Brasil
Zaia Freire celebra o forró em novo clipe ‘Meu Baião’
O cantor e compositor paranaense, radicado em Santa Catarina: Zaia Freire, lança respectivamente na sexta-feira (24), nas plataformas digitais a música e no sábado (25), o videoclipe, “Meu Baião”, simultaneamente, em seu canal no youtube, no canal da Madrigal Filmes e do Estúdio de Dança “Dois prá lá e Dois pra cá”.
- Ella Medrá estreia clipe de ‘Sim ou Não’ e encerra trilogia sobre flerte e decepção
- Luan Santana inaugura nova etapa lunar com o single ‘Parece’
- De Belém do São Francisco para a Galáxia: artista pernambucano Mateu fala sobre novo single, ‘Vinho’
A música foi produzida durante a pandemia no Estúdio Araruna de Joinville, cidade que o músico há anos adotou para fixar residência e se lançar artisticamente. O videoclipe, por sua vez, foi produzido através do financiamento coletivo pelo site Catarse, com a colaboração de amigos e fãs, e foi produzido pela Madrigal Filmes.
Izaias de Souza Freire, é filho de migrantes nordestinos, radicado na maior cidade catarinense, desde os anos 1990, que além de professor da rede pública estadual é músico.
“Meu Baião” evoca o tema da seca no sertão, traçando um paralelo entre a flor e o amor no que possuem de necessidades no existir. Expressão de uma herança cultural nordestina que o compositor carrega consigo, a música é regada por sua memória afetiva.
— “eu cresci ouvindo histórias do sertão contadas pelo meu pai, histórias da seca, do cangaço e da migração de minha família dos Estados de Sergipe e Bahia para o Sudeste e Sul. Cresci num ambiente rural, embora meu contato com o sertão, para além de minha memória de infância, foi mesmo através da literatura brasileira, na qual o sertão é mais que um espaço geográfico, é um sentimento, é uma subjetividade que nos habita” — afirma o compositor.
O local escolhido para gravar o clipe foi a varanda da Casa Krueger, um imóvel tombado pelo patrimônio histórico, situado na zona rural de Joinville. O roteiro é assinado por Renan Bett da Madrigal Filmes e conta ainda com uma coreografia de profissionais da dança, parceria com o Estúdio de Dança “Dois prá lá e Dois pra cá” de Joinville.
A música foi produzida pelo multi-instrumentista Gabriel Vieira, a percussão de Rafael Vieira e a participação especial do acordeonista Bebê Kramer (RJ). A arte gráfica é assinada pela artista visual, Carol Silva.
Atualmente, Zaia está produzindo material para o lançamento de um álbum para 2022.