Brasil
‘Saudade’: PeLanza traz em novo single identidade que o fez fenômeno anos atrás
Pra quem tava com “Saudade”, literalmente, PeLanza volta a apresentar uma balada romântica, cuja pegada e vocais se assimilam bastante às que o fizeram febre adolescente na década passada com a banda Restart. Aproveitando o clima de romantismo do inverno, “Saudade” traz de volta a personalidade do cantor que a gente se acostumou a ouvir, como nos tempos do grande sucesso “Levo Comigo” de 2010. A canção, produzida por Pedro Penna, mostra modernidade nos timbres e arranjo, mas procura também manter a identidade do cantor e suas fortes influências do Pop Rock.
- Nattan se une a MC Daniel para o lançamento de ‘Vacilona’
- DAY LIMNS leva inovação tecnológica à música e ao autoconhecimento com o EP ‘VÊNUSNETUNO II’
- Gu Andersen convoca produtor de Rael e Marina Peralta para ‘Sexto Sentido’, seu novo single
“Saudade retrata um amor repentino e improvável. Sabe quando você acha que tá tudo certo, tudo tranquilo, e do nada vem aquela paixão que estremece tudo?! É sobre isso. A letra e o clipe também deixam evidente que o orgulho em algumas situações não leva a nada. As diferenças tem que somar, umas com as outras, e só assim o sentimento se torna sólido e o amor prevalece.” O novo single está disponível em todas as plataformas digitais e seu clipe no canal oÞcial do artista no YouTube.
Assista ao clipe “Saudade”:
Ouça:
Confira a entrevista que o cantor PeLanza concedeu ao Portal PopNow:
1- O QUE TE INSPIROU NA HORA DE COMPOR “SAUDADE”?
PeLanza: Saudade é uma música que me reconecta com uma vertente muito forte minha desde a época da Restart. Baladas românticas normalmente são feitas a partir de desilusões, mas essa foi diferente. Tentei mostrar nessa canção aquele amor improvável, inesperado e orgulhoso, ao mesmo tempo. A história inspiradora foi do Guga, que compôs essa canção comigo e com o Thomas. Um amor repentino, sem muitas apostas. Sabe aquele beijo que você não dá nada e quando se dá conta já foi, já se entregou? É mais ou menos sobre isso.
2- SOBRE A PEGADA DA CANÇÃO, JÁ TINHA EM MENTE QUE SERIA UMA BALADA ROMANTICA OU A IDÉIA SURGIU APÓS SUA COMPOSIÇÃO?
PeLanza: Eu gosto muito de compor baladas, mesmo tendo me exercitado a explorar outras histórias nos últimos tempos. A ideia partiu de uma referência pop que tínhamos do Radical Something, uma banda que eu sempre curti bastante. Porém, quando a história da canção foi se construindo, caminhou sozinha pra esse lado mais romântico. No arranjo misturamos muita coisa, até pra me adaptar a modernidade do pop rock atual. Simplesmente foi acontecendo e eu me deixei levar.
3- VOCÊ PARTICIPOU DO PROCESSO CRIATIVO DO CLIPE DA NOVA FAIXA? COMO FOI SUA PRODUÇÃO?
PeLanza: Eu sempre gosto de meter a mão em tudo, acho que fica mais a minha cara, deixa mais explícito a história que eu quis contar na canção. Porém, esse foi o primeiro videoclipe meu que eu não palpitei no roteiro. A direção foi do meu parceiro de longa data Deivide Leme e ele, por adorar a canção, já tinha toda a ideia e o desenrolar da história. Eu apenas dei o pontapé com a cena inicial da vitrola, até por fazer ligação com a letra da música. A gente se entende e eu confio bastante nele, da pra rolar essa boa troca de figurinhas e o resultado final é sempre surpreendente.
4- QUAIS EXPECTATIVAS PARA ESSE NOVO SINGLE?
PeLanza: Acho que Saudade vem pra reconectar o público que tinha essa forte lembrança minha da época da Restart, na década passada. Histórias de amor, refrão forte e a personalidade vocal que o público se acostumou a ouvir de mim. Além disso, acho que a música e o clipe tem a cara do inverno. Procuro muito tentar visualizar a identidade da música com as estações, climas e tudo mais.
5- QUAL A DIFERENÇA DO PELANZA DE AGORA PARA O DE ANTIGAMENTE?
PeLanza: Acho que a maturidade, principalmente musical. Quando olho pra trás, vejo que éramos extremamente profissionais e dedicados, mesmo com a pouca idade que tínhamos. O lance é que a vivência e a estrada vão trazendo uma bagagem maior e o hiato com a banda me trouxe um desafio novo muito gostoso: poder explorar novas vertentes. A Restart marcou uma geração, praticamente criou um novo segmento e nos tornamos reféns do nosso próprio estereótipo. Poder me desafiar a escrever sobre outros temas, inovar sem medo nos arranjos é algo que me motiva bastante.
6- VOCÊ INTEGROU UM DOS MAIORES FENOMENOS ADOLESCENTES DO PAÍS. CONTA PRA GENTE O QUE MAIS TE MARCOU NAQUELA EPOCA E QUE VOCÊ CARREGA ATÉ HOJE?
PeLanza: Eu vivi um sonho adolescente, né? Então poder viver da música foi algo inexplicável. Guardo comigo o carinho dos fãs, todas as lembranças, até os presentes, tenho muitos até hoje. Mas acho que a maior lição foi acreditar e confiar mais em mim mesmo, na minha verdade, e aprender a lidar com as críticas e as opiniões distintas. Essa capacidade de discernimento talvez tenha sido meu maior aprendizado nesses 12 anos.
