A batalha entre o Universal Music Group e o TikTok entrou em um estágio novo e mais severo na madrugada da última terça-feira, quando músicas publicadas pela UMG começaram a ser removidas da plataforma. O motivo é a falta de acordo entre a rede social e a gravadora, até o momento, para uso das canções de maneira licenciada.
- Bruno & Barretto celebram 10 anos com o ‘Sistemão’: o legado dos precursores do agronejo
- Elis Justi aposta na força feminina em nova canção sertaneja com produção de Eduardo Pepato
- Giana conquista o Brasil e Portugal: ‘Segredo Clichê’ estreia no Top 5 das playlists virais do Spotify nos dois países
O impasse, que começou no início deste mês, agora está se estendendo a um número muito maior de músicas, incluindo aquelas publicadas pela empresa.
O alcance deste último movimento é amplo, pois afeta um grande número de gravações não emitidas por uma gravadora de propriedade da UMG, e muitos artistas que colaboraram com compositores sob contrato com o Universal Music Publishing Group. Os vídeos com essas músicas devem ser removidos da plataforma ou ter a música silenciada.
Segundo a Variety, a mudança inicial está focada no repertório “anglo-americano”. O grupo inclui artistas como Adele, Justin Bieber, Mariah Carey, Ice Spice, Elton John e Bernie Taupin, Metallica, Metro Boomin, Harry Styles, Taylor Swift, SZA, the Weeknd e muitos outros.
O TikTok alega estar aberto a negociar para um novo acordo de licenciamento das músicas em sua plataforma.
Olá, seja bem-vinde ao universo do Portal PopNow! A partir de agora você receberá notícias fresquinhas e selecionadas para você estar por dentro de tudo o que acontece no mundo musical, de cinema, TV e entretenimento em geral. Venha com a gente! PopNow - Know-how Pop
