PopEntrevista
WD traz elementos que marcaram sua vida em novo single ‘Periferia’
WD, cantor e compositor conhecido por todo o país a partir de seu sucesso na última edição do The Voice Brasil, divulga “Periferia”, start para uma série de lançamentos em seu novo momento de carreira. A faixa, autoral e com mensagens importantes, já está disponível em todas as plataformas digitais e clipe no Youtube.
- Fabrício Mascate fala sobre seu florescimento musical e racial em álbum de estreia
- MAR ABERTO fala sobre novo single ‘Maracanã’, inspirações, parceria com Pelé MilFlows e mais
- el escama fala sobre novo single “Suspensão Voluntária da Descrença”, novo álbum e mais
“Som de bala vejo flutuando na minha mente”, esse é o trecho inicial da canção onde WD fala sobre vivências e coisas que observou durante grande parte da sua vida. Mesmo em meio às adversidades, o cantor lutou bastante para não ser um número de estatística e conquistar os seus sonhos. A letra de “Periferia” é forte e traz, mais uma vez, WD sem amarras e com letras que falam sobre a sua vida.
O videoclipe inicia com plano geral em uma vila no interior de SP e corta para um garotinho assistindo televisão e vendo a performance de WD nas audições às cegas da 10ª temporada do The Voice Brasil, demonstrando com isso a possibilidade de sonhar. Em outro momento, é possível ver a cena em que, apesar de tudo o que passou, conseguiu realizar de fato tal sonho, na sua primeira assinatura de contrato recente.
A canção incorpora o funk dos anos 2000, o pop brasileiro e um pouco de R&B.
O cantor também traz críticas ao sistema político que não olha com atenção e cuidado com os moradores das comunidades. A violência e truculência policial estão presentes, principalmente na cena em que a mãe perde o filho durante a perseguição de policiais – essa cena é baseada na sua vida pessoal, quando perdeu o seu irmão. Com o clipe, o cantor trouxe a realidade do que viveu e da qual milhares de pessoas ainda vivem.
“PERIFERIA é a faixa que mudou minha perspectiva sobre o outro, quando percebo que não é apenas sobre mim o meu cantar, mas sobre o quanto minha arte pode alcançar outras vidas e mudar cursos. Eu vejo um futuro diferente quando resolvo a matéria prima do problema. Periferia é um hino a todos que vivem na periferia. Eu só peço a Deus que guarde a periferia. Fé, convicção e ação irão mudar o destino daqueles que vivem na periferia, porque se um preto chegou, fortaleçam a periferia”, afirma WD.
Apesar das mazelas sociais, ainda tão enraizadas, o cantor traz também nas imagens a alegria, vivacidade e cultura rica que a periferia possui. Isso é exemplificado em alguns momentos, entre eles nas coreografias de dança.
Importante ressaltar que este lançamento é só o começo de uma série de novidades. O artista, destaque do cenário pop, tem planejamento completo para o ano todo e um dos grandes ápices será um álbum.
WD tem mais de 85 mil ouvintes nas plataformas digitais, mais de 5 milhões de visualizações em seu canal oficial do YouTube e as suas redes somam mais de 1 milhão de seguidores que acompanham o seu trabalho.
Confira a entrevista com WD:
Como aconteceu o processo de composição de seu mais recente single, “Periferia”?
WD: Periferia nasce quando volto do Uruguai para o Brasil para gravar o The Voice e vou visitar o bairro em que eu morava e vejo que muitas coisas permaneceram da mesma maneira, algumas casas alguns lugares se mantiverem desde sempre, então parei e fiz uma análise do porque essas coisas não tinham passado por uma transição, e aí vejo que o problema está onde deveria ser a nossa solução, no governo, então decidi dar voz a essa temática. E assim nasce “Periferia”, como um grito de protesto e pedido de ajuda.
Você buscou incorporar em “Periferia” o funk dos anos 2000, com pegada pop e R&B. Como foi trabalhar esses ritmos no single? Era algo que você planejava?
WD: Eu queria que “Periferia” representasse tanto no áudio quanto no vídeo a essência da periferia, por isso busquei esses elementos tão fortes que marcou minha vida na periferia, e vejo que estamos sempre revisitando eras e criei esse movimento para trazer um novo olhar para esse momento!
Além disso, a música traz bastante ênfase ao sistema político. Como foi trabalhar com esse ponto crítico do nosso país?
WD: A real é que vivemos em um país que está passando por uma onda de más escolhas, e com essas escolhas conseguimos identificar o caráter de uma parte dos Brasileiros. Fortalecer meu discurso contra um governo que não me representa é fundamental para um artista com o meu alcance, minha ferramenta é a música então é com ela que eu vou ajudar a tirar esse embuste do governo!
Como está o feedback dos fãs com relação a esse lançamento?
WD: Uma experiência muito especial, estar em contato com quem se identifica com sua arte, ver eles se movimentarem em função do crescimento é muito inacreditável a força e o amor com que eles fazem tudo acontecer.
E o clipe, você participou de toda criação?
WD: Eu venho de 15 anos de carreira independente, hoje estou aprendendo a descentralizar todas as funções que eu tinha no meu controle, estou aprendendo! Mas não abro mão do processo criativo, então escrever o roteiro, colaborar na direção, criar a coreografia está no meu DNA. Sempre vou participar porque afinal é sobre mim e sobre a minha história.
Você participou da última edição do The Voice Brasil, como foi participar do programa e o que você levou de aprendizado?
WD: O The Voice Brasil foi uma plataforma muito especial e eficiente para todos os meus planos que tinha traçado na minha carreira, e ele aconteceu no momento em que eu estava de fato preparado para vivê-lo, e sua lição deixada é de que transformar sonhos em objetivos é caminho quando se é da periferia.
Como a música entrou na sua vida e quais suas principais referências e inspirações?
WD: Ricky Martin, eu o vi em uma apresentação no Gugu e foi o suficiente pra saber que era exatamente aquilo que eu gostaria de ser, não estar, e sim ser. A Dança chegou primeiro, logo após o teatro e o canto foi o último a chegar, ele veio com a minha passagem na Igreja , o que foi muito importante porque ali além de moldar meu caráter, tive a oportunidade de aprender sobre a música da melhor maneira. Beyoncé para mim é a arte em sua totalidade, ela me causa sensações que não consigo explicar.
Conta um pouco das novidades que estão por vir?
WD: Posso adiantar que, o próximo single está perto de chegar, nosso projeto Fortaleçam a Periferia se inicia com força muito em breve , um projeto do meu coração que nasce com a necessidade de fortalecer a Periferia com minha arte, visitando escolas e trocando experiências com alunos de 14 a 18 anos , com a mensagem Principal de que se você tem que sonhar, mas tem que transformar sonhos em objetivos assim eles irão acontecer de maneira efetiva! E claro um anúncio que todos irão saber muito em breve, que ainda não posso falar mais vai mudar minha carreira tenho certeza!