UOL HOST: Hospedagem de sites, Loja Virtual, Registro de domínios
Conecte-se conosco

Séries

Tarsila do Amaral é tema do episódio de estreia da série ‘Matizes do Brasil’

Tarsila do Amaral. Foto: Divulgação

Dirigida por Bianca Lenti, “Matizes do Brasil” investiga o processo de criação de algumas das mais importantes pinturas e instalações feitas por grandes artistas brasileiros do modernismo e do período contemporâneo. Dividida em 14 episódios, a série inédita e exclusiva do Canal Curta! vai mostrar trabalhos emblemáticos de nomes como Anna Maria Maiolino, Ernesto Neto, Cildo Meireles, Djanira, Helio Oiticica, Lygia Pape e Tunga. Especialistas, como curadores e críticos de arte, fazem comentários sobre as obras.

A primeira homenageada é Tarsila do Amaral, pintora, desenhista, tradutora e uma das figuras centrais da primeira fase do modernismo brasileiro. Entre suas obras, que bebem na fonte dos artistas plásticos europeus e da arte popular do Brasil, estão “Abaporu” (1928), “A Negra” (1923), “Autorretrato” (1923) e “Antropofagia” (1929). A partir delas, a série discute os traços marcantes e temas como a originalidade nas criações de Tarsila. “Matizes do Brasil” é uma série da Giros Produções, viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A estreia é na Terça das Artes, 31 de março, às 23h30.

Tarsila do Amaral. Foto: Divulgação

Série de Nelson Motta tem episódio sobre o ‘caldeirão musical’ do fim dos anos 1960, no Brasil.

Entre 1967 e 1970, o Brasil via o regime militar tomar contornos cada vez mais autoritários. No entanto, essa também foi uma época de intensa ebulição criativa no panorama musical brasileiro. Esse momento da nossa história é retratado em  “O Caldeirão Musical”, episódio inédito da série “101 Canções Que Tocaram o Brasil”, apresentado pelo produtor, jornalista e compositor Nelson Motta, com roteiro escrito em parceria com Pedro Motta Gueiros. Dirigida por Roberto de Oliveira, a série é uma produção original da Rinoceronte para o Curta!.

Entre a placidez da bossa nova e a pulsação do afro-samba, outros ritmos esquentavam o “caldeirão musical”, enquanto novos artistas eram revelados nos famosos festivais de música, como Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil — sem imaginar que se tornariam alguns dos nomes mais importantes da MPB nos anos seguintes.  A exibição é na Segunda da Música, 30 de março, às 23h30.

Segunda da Música – 30/03

23h30 – “101 Canções Que Tocaram o Brasil” – Episódio “O Caldeirão Musical” 
Entre a placidez da bossa nova e a pulsação do afro-samba, os ritmos ferventes do caldeirão musical refletiam o estado o país em ebulição entre 1967 e 1970, numa das fases mais criativas da MPB. Diretor: Roberto de Oliveira. Duração: 26 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 31 de março, terça, às 03h20 e às 17h30; 1 de abril, quarta, às 11h30; 2 de abril, sábado, às 10h10; 3 de abril, domingo, às 18h.

Terça das Artes – 31/03

23h30 – “Matizes do Brasil” (Série) – Episódio “Tarsila do Amaral”
Tarsila do Amaral, uma das figuras centrais da primeira fase do movimento modernista brasileiro, é o tema deste episódio de “Matizes do Brasil”, que aborda traços marcantes, originalidade e exotização na obra da artista. Diretores: Bianca Lenti. Duração: 26 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 1 de abril, quarta-feira, às 03h30 e às 17h30; 2 de abril, quinta-feira, às 11h30; 4 de abril, sábado, às 19h10; 5 de abril, domingo, 09h30.

Quarta de Cinema – 01/04

20h – “Cineastas” (Série) – Episódio: “Fernando Meirelles”
A brilhante carreira do cineasta Fernando Meirelles é revista por seus companheiros da produtora O2 Filmes, Nando Olival, Paulo Morelli e Andrea Barata Ribeiro, pelo roteirista Bráulio Mantovani, pelos atores Matheus Nachtergaele e Alice Braga e por sua biógrafa, Maria do Rosário Caetano. Do início, na publicidade, às produções internacionais e à sua participação no Oscar. Diretor: Hermes Leal. Duração: 45min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 2 de abril, quinta-feira, às 0h e 14h; 3 de abril, sexta-feira, às 08h; 05 de abril, sábado, às 16h50.

Quinta do Pensamento – 02/04

21h30 – “A Influência da Geração Beat” (Documentário)
Saiba como a amizade de Jack Kerouac, Allen Ginsberg e William Burroughs originou o movimento literário da Geração Beat. Do início em Nova York, no final da Segunda Guerra Mundial, até o fim, 15 anos depois, com a publicação de “Howl” (Ginsberg), “On the Road” (Kerouac) e “Naked Lunch” (Burroughs). O trio criticou a literatura, lançou as sementes da contracultura e influenciou o estilo de vida das gerações que viriam depois.  Direção: Xavier Villetard. Duração: 52 min. Classificação: Livre.Horários alternativos: 03 de abril, sexta-feira, às 01h30 e às 15h30; 04 de abril, sábado, às 23h; 05 de abril, domingo, às 14h10; 06 de abril, segunda-feira, às 9h30.

Sexta da Sociedade – 03/04

20h – “Fronteiras Fluidas” (Série) – Episódio “O Sol Brilha Fraco”
Os Guarani-Kaiowá lutam pela demarcação de suas terras em meio à expansão do agronegócio no Estado do Mato Grosso do Sul. À frente das negociações está Otoniel, liderança indígena que circula no chamado “mundo dos brancos”. Após o assassinato de um indígena na região de Caarapó, surgem novos conflitos com os fazendeiros, e Otoniel faz a ponte de diálogo entre os representantes do agronegócio e os indígenas.  Diretor: Mariana Fagundes. Duração: 26 min. Classificação: 14 anos. Horários alternativos: 4 de abril, sexta-feira, às 0h e às 17h30; 5 de abril, segunda-feira, às 7h50; 6 de abril, terça-feira, às 14h; 7 de abril, terça-feira, às 8h.

SHOPPING

Newsletter Signup

Daniel Outlander
Escrito por

Jornalista, publicitário e diretor de jornalismo do PopNow, trabalha na área há 6 anos. Amante de música Pop e uma boa leitura, já foi a tantos shows que nem consegue lembrar. Já cobriu eventos como Rock in Rio, Lollapalooza Brasil, conheceu o Papa e busca o sucesso do portal.

Os 4 posts em destaque

‘Uma voz por dia’: Pocah assume quais artistas são suas referências musicais

Uma Voz Por Dia

Elyfer Torres conta toda a preparação para viver ‘Betty em Nova York’; série de grande sucesso na TV e agora na Netflix

Brasil

‘Chromatica’ é o nome do novo disco de Lady Gaga; veja data de lançamento

Pop

‘Future Nostalgia’: álbum de Dua Lipa vaza e cantora chora ao anunciar adiantamento

Pop

Anúncio
Newsletter Signup

Copyright © PopNow 2017 - 2020. Todos os Direitos Reservados.

Conecte-se
Newsletter Signup