Rock
Steve Harwell, ex-vocalista do Smash Mouth, morre aos 56 anos
Steve Harwell, vocalista do Smash Mouth – banda californiana formada no final dos anos 90, conhecida por sucessos como “Walkin’ on the Sun” e o hino “All Star” – morreu em sua casa em Boise, Idaho, nesta segunda-feira, 04 de setembro. O músico estava sob cuidados paliativos devido a múltiplas complicações de saúde; o artista tinha 56 anos.
- Primeiro EP da banda Capote alia peso e diversão com temáticas variadas
- Linkin Park anuncia shows em SP, RJ, Porto Alegre e Brasília da From Zero World Tour
- Simple Minds confirma duas datas no Brasil da ‘Global Tour 2024’
A banda se pronunciou sobre a morte pelas redes sociais. “Descanse em paz sabendo que você mirou nas estrelas e acertou seu alvo magicamente”, escreveu o comunicado.
“Embora Steve ainda esteja aqui conosco, infelizmente será apenas por um curto período de tempo”, disse o empresário Robert Hayes, em comunicado à CNN.
“Esperamos que as pessoas respeitem a privacidade de Steve e de sua família durante este período difícil”, acrescentou.
Durante a carreira de Harwell, a banda foi indicada ao Grammy de Melhor Performance Pop de Duo ou Grupo por “All Star”, uma música que mais tarde alcançou status cult após sua aparição na trilha sonora “Shrek”, de 2001.
“A voz icônica de Steve é uma das vozes mais reconhecidas de sua geração. Steve amava os fãs e adorava se apresentar”, disse Hayes.
Ao longo da última década, Harwell, lutava contra o abuso de álcool, também sofria de uma série de doenças que afetavam as suas funções motoras, fala e memória, o que afetava cada vez mais o seu desempenho. Em outubro de 2021, após um show em Bethel, NY, ele anunciou sua aposentadoria do Smash Mouth devido a problemas de saúde contínuos.
“Desde que eu era criança, sonhava em ser um Rockstar se apresentando em arenas lotadas e tive a sorte de realizar esse sonho”, disse ele em comunicado na época. “Para meus colegas de banda, foi uma honra tocar com vocês todos esses anos, não consigo pensar em mais ninguém com quem eu preferiria embarcar nesta jornada.”
O próprio Harwell fez um grande esforço para aumentar a fama inicial da banda – levando pessoalmente o álbum “Astro Lounge” para estações de rádio em todo o país para que fosse tocado nas ondas do rádio.
“Nunca fazemos nada tradicional”, disse Harwell em 1999. “Nunca passamos pela porta da frente. É sempre pela porta dos fundos, ou uma janela aberta ou algo assim, para tocar nossas músicas.”
Desde que Harwell deixou a banda em 2021, o grupo continuou a se apresentar com o novo vocalista Zach Goode.