Música
UBC promove inclusão no mercado da música através do Programa UBC Educação, Diversidade e Impacto Social
Em um movimento rumo à inclusão, inovação e ao crescimento sustentável da indústria musical brasileira, a União Brasileira de Compositores (UBC) anuncia a renovação do seu Programa UBC de Educação, Diversidade e Impacto Social para 2024. O programa, tem se destacado como uma força motriz no cenário musical, é uma parceria consolidada com a Escola Música e Negócios, sob a liderança de Léo Feijó, e o Instituto Gênesis da PUC-Rio.
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O ano de 2023 marcou um período de realizações significativas para o Programa, com 717 inscrições, a grande maioria de profissionais iniciantes e de nível intermediário, e 470 bolsas distribuídas em 10 cursos diferenciados. Os resultados foram impressionantes: uma taxa de aprovação de 80% dos cursos oferecidos, evidenciando o impacto positivo do trabalho dos quase 100 professores nas carreiras de profissionais e estudantes da indústria. A distribuição das bolsas revelou um amplo alcance, beneficiando tanto artistas não filiados, quanto associados à UBC, com uma pequena parcela de filiados a outras sociedades autorais.
Para 2024, o Programa se compromete a ampliar ainda mais seu alcance, oferecendo 400 novas bolsas de estudo. Um dos focos será a diversificação geográfica dos beneficiados, com um esforço especial para alcançar talentos além do Sudeste, região que abrigou 60% dos bolsistas no ano anterior. A estratégia inclui a limitação de 50% do total de bolsas para o Sudeste e a intensificação da parceria com instituições no Norte e Nordeste, visando ampliar as oportunidades e contribuir para a profissionalização do setor em todo o país.
Cursos oferecidos promovem engajamento e profissionalização
O leque de cursos para 2024 é tão diverso quanto inovador. Atento às constantes transformações da indústria, o Programa tem cursos abrangendo desde Música & Negócios (com opções de 30 e 80 horas), até cursos mais específicos como o Workshop A&R 100% Digital, Música & Audiovisual: Negócios da Sincronização, Music Marketing (presencial e online), e o Programa de Inovação na Música de Concerto (PIMC), além de um curso introdutório ao Direito Autoral no Entretenimento. Para os associados da UBC, o Programa garante descontos significativos, variando de 30% a 50% nas matrículas, promovendo assim a inclusão e o desenvolvimento profissional.
Léo Feijó, coordenador do programa, expressa sua satisfação com os resultados já alcançados e a visão de futuro: “Ficamos muito felizes com o resultado do primeiro ano da parceria com a UBC. Os depoimentos dos alunos e a aprovação dos cursos por 80% deles nos motivam a seguir em frente, fortalecendo nossa missão de oferecer qualificação profissional, promover a diversidade e a inclusão.”
Marcelo Castello Branco, diretor executivo da UBC, reforça a importância da iniciativa: “O pilar de reciclagem de educação e formação de novos profissionais é uma das maiores prioridades da UBC. A construção do conhecimento e a contribuição para estes novos empreendedores das diversas áreas da música têm efeitos diretos e colaterais no respeito aos direitos autorais e no impacto social e econômico do setor. Acreditamos que isso faz a diferença e projeta novas oportunidades para todos, rumo a um mercado mais plural e justo.”
Com um olhar atento às necessidades de um mercado em constante evolução, a renovação do Programa UBC de Educação, Diversidade e Impacto Social para 2024 promete não apenas formar profissionais qualificados, mas também colaborar para o futuro da música no Brasil, criando um ecossistema mais diverso, inclusivo e próspero.