velha – ES, será uma imersão em empreendedorismo artístico e musical, preparando artistas, produtores, técnicos, empresários, profissionais e interessados no meio em geral. Nas 20h de aprendizado, serão abordados: gestão de carreira, performance, apresentação e naturalidade, produção musical, direitos autorais, marketing e muito mais.
“Na era digital de hoje, o maior desafio para os artistas é se destacar em um mar de conteúdo. É crucial ter uma estratégia de marketing digital bem definida e estar presente em todas as plataformas de streaming. Também é importante ter um som autêntico e único para atrair a atenção dos ouvintes. No entanto, persistência e dedicação são as chaves para construir uma carreira musical de sucesso, independentemente dos desafios que suram em seu caminho.” conta Geovane Bento, estrategista fonográfico e um dos palestrantes.
Nasce uma ideia
Realizado pela Lep Produções e patrocínio da CNseg (Confederação Nacional das Seguradoras), o Rio de Janeiro será a segunda cidade a receber o workshop, que passará por todo Brasil.
A ideia nasceu da percepção da idealizadora Tayana dos Santos dessa carência de informação, por experiência pessoal. “Tive algumas frustrações em agenciar artistas. Acreditava que somente a experiência em grandes eventos seria suficiente, mas o mercado fonográfico e artístico é totalmente diferente”, conta.
“Decidi buscar conhecimento e me deparei com um mercado sem informações. Foi quando encontrei Geovane Bento, um estrategista fonográfico e hoje um de nossos palestrantes”, diz Tayana. E Geovane abraçou a ideia. “Ela fez a minha mentoria e idealizou o workshop. Embarcamos juntos nessa e hoje acredito que o projeto vai transformar a carreira dos inscritos”, afirma o estrategista.
Brasil de Todos Os Ritmos
Em 2019, Tayana desenvolveu o festival Brasil de Todos os Ritmos, mas, às vésperas da realização, a pandemia o impediu de acontecer conforme planejado. “Quando vimos que não iria acabar tão cedo, fizemos o workshop online e enviamos o material didático para os 200 inscritos”.
A grande surpresa é que, ao decidirem abrir ao público pelo Youtube, o que eram 200 inscritos tornaram-se 2.000 espectadores. “A partir daí, vimos que esse mercado tinha que ser desbravado e fizemos mais duas edições online e uma presencial”. Agora, o Lep Music Day será uma imersão maior e mais completa de empreendedorismo, desenvolvimento de carreira e profissionalização para artistas independentes.
Transformando vidas
De acordo com Geovane, o maior fator motivacional para acreditar no projeto é observar o potencial transformador que o Lep Music Day tem na carreira de tantos artistas. “Uma artista deu depoimento que estava desistindo da carreira, até que ganhou o ingresso no sorteio da rádio e já no primeiro dia decidiu que era a oportunidade que precisava para seguir em frente”, afirma. “Isso não tem preço para nós”.
Programação
Entre todo o conteúdo que será oferecido, no primeiro dia terão as palestras de Proposta Artística e PHD Artístico, com Geovane Bento; Proposta Musical, com Rafael Sena; Direitos Autorais, com Priscilla Crespo; “Como conseguir um empresário”, sob o olhar do convidado do dia o empresário Marcelo Lobato e “Definindo ações de marketing digital”, com Rapha Gomes.
Já no segundo dia, Show Hipnótico, com Rafael Sena; “Você é a sua melhor marca”, com Rapha Gomes, “A segurança do seu patrimônio”, com Karini Madeira, da patrocinadora CNseg; “A importância da Performance e da naturalidade”, com a convidada do dia a cantora e compositora Liah Soares; Formas de Financiamento, com a Secretária Estadual de Cultura Danielle Barros; Direitos de Imagem, com Priscilla Crespo; “Dominando as Plataformas de Streaming”, com Geovane Bento e diversas outras programações bônus como Captação de Recursos e Leis de Incentivo. Ao final teremos um pocket show com a cantora Liah Soares.