Blog Pira Cultural
Theatro Municipal celebra centenário de Semana de Arte Moderna com diversas atrações
Há exatos 100 anos, diversos artistas e intelectuais se reuniram para iniciar um movimento de renovação artística de valorização da cultura nacional. Entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 1922, o manifesto artístico-cultural Modernista reuniu artistas consagrados como Mário de Andrade, Di Cavalcanti, Anita Malfatti, Oswald de Andrade, entre outros, em diversas apresentações de dança, música, recital de poesias, exposição de obras e palestras.
Para celebrar esta data tão especial, o Theatro Municipal, palco do evento, apresenta uma programação especial até o dia 17 de fevereiro. Na última quinta-feira (10), o Coral Paulistano abriu o evento e na sexta-feira (11) Dona Onete agitou a Praça das Artes com um show cheio de carimbó, ritmo paraense. A DJ Ju Salty também se apresentou com uma setlist recheada de jazz, soul, rock, hip-hop e música latina. Todos os protocolos de segurança foram seguidos, como a obrigatoriedade do uso de máscara e do passaporte da vacina. A Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo também apresentou no último fim de semana concertos com músicas de Heitor Villa-Lobos.
Nesta segunda-feira (14), o rapper Rappin’ Hood será o mestre de cerimônias de um encontro com diversos coletivos de saraus da cidade. Já na próxima terça-feira (15), haverá o evento Esta Noite Se Improvisa! na Praça das Artes, apresentado pelo MC Max BO, com a participação de várias linguagens artísticas como dança, teatro, poesia e discotecagem. Os dois eventos acontecem às 19h e são gratuitos.
Outra atração é a instalação artística Recostura, feito pela artivista Chris Tigra, e que ficará na fachada do teatro até dia 10 de março. Para completar as comemorações, o Balé da Cidade apresenta o espetáculo inédito Muyrakytãs, que investiga a identidade brasileira, e Isso dá um Baile!, com direito à dança do passinho. As apresentações acontecem até dia 27 de fevereiro.