Em 2019, o Rio de Janeiro foi palco de um dos mais icônicos eventos musicais do mundo. Pela primeira vez o Montreux Jazz Festival, criado em 1967 na Suíça, teve uma edição completa na América Latina. Foram 3 palcos no Píer Mauá e 5 palcos gratuitos em diferentes bairros da cidade, com mais de 25 shows de grandes nomes da música brasileira e internacional.
- Planeta Atlântida 2025 divulga atrações por dia; confira
- Rock the Mountain 2025 anuncia mais uma atração internacional: Chet Faker
- Auê 2025 anuncia line up com Ludmilla, Gloria Groove, Belo, entre outras atrações
Em 2020, quando o mundo ‘parou’ e eventos passaram para as plataformas digitais, o Rio Montreux Jazz Festival seguiu seu compromisso de realizar shows com grandes nomes da música e encontros inéditos para o público brasileiro – que foram transmitidos online. Entre esses shows, o primeiro encontro de dois ícones da música instrumental – Toquinho e Yamandu Costa. Se o mundo parecia parado, a cultura e a arte estavam mais vivas do que nunca e a gravação desse dueto resultou no álbum ‘Bachianinha: Toquinho e Yamandu Costa Live at Rio Montreux Jazz Festival’, grande vencedor do Latin Grammy na categoria “Melhor Álbum de Música Instrumental”.
No dia 03 de dezembro de 2022, Montreux e Rio de Janeiro entram em sintonia novamente e respiram juntas a harmonia da música com a realização do Rio Montreux Jazz, em uma edição CELEBRAÇÃO. Um dia inteiro para reverenciar as manifestações musicais, começando com agenda de apresentações gratuitas no quiosque Tropik, na altura do posto 6 da Praia de Copacabana, com apresentações de novos artistas da música brasileira.
No fim da tarde, a programação chega ao Fairmont Rio de Janeiro Copacabana com apresentação do Duo Gisbranco na área da piscina. Formado pelo duo de pianistas Claudia Castelo Branco e Bianca Gismonti, filha do renomado Egberto Gismonti, o Duo Gisbranco interpreta músicas de Moacir Santos, Chico César, Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal e Astor Piazzolla, além de composições próprias.
À noite, acontece o encontro de Toquinho e Yamandu Costa, pela primeira vez aberto ao público. Uma ode à música brasileira. O show único terá a abertura do Amaro Freitas Trio. Amaro Freitas é pianista e compositor e uma das grandes revelações do jazz brasileiro contemporâneo. Tornou-se conhecido internacionalmente ao se apresentar no Rio Montreux Jazz Festival em 2019 sendo convidados para a Montreux Jazz Festival Academy, na Suíça, que mostra uma clara conexão da marca, de fazer este intercâmbio cultural pelo mundo. Depois disso, conquistou espaço na mídia internacional especializada tornando-se um dos maiores instrumentistas de jazz da nova geração. A apresentação será na Sala Rio de Janeiro, no próprio Fairmont.
Os ingressos serão vendidos no site www.riomontreuxjazzfestival.com.br a partir de 21 de outubro.
‘O Rio Montreux Jazz Festival Celebration que acontece em 2022 será uma consolidação da marca no Brasil. Um dia inteiro de música, cultura e jazz que chega com a força de uma CELEBRAÇÃO. Esse momento representa muito para todos nós. Trazer o festival de Montreux para o Rio de Janeiro foi meu grande sonho, realizado em 2019 com o apoio de grandes profissionais. Não podíamos deixar essa chama apagar e hoje voltamos aos palcos mais fortes e com muita esperança no futuro. Trazer para os palcos e para as pessoas esse show tem um significado muito importante – a música sempre encontrará um caminho e um formato de chegar ao público’, diz o idealizador do Rio Montreux Jazz Festival, Marco Mazzola.
Hoje, o CEO do Montreux Jazz Festival, Mathieu Jaton, tem o prazer de compartilhar esta jornada musical no Brasil: ‘O Montreux Jazz Festival sempre teve uma relação muito especial com músicos brasileiros e é uma honra para nós podermos reunir mais uma vez muitos artistas talentosos no Rio. A edição de 2019 foi um grande sucesso e, desde então, a equipe conseguiu manter esse ímpeto vivo com ideias criativas em tempos conturbados. Sem a paixão e dedicação deles, a premiação de Toquinho e Yamandu Costa no Grammy Latino não teria sido possível. Obrigado novamente ao meu querido amigo Marco Mazzola e toda sua equipe MZA Music!‘.
SERVIÇO
Dia 03 de dezembro – 21h
Toquinho e Yamandu Costa
Sala Rio de Janeiro – Fairmont Rio de Janeiro Copacabana – Av Atlântica 4240
Ingressos – www.riomontreuxjazzfestival.com.br a partir de 21 de outubro
Dia 03 de dezembro – 19h
Apresentação do Duo Gisbranco, formado pelo duo de pianistas Claudia Castelo Branco e Bianca Gismonti, na área da piscina do Fairmont Rio de Janeiro Copacanana – Av Atlântica 4240
Para reservas – eventos@fairmontrio.com ou pelo telefone 21.2525-1232
Dia 03 de dezembro – das 14hs às 18hs
Apresentações de novos artistas da música brasileira
Quiosque Tropik, na altura do posto 6 da Praia de Copacabana
Olá, seja bem-vinde ao universo do Portal PopNow! A partir de agora você receberá notícias fresquinhas e selecionadas para você estar por dentro de tudo o que acontece no mundo musical, de cinema, TV e entretenimento em geral. Venha com a gente! PopNow - Know-how Pop