Rafa Martins, vocalista e guitarrista da banda “Selvagens à Procura de Lei“, lançou no dia 23 de julho, a faixa “Passarinho Louco”, seu segundo single que fará parte de um álbum em projeto solo com lançamento previsto ainda para 2021. A canção veio acompanhada de um videoclipe. Em maio de 2020, enquanto o mundo ainda digeria o estranhamento em viver confinado em suas próprias casas, a cidade de Fortaleza entrava no auge de seu primeiro lockdown. Rafa, artista e produtor musical, saiu da capital paulista com sua namorada, Marina Brasil, para voltar a sua cidade natal.
- Inspirada por Taylor Swift, Amanda Birchal lança “Buquê de Flores Mortas”
- Fabrício Mascate fala sobre seu florescimento musical e racial em álbum de estreia
- Show de MC Cabelinho termina com tumulto e feridos no Rio de Janeiro
Neste período de confinamento, nasceram músicas e, a partir delas, surgiu a ideia de ser um álbum em projeto solo: “De um lado estávamos acompanhando perplexos a situação se agravando no mundo inteiro e lentamente atingindo pessoas próximas e, de outro, eu estava usando a música como refúgio, compondo e produzindo bastante”, conta o artista. “Foi no quarto onde passei minha infância e adolescência que escrevi “Passarinho Louco”. Com a pandemia, voltei de São Paulo pra Fortaleza e fiquei uns meses na casa dos meus pais. Durante esse período, além do clima e da família, vieram também as memórias, as reflexões sobre quem eu era e quem me tornei até aqui.”
O passarinho em questão existe, na verdade, um grupo de passarinhos. Eles passavam todos os dias pela janela do quarto sempre no mesmo horário, por volta das 17hs um pouco antes do por do sol. Diante daquele momento de isolamento social, imaginei uma conversa minha com eles, basicamente eu estava invejando-os por voarem por aí e eu, que já viajei tanto, preso dentro de casa.
Assista ao clipe:
Peço pro passarinho voar dentro de mim, me modificar, mostrar novos caminhos, novas formas de encarar a vida, porque eu realmente passava por um novo momento com a volta à minha cidade natal depois de 7 anos em SP. Lembro bem que um dia depois que comecei a escrever a letra, o pai de um grande amigo faleceu. Depois disso, a música ganhou um novo significado pra mim, da liberdade do ser, da alma, do voo ao infinito, da terra para a eternidade.
Considero uma das músicas mais poéticas do álbum e, como uma pessoa que ouviu me disse: a gente vai ouvindo a música e quando chegam os assobios a imaginação vai longe…
Ouça “Passarinho Louco”:
Confira o bate papo do Rafa Martins concedido ao Portal PopNow:
O que te inspirou a compor o single “Passarinho Louco”?
Tem a ver com querer mudar as coisas, viver diferente. Compus ela no ano passado, durante o período de isolamento social, quando saí de São Paulo e vim passar a pandemia em Fortaleza. Fiquei uns meses na casa dos meus pais, no quarto aonde passei minha infância e adolescencia e, todos os dias pela tarde, passavam uns passarinhos cantando no mesmo horário, bem na hora do por-do-sol.
Daí a letra é basicamente uma conversa minha com um deles, que voava livremente enquanto eu tava ali confinado, olhando pela janela e pensando na vida. Peço a ele que me mostre novos cantos, novas formas de ver a vida, e que voe dentro de mim pra me modificar.
Curioso é que dias depois que comecei a compor a musica, o pai de um grande amigo faleceu. De repente o significado da letra foi mudando, virou um canto à liberdade da alma, do voo ao infinito.
E o nome da faixa, como se deu?
Todo mundo me pergunta o porque desse passarinho ser “louco” haha bom, não tem nada a ver com sanidade mental ou algo do tipo. O louco foi mais como uma forma de dizer que é um passarinho rebelde, que “mete o louco” e vive do jeito que lhe convém. Então quando eu digo:
“Não adianta me chamar, só vou quando puder, um novo sol em mim nasceu pro que vier.
– Passarinho louco, voa pelo mundo e vem aqui, mostra o seu canto novo”
sou eu falando que tenho meu tempo e meu momento de agir e nisso peço ao passarinho rebelde que depois de se aventurar por aí, também passe por aqui pra me mostrar os novos cantos que aprendeu.
Participou do processo de criação do clipe da canção? Como foi?
Sim, junto com o Dário Matos que dirigiu o clipe e assina toda parte de imagem do meu projeto. O clipe foi filmado no apartamento do meu primo que fica no Mucuripe, em Fortaleza. Como lá tem uma iluminação muito incrível, a luz do sol entra e forma sombras dentro do ap. Decidimos que o melhor horário seria no por-do-sol, quando fica a “golden hour” e mostra bem a luz de Fortaleza. Durante todo o processo, o Dário contou também com o Felipe Pinto que co-assinou a direção e assumiu a câmera e o Victor Garcia cuidou da identidade visual com os letterings.
A ideia do vídeo é me mostrar em dias iguais, no mesmo lugar, passando uma certa melancolia contemplativa, poética, que condiz muito com a música.
Quais as expectativas para o novo single?
Tou muito animado com os feedbacks dos meus 2 singles lançados e já sentindo que tem uma galera ansiando pelos próximos! Próximo single vai ter clipe e provavelmente vai vir junto com o álbum inteiro. Agora é o momento de planejar bem os próximos passos e, na hora certa, todos vão poder ver o que a gente vem construindo há meses.
O que pretender passar para as pessoas que ouvem “Passarinho Louco”?
Acho que a maior contribuição dela é mostrar que a nossa liberdade de sentir algo novo nunca pode deixar de existir. Muitas vezes nos sentimos cansados pra seguir ou ate mesmo deixamos de acreditar em nós mesmos. Passarinho passa uma reflexão sobre estar aberto às novidades e curtir a jornada.
Além da nova faixa, existem mais projetos prontos ainda para este ano?
O álbum com 11 faixas deve ser lançado em outubro e com ele tenho mil ideias! Quero mostrar toda a parte estética de uma forma bacana, com as fotos e clipes produzidos pelo Dário. Quero também botar o show na rua, se possível ainda esse ano, fazer uma estreia bonita. Quero também fazer uma session pro meu canal do youtube, enfim… continuar produzindo e trabalhando as musicas de varias formas.
Sobre shows pós-pandemia, é algo em que já está pensando e trabalhando?
Devo começar a montar o show ainda esse mês com a ideia de fazer minha estreia em palco lançando o álbum em outubro ou novembro – assim espero. Se não for possível, estarei pronto pra quando surgir a melhor oportunidade. Como é um formato muito novo pra mim, que sempre fui de banda, vou aos poucos me descobrindo como artista solo, testando formatos e curtindo essa nova fase!
Olá, seja bem-vinde ao universo do Portal PopNow! A partir de agora você receberá notícias fresquinhas e selecionadas para você estar por dentro de tudo o que acontece no mundo musical, de cinema, TV e entretenimento em geral. Venha com a gente! PopNow - Know-how Pop