PopEntrevista
‘Trabalhar com diferentes influências é a base pra construirmos a nossa própria essência’: Gabriel Henriques lança ‘Impreciso’, parceria com SPVic
Na sexta-feira, dia 30, o músico gaúcho Gabriel Henriques lança seu novo single “Impreciso” juntamente com o rapper SPVic, integrante do aclamado Haikaiss. O lançamento conta também com um videoclipe que fica disponível em seu canal do Youtube no mesmo dia e é mais um trabalho com assinatura da Dog Music Lab, com produção de André Nine.
- PopEntrevista | Conheça o som de André That Hora
- Matheus Fernandes celebra nova fase ao lado da RSS Produções
- Fabrício Mascate fala sobre seu florescimento musical e racial em álbum de estreia
Quarto lançamento do artista no ano, “Impreciso” traz uma mescla de estilos entre o pop melódico com acordes leves e rap com linhas potentes e certeiras. A música aborda os anseios vividos pelo músico na busca por sua construção de identidade e processos pelos quais tem passado tanto na carreira quanto na vida pessoal.
O clipe foi produzido pela Dog Music Lab e dirigido por Caio Canine, que teve a ideia por trás do conceito da produção. “Tentei extrair da letra algo que eu pudesse representar dentro da narrativa. Ali contamos sobre três dias aleatórios da vida de Gabriel, e dentro de cada dia, apresentamos nuances do comportamento e “vibes” da rotina dele. Pensando que o videoclipe se dá em três momentos, a escolha de repetir o dia anterior e dividir a tela é para reforçar ainda mais a ideia de ser indeciso, ou melhor, ‘Impreciso‘”, diz o diretor, que já havia trabalhado com o músico anteriormente.
Sobre a construção da música, o artista diz que “basicamente a música fala muito desse momento de estar se construindo dentro de um mercado que é super amplo que é super gigantesco e que existem outras pessoas fazendo o mesmo e por isso também é um espaço de difícil acesso e então quando dei esse nome “Impreciso”, quis fazer essa música pra explicar todo esse sentimento que a inserção no meio musical pode trazer em relação às escolhas e às nossas possibilidades.
Já a parceria com SPVic, um dos rappers mais conceituados da atualidade, surgiu pela ligação em comum com o produtor André Nine.“Eu conheci o Gabriel através do André Nine nessas idas e vindas no estúdio e quando ele me mostrou eu curti o som, achei minha cara. Eu acho importante o rap estar mesclado com todos os gêneros, e no caso do Gabriel, acho que é um som que casa muito bem com o rap, acho que tem tudo a ver”.
Acompanhe Gabriel Henriques no Youtube.
Ouça também:
Confira na íntegra a entrevista do cantor Gabriel Henriques para o Portal PopNow:
1- Essa fusão de estilos musicais é muito legal, mostra seu lado moderno. Como é para você trabalhar diversas influencias?
Acho que trabalhar com diferentes influências é a base pra construirmos a nossa própria essência. Eu acredito muito na hibridização dos estilos musicais e no poder que isso tem. Isso quer dizer que, pra mim, a mistura de diferentes gêneros é importantíssima para chegarmos em lugares novos, para renovarmos a nossa cultura e criarmos pontes entre estilos que talvez nem parecessem que funcionariam juntos. Eu sinto como se isso fosse o responsável por chegarmos em resultados tão pessoais, sendo algo bem único de cada artista 🙂
2- Você lançou recentemente o single “Impreciso”, conta pra gente como aconteceu o processo de composição?
Impreciso foi uma música que eu comecei a escrever mais ou menos uns 6 anos atrás. Na época eu tinha feito apenas o refrão e segurei a música até o momento em que ela ressurgiu como uma opção quando eu comecei a trabalhar com meu produtor Andre Nine. Então podemos dizer que foi uma música que passou por diferentes fases de composição em diferentes momentos da vida hahah. A primeira quando ela foi criada originalmente, somente violão e refrão. A segunda em 2019 quando o Nine começou a produzir as minhas músicas e eu escrevi meu verso, e a final em Março desse ano quando o SPVIC escreveu a sua parte!
3- Se inspirou em alguém ou algo para compor a faixa?
Musicalmente falando essa foi uma das poucas músicas minhas que eu realmente tive um estímulo antes de começar a compor. Por mais que não tenha muitas semelhanças com o resultado final, eu compus a melodia do violão e o refrão logo depois de ter voltado de um show do John Mayer na minha cidade. Eu lembro que cheguei em casa, desliguei as luzes do quarto, pluguei minha guitarra no amplificador, coloquei bastante reverb e fiquei por algumas horinhas assim brincado até começar o esboço de Impreciso hahahah
4- Como aconteceu a parceria com o rapper SPVic?
Acho que uma coisa normal que nós músicos gostamos de fazer é compartilhar com outros colegas de profissão aquilo que estamos criando no momento, e nessa parceria não foi muito diferente. Na época que o meu produtor, André Nine, tava produzindo o instrumental da música, em uma sessão de estúdio com o SPVic, ele acabou mostrando o que estávamos criando e na hora o Nine me mandou um vídeo com o Vic pedindo pra participar na música!
5- E o videoclipe, você participou do processo de criação?
Com certeza! A ideia inicial do clipe partiu do próprio SPVic, que mandou alguns áudios explicando a visão que ele tinha do trabalho. Com isso, eu e o diretor do clipe, Caio Canine, fomos adaptando a ideia para a realidade do projeto, vendo de que forma poderíamos contar essa história. Quando o canine pensou em dividirmos o enredo em 3 dias diferentes, o projeto acabou se estruturando bem mais e a partir daí foi só ir arrumando os detalhes do roteiro até chegarmos na versão final!
6- Com o avanço das vacinas contra Covid-19, alguns artistas já estão retomando com suas agendas de shows. Como está sendo pra você esse momento?
Confesso que esse foi um momento de bastante reflexão pra mim. Antes de pensar em voltar aos palcos, precisei entender melhor comigo mesmo qual tipo de artista eu gostaria de ser quando os shows voltassem e em qual formato eu me apresentaria. No momento estamos nos organizando para retomarmos as atividades no final desse ano! Ainda não temos definições de datas, mas já adianto que em breve estaremos de volta aos palcos de forma controlada e segura! Reforço aqui a importância da vacinação para que todos nós possamos nos encontrar de novo nos shows, eventos e festivais da melhor maneira possível <3
7- Teremos alguma turnê?
Ainda não posso confirmar os locais, mas no final desse ano e no comecinho do ano que vem estaremos nos apresentando em algumas casas do litoral gaúcho e também de Santa Catarina!
8- Conta pra gente sobre os projetos futuros? Algum single novo à vista?
Claro! Nos próximos meses vamos lançar meu último single de 2021. O nome da música é “Sem Saber” e já aviso que tô ansioso pra caramba pra ver esse projeto no mundo hahaha ele vai anteceder tudo que estamos preparando com muito carinho para o ano que vem!! Podem aguardar que vem muuuita música pela frente 🙂