7- ALÉM DO NOVO SINGLE, EXISTE MAIS ALGUM PROJETO EM QUE VOCÊ ESTÁ TRABALHANDO PARA 2021?
PeLanza: Tem muita música nova e inédita por vir! Quando assinei com a Olga Music no começo desse ano, tinha praticamente um disco composto. Optamos por lançar singles até pra atender a nova demanda das plataformas digitais. Hoje em dia, o público tem acesso muito mais fácil e um disco acaba deixando de ser novidade muito rápido, e as vezes pode até deixar de ser bem explorado por conta disso. Então, podem esperar por muitas novidades até o fim desse ano. Tô pretendendo lançar um single novo a cada dois meses, até para municiar os fãs com um repertório inédito.
8- COMO ESTÁ SENDO PRODUZIR CONTEUDO EM MEIO A PANDEMIA? VOCÊ USA ALGUMA ESTRÁTEGIA?
PeLanza: Eu tenho tentado me redescobrir em meio a toda essa loucura. Eu sou um cara mais do palco, do show, da energia, do ao vivo. Então tenho procurado compor e lançar um material novo e montar um novo show, pra quando todos estivermos vacinados, poder excursionar e mostrar esse meu novo trabalho pra geral. Acho que fazendo música é a melhor maneira que eu tenho de me reconectar com meu público, além de explorar o melhor conteúdo que eu tenho para fornecer. Apesar disso tudo, tenho uma equipe muito massa que me incentiva e me coloca a par das novidades da internet. Vou tentar ser um cara mais descolado
9- TEM PLANOS DE FAZER TURNÊ QUANDO OS SHOWS ESTIVEREM LIBERADOS?
PeLanza: Sim, esse é e sempre foi meu carro chefe. O palco é minha casa, sempre foi. Poder mostrar esse meu novo trabalho ao vivo e me reencontrar com o público vai ser realizador. Também tenho visto uma nova galera, que não acompanhava meu trabalho, despertando o interesse por esse meu novo momento. Espero que em breve a gente possa se encontrar!
10- SOBRE GRAVAR MUSICAS EM OUTROS IDIOMAS, ISSO É ALGO QUE VOCÊ TAMBÉM PLANEJA?
PeLanza: Com a Restart nós lançamos um disco em espanhol que fez muito sucesso na América Latina, além de um single em Inglês que foi uma versão de “Levo Comigo”. Gosto muito desses desafios e de poder adaptar minhas histórias para outros idiomas. Porém, agora que me reconectei com a minha essência, tô focado em poder reencontrar o público que me acompanhava e surpreender um público novo que talvez não acompanhasse meu trabalho antes. Vamos passo a passo, dando tempo ao tempo e vivendo intensamente cada momento.
Sobre PeLanza
Ex integrante de um dos maiores fenômenos adolescentes do país, PeLanza ganhou notoriedade em 2010 por ser o vocalista e líder da banda Restart. A banda, que possuía um grande apelo com os jovens via internet, conquistou grande sucesso não só no Brasil mas também em alguns países da América Latina como Argentina, Uruguai, Paraguai, México dentre outros. Com shows lotados e histeria juvenil, Restart dominou as paradas Brasil afora. Depois de 6 anos de estrada, 4 discos de estúdio, 1 disco em espanhol e 1 ao vivo, os garotos decidiram por um hiato no Þnal de 2014. A partir de então, PeLanza se dedicou ao seu trabalho como solista e à outros projetos vinculados a música. Em 2015, lançou um EP homônimo com 4 canções inéditas. O cantor também se divide na função de jurado: em 2016 fez parte da bancada do “Quem Sabe Canta” no SBT.
Em agosto de 2020, o cantor e compositor lançou o single “Tô Vivão”, em resposta a rumores e críticas nas redes sociais sobre o seu afastamento do mainstream. A música era só o início de uma retomada à carreira solo, que ganha agora mais um capítulo. De casa nova (após assinar com a Olga Music, selo brasileiro criado em parceria com a ADA e Warner Music Group), o artista lançou “Deixa Estar”. A música traz uma reßexão sobre o momento que estamos vivendo e passa uma mensagem de força e fé. Além disso, desde o ano passado, PeLanza também é um dos jurados do “Canta Comigo”, programa apresentado por Rodrigo Faro na RecordTV.
Restart
4 álbuns de estúdio e 1 ao vivo
1 álbum em espanhol
3 discos de ouro
1 disco de platina “
43 indicações
23 prêmios
Febre e tendência entre os adolescentes de 2009 a 2013
1º lugar mundial MySpace em 2008
Prêmios
Video Music Brasil 2010 (VMB – MTV): Artista do Ano, Hit do Ano (Levo Comigo), Clipe do Ano (Recomeçar), Artista Pop, Revelação – Restart
Prêmio Multishow de Música Brasileira 2010: Música do Ano (Recomeçar) – Restart
Capricho Awards 2010: Melhor Cantor, Melhor Música (Pra Você Lembrar), Melhor Grupo e Melhor Capa da Revista CH – Restart
Melhores do Ano 2010 (Rede Globo): Revelação Musical – Restart
Prêmio da Música Digital 2010: Artista Revelação – Restart
Festa Nacional da Música 2010: Restart (homenagem pela contribuição a música brasileira)
Prêmio Multishow de Música Brasileira 2011: Melhor Álbum (Restart: By Day), Melhor Clipe (Pra Você Lembrar)
Europe Music Awards 2012 (EMA – MTV): Best Brazilian Act, Best Latin America Act – Restart
Kids Choice Awards 2012 (Nickelodeon/USA): Favorite Brazilian Artist – Restart
Video Music Brasil 2012 (VMB – MTV): Hit do Ano (Menina Estranha)
Meus Prêmios Nick (Nickelodeon/BRA): Banda Favorita – Restart