Pop

Shawn Mendes afirma que se ‘encontrou’ no álbum ‘Shawn’: ‘É exatamente o que eu queria’

Foto: Divulgação

Shawn Mendes está nessa jornada há um bom tempo da sua vida, mas foi somente quando se dedicou ao estúdio após a pandemia para trabalhar em seu quinto álbum, “Shawn” (que será lançado em 15 de novembro), que o cantor afirmou ter realmente descoberto sua verdadeira essência.

Em uma conversa com seu amigo e mentor John Mayer para a revista Interview, Mayer comentou que Shawn “não soa como um artista tentando impressionar a si mesmo ou a um amigo,” mas sim como alguém que segue seu próprio caminho até alcançar seus objetivos da maneira que realmente desejava, mesmo que, no começo, tenha parecido um pouco, bem, “entediante.”

Mayer descreveu como imaginava Mendes ouvindo a faixa de abertura do álbum — que ele inicialmente considerou entediante — e, ao adicionar alguns instrumentos e harmonias, percebeu, como Mendes disse, que “era exatamente o que eu queria.” Na verdade, Mendes comentou que, após algumas semanas “superando essa confusão” no estúdio, chegou a um ponto em que tudo estava “tão bonito e profundo. Eu pensei: ‘Espere, isso é como uma terapia.’

De acordo com a regra de quatro etapas de Mayer para a música — É bom? Eu gosto? Isso sou eu? Posso reproduzi-lo ao vivo e me divertir fazendo isso? — seu amigo se destacou desta vez. “Cara, nunca pensei que a arte mais simples que fiz me traria tanto de volta,” disse Mendes. “Já me deu mais do que qualquer um dos meus álbuns, e eu ainda nem mostrei para ninguém.

Ele já compartilhou o álbum com sua família e, em um dos feedbacks mais significativos, sua mãe, que geralmente não opina muito, ouviu o single “Isn’t That Enough” e disse orgulhosa: “Oh, você se encontrou.” Mendes concorda, acrescentando que, graças à terapia e às experiências de ter sido “queimado e congelado,” ele não é mais tão extremo como costumava ser, tanto em seus relacionamentos quanto em sua vida profissional.

De maneira geral, Mendes disse a Mayer que está “muito mais seguro” de quem é atualmente, ressaltando: “É muito bom lançar algo que vai me retratar dessa forma.” E, enquanto se sente mais confiante e centrado, Mendes também mencionou que ainda está indeciso sobre quanto quer estar “na conversa” o tempo todo.

Isso está sempre na minha mente, como as pessoas vão reagir? Eu apago o Instagram, porque penso: ‘Não vou ler os comentários e ficar me perguntando se algum famoso comentou nesta foto,’” contou. “E então eu o reinstalo e imediatamente começo a olhar de novo. Tenho muita aceitação e paciência com minha humanidade, mas, ao mesmo tempo, realmente quero existir de uma forma mais autêntica.

Mendes cancelou sua turnê Wonder em 2022 para se concentrar em sua saúde mental. “Compreender como estabelecer limites não faz de você uma pessoa cruel realmente mudou a minha vida,” disse o cantor no início de 2023. “E também entender que isso não é fácil. É algo difícil de fazer. Pode ser desconfortável e fazer com que outras pessoas se sintam um pouco desconfortáveis por um momento, mas, no final, é uma prática muito poderosa e útil para todos os relacionamentos. Portanto, sim, estabelecer limites não é ser malvado; na verdade, é muito importante. É, de fato, algo muito gentil.

Mayer observa em um determinado momento da entrevista que, além da música chamada “Isn’t That Enough,” há outra faixa que contém a letra “isn’t that enough,” levando-o a questionar se Mendes finalmente encontrou o equilíbrio entre o excesso e o suficiente. “Se você está buscando sucesso suficiente, isso nunca será suficiente. Mas acho que aprendi a obter o suficiente de mais lugares na minha vida,” disse Mendes, acrescentando que “acho que é extremamente importante transmitir à próxima geração que esse sacrifício de colocar tudo de si na arte é imenso.

Mendes apresentará algumas músicas de “Shawn” um dia antes do lançamento oficial durante uma exibição única do filme de concerto “Shawn Mendes: For Friends and Family Only (A Life Concert Film),” que será exibido em todo o país no dia 14 de novembro. Até agora, o cantor lançou os singles “Why Why Why,” “Isn’t That Enough” e “Nobody Knows.”

Sair da versão mobile