Connect with us

Brasil

Wanessa Camargo lança música sobre cultura digital e cancelamento; ouça ‘Caça Like’

Wanessa Camargo. Foto: Divulgação

Wanessa Camargo nunca teve a possibilidade de ser anônima – seja este um problema ou um privilégio. Porém, recentemente, a cantora esteve diante dos holofotes do maior reality show do país, o Big Brother Brasil. Monitorado por câmeras em toda parte durante as 24 horas do dia, o programa é, de fato, um recorte de como a sociedade funciona e também é permeado por questões históricas e estruturais que atravessam a todos. Nesta terça-feira, 16 de abril, Wanessa lançou uma música inspirada em tudo que viveu durante esse processo e dá um novo passo em relação a este ciclo em sua carreira de 24 anos.

‘’Senhores perfeitos, eu peço licença para poder errar. Sei que é difícil, mas quero falar sem ninguém me cortar’’: é com esta mensagem que Wanessa começa a cantar no single ‘’Caça Like’’. A canção é um retrato de como a artista se sente após passar por um turbilhão de vivências e mudanças, que foram intensificadas pela passagem no reality. Ao mesmo tempo em que Wanessa se enxerga como um ser humano disposto a falhas, ela também consegue visualizar e colocar em palavras a toxicidade da internet e quer abrir o espaço para ecoar questões profundas e compartilhar o processo de aprendizado com o público.

Ao sair do BBB, fui bombardeada de informações e cobranças. Precisei de um tempo para me organizar e entender a dimensão de tudo que tinha acontecido. Busquei profissionais que pudessem me auxiliar nesse processo e tenho refletido muito sobre diferentes aspectos da minha vida. Foi assim que iniciei meu processo de afrobetização. Me refaço enquanto pessoa e artista, e Caça Like vem nessa toada, enquanto manifesto para o linchamento virtual sem a possibilidade de troca. Reconheço minhas falas e atitudes, mas acredito em uma reconstrução por meio do diálogo. Senhores perfeitos, lhes apresento a nova Wanessa: imperfeita, que assume seus erros, mas reconhece seus valores e sua história”, conta Wanessa.

O racismo foi uma das questões pautadas por parte dos telespectadores durante o programa – com críticas direcionadas à Wanessa. A discriminação racial é um tema grave, urgente e estrutural que permeia a sociedade e, sendo assim, é de responsabilidade coletiva tratá-lo com seriedade e aprofundamento, fazendo movimentos individuais e coletivos para que se possa extingui-lo gradativamente e, enquanto isso, aos poucos, criar soluções para que hajam melhoras significativas na condição de vida das pessoas negras.

Esperar a poeira abaixar e nunca mais tocar no assunto não é uma atitude que Wanessa quer tomar. Neste momento, ela quer abrir diálogo, conversar sobre este problema tão importante para o contexto brasileiro, e apresentar seus compromissos para o enfrentamento dessas práticas. Dedicada a se aprofundar e se tornar uma pessoa aliada neste tema, Wanessa firmou uma parceria com a Afro Consult, uma consultoria afrocentrada que atua exclusivamente com soluções personalizadas para a educação antirracista, utilizando como base o conceito de “Afrobetização”. A iniciativa, que é comandada por profissionais, conta com doutorandos e mestres em história afro-brasileira e especialistas nos temas de diversidade e direitos humanos.

A música continua: ‘’Nem todo hater/ Mas sempre um hater/ Bebendo ódio e nunca matando a sede/ Caça like, caça hype / Caça tu, caça eu’’. Da mesma forma que o Big Brother Brasil pode mexer com feridas sociais e escancarar problemas importantes, as discussões e os milhares de cortes de vídeos se atualizam com muita rapidez e a fúria com que as pessoas se comunicam na internet podem esvaziar causas importantes e afastar o público do aprofundamento dessas questões.

A adesão cega, o efeito manada, o cancelamento, as milícias digitais e as fake news são nocivas para todas as agendas sociais e são, também, um problema do mundo moderno. O momento atual da cantora, que passou por um cancelamento e, indo ao reality, se colocou de forma completamente vulnerável ao julgamento do público — apesar de já ter lidado com isso de diferentes formas antes por conta da vida pública —, é de reflexão e de abertura para o diálogo.

A música — que é composta por Wanessa, Nai, Gavi, Daniel Ferreira e Marco Lima, e produzida por CANETARIA, Jards e Marco Lima. “Caça Like” é o primeiro single após o álbum “Livre”, lançado em 2023, e tem uma melodia pop que lembra eras importantes de sua carreira, como “DNA” e “Meu Momento”. Com mais de 300 milhões de streams combinados e 3 milhões de álbuns vendidos, Wanessa reafirma sua resiliência e talento indiscutível nesta atual fase profissional e pessoal. O primeiro show de Wanessa em 2024 está marcado para 10/05, em São Paulo, na Audio.

Inscrever-se na Newsletter

Written By

Jucilene, pernambucana, nascida em Recife. Formada em Produção Publicitária. Apaixonada por musica, filmes, séries e redes sociais.

Mais Populares

‘The Tortured Poets Department’: Taylor Swift lidera a Billboard 200 pela segunda semana

Pop

‘Está sendo uma experiência desafiadora’: ALV fala sobre novo EP ‘Ar’, inspirações, novidade especial e mais

PopEntrevista

#SextouMusical: Anitta, Louis Tomlinson, Mari Fernandez, Belo e muito mais!

Lançamentos da Semana

Impacto milionário: Prefeitura do Rio de Janeiro revela gastos com show de Madonna

Pop

Advertisement
Inscrever-se na Newsletter

Copyright © PopNow 2017 - 2023. Todos os Direitos Reservados.

Connect
Inscrever-se na Newsletter