UOL HOST: Hospedagem de sites, Loja Virtual, Registro de domínios
PopEntrevista

Criador do Prêmio Jovem Brasileiro, Guto Melo fala sobre evento e importância de iniciativas de empreendedorismo

Foto: Divulgação/Agência Zapping

Com uma grande proposta, diversos prêmios surgiram no Brasil com diferentes propostas. Com vocações populares ou jures especializados, as premiações caíram no gosto do público assumindo uma proposta mais interativa. E é nesta questão e na resposta dos fãs que o Prêmio Jovem Brasileiro se encaixa. Mas quem é o “jovem brasileiro”?

É nesta busca constante que se encontra Guto Melo, idealizador do evento. Sempre antenado no que está acontecendo no mundo jovem, o empreendedor conversou com o PopNow para falar sobre o evento.

PUBLICIDADE

Trazendo Carlinhos Maia como apresentador, o Prêmio Jovem Brasileiro acontece em outubro no Memorial da América Latina, em São Paulo.

Guto Melo. Foto: Divulgação/Agência Zapping
Guto Melo. Foto: Divulgação/Agência Zapping

Confira a entrevista:

Portal PopNow: Você é um empreendedor e criador do Prêmio Jovem Brasileiro. Ao pensar no evento, que se consolida anualmente como um dos maiores do país, qual foi a ideia que você quis passar?

Guto Melo: A maioria das premiações destacam pessoas que já tem anos de experiencia. O PJB foi criado para valorizar os jovens na sociedade e comemorar o Dia do Jovem (13/04) e o Dia da Juventude no Brasil (22/09). Com mais de 20 categorias em diversos segmentos, o PJB tornou-se a maior premiação jovem do mundo!

Portal PopNow: O PJB é uma premiação diversa com votação online. O objetivo de promover essa votação é para gerar maior interação dos fãs?

Guto Melo: A premiação é toda feita pelos fãs! A primeira etapa é uma enquete para que os indicados sejam realmente quem os jovens curtem no momento. O engajamento é absurdo e hoje conversamos com mais de 300 mil jovens, cadastrados em nossa base.

Portal PopNow: Por suas ações, você já foi premiado algumas vezes como “Homem de Sucesso”, “Inspiração do Amanhã”, dentre outros títulos. Como você avalia a questão do empreendedorismo no Brasil, uma vez que o brasileiro é “treinado” para estudar e garantir um emprego formal, mas não para criar seu próprio emprego? Como isso aconteceu na sua vida?

Guto Melo: Olha! Isso tinha que ser ensinado nas escolas. Eu comecei vendendo doces na porta daminha casa, sempre quis ter o meu dinheiro. Eu arregacei as mangas e fui fazendo. O Jovem de hoje tem inúmeras ferramentas e forma de planejar um negócio. Muitos dizem que tive sorte, eu digo que sim: foi sorte em agarrar todas as oportunidades e colocar em prática todas as ideias e projetos, que saíram do papel.

Portal PopNow: O jovem de hoje e os “milleniuns” já nascem imersos ao contexto de redes sociais, exposição extrema à todos os tipos de conteúdo e começão a desenvolver opiniões cada vez mais cedo. Como você acha que essa questão pode ajudá-los quanto ao empreendedorismo, uma vez que muitos já sabem quando novos o caminho que gostariam de seguir em suas vidas profissionais?

Guto Melo: Ter Foco! Fazer o que ama e planejar um caminho. As possibilidades são inúmeras e se perder desviando do objetivo é bem rápido.Pesquise, faça uma imersão em empresas que fazem o que você quer e entenda tudo do possível negócio. Não tenha medo e saia de trás da tela do celular para a prática na vida real.

Portal PopNow: Voltando a falar sobre o PJB, quais são as novidades que vocês planejam para este ano?

Guto Melo: São 18 anos, né? Estamos preparando muitas coisas legais. O que já posso adiantar pra vocês do PopNow são os shows que já temos confirmados: Gustavo Mioto e Vitor Kley. Fora quem vai apresentar o PJB deste ano…que vai dar o que falar! #FicaDica

Portal PopNow: O PJB é muito democrático, e premia desde personalidades da TV à famosos da web e outros segmentos. Você considera o PJB como um integrador?

Guto Melo: Mais que um integrador. Um Socializador! Nesses 18 anos, o que mais marcou na vida dos premiados é que o garoto da comunidade teve contato com o youtuber famoso que também ganhou o PJB, assim como ele por desenvolver um trabalho social na favela. E mais… o PJB serve como espelho para milhares de jovens que nos acompanha pelas redes. Eles ficam ligados em quem sobe no nosso palco e pensa que também pode fazer a diferença, que podem lutar pelo seu espaço e quem sabe, até subir no palco do PJB um dia.

SHOPPING

Criador do Prêmio Jovem Brasileiro, Guto Melo fala sobre evento e importância de iniciativas de empreendedorismo

To Top