Anitta e J Balvin. Foto: Divulgação
Reggaeton

O espanhol na música mundial

Foto: Divulgação

*Por Amábilie Mendes

Analisando as músicas mais ouvidas ao redor do mundo as canções cantadas em espanhol aparecem numa escala de três a cada sete. Embora a maioria seja em inglês, o idioma marca sua presença com nomes como Shakira e Enrique Iglesias, e ainda três brasileiros. Anitta aparece três vezes na lista com os hits “Vai Malandra” (maior parte cantada em português), “Downtown” e “Machika” parcerias com o colombiano J Balvin.

PopEntrevista: Valesca

A carreira internacional da cantora foi alcançada com a força das parcerias, músicas com inglês e espanhol nas letras, e visão dos “negócios” musicais, a brasileira chegou ao top 10 da Billboard, revista norte americana conceituada no mundo da música. Outro brasileiro no ranking dos mais ouvidos pelo mundo é o Mc Fioti, “Bum Bum Tam Tam“, com uma forcinha da turma: J Balvin, Future, Stefflon Don, Juan Magán. Nego do Borel também aproveita a boa onda dos feats e ao lado de Maluma, outro ícone pop latino, aparece em “Corazón“.

O Brasil é o único país que da América Latina que não tem o espanhol como língua oficial, e nem secundária, mesmo assim consegue se ligar de alguma forma a sua latinidade, com novelas ou músicas. Um grande sucesso aqui nos anos 1980 foi a banda Menudo. O grupo porto-riquenho conquistou muitos fãs brasileiros e até hoje as pessoas se lembram de “No te Reprimas”.

O Brasil se aproxima do espanhol pelas brechas culturais, é a melhor aproximação do idioma dos vizinhos de Continente. Uma das formas desse contado se dá por causa das novelas, que mesmo sendo dubladas em português tinham músicas, e o ritmo acelerado das falas remetiam ao idioma original em que eram gravadas. Até hoje os brasileiros fazem memes ligados a novelas como Maria do Bairro, Paola Bracho de “A Usurpadora“, além das versões brasileiras das novelas mexicanas, tudo isso por causa da grande pareceria entre SBT e Televisa, outro grande sucesso ocasionado por essa união resulta em Chaves e Chapolin.

Alguns nomes se repetem nas trinta músicas em espanhol mais ouvidas ao redor do mundo, um deles é J Balvin, José Álvares Osorio Balvín, o colombiano de 32 anos é cantor e compositor, entre as parceria que já fez, nomes como: Justin Bieber, Ariana Grande, Pitbull, Camila Cabello, Pharrell Williams. Outro nome repetido na lista é o do cantor Luis Fonsi, de Porto Rico, vencedor do Grammy Latino com o megahit Despacito“, canção do ano (2017) e três categorias incluindo Melhor Vídeo Musical.

Nos últimos tempos a diversidade nas artes tem sido algo de bastante discussão, logo a 60º premiação do Grammy com um cantor latino cantando em espanhol no palco em Nova York é um marco, já que as músicas em inglês sempre saem com todo destaque. Ainda existem nomes não muito conhecidos para o público brasileiro, por isso, vale conferir a lista com todas as músicas cantadas em espanhol que estão sendo ouvidas pelo mundo inteiro.

Ouça a lista completa das 30 mais ouvidas em Espanhol: 

 

 

O espanhol na música mundial
To Top