Premiações
Recording Academy cria nova categoria para músicas sobre mudança social; saiba mais
A Recording Academy, organizadora do Grammy Awards, anuncia a criação de uma nova categoria chamada de ‘Melhor Canção Sobre Mudança Social‘. A categoria bastante pedida pelos membros votantes terá ainda a curadoria de um comitê de fita azul com pessoas selecionadas para avaliar as canções.
- Ana Castela é homenageada como Artista do Ano no WME Awards 2024 by Billboard Brasil
- Brasil leva maior delegação da história ao Grammy Latino
- Beyoncé estabelece novo recorde com as indicações ao Grammy 2025; confira os indicados
‘Estamos empolgados em oferecer este prêmio, proposto por nossos membros votantes, para reconhecer os criadores de música orientada por mensagens que respondem às questões sociais de nosso tempo e têm potencial para um impacto global positivo.’ comenta a Recording Academy em comunicado.
Confira abaixo os critérios exigidos pela Recording Academy para a nova categoria:
CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE
- O Prêmio reconhece uma música que teve profunda influência e impacto social.
- As submissões devem conter conteúdo lírico que: a) aborde uma questão social oportuna; b) explora um assunto que impacta uma comunidade de pessoas necessitadas; ec) promove a conscientização, aumenta a consciência e cria empatia.
- O prêmio é dado ao(s) compositor(es).
- O Prêmio homenageia apenas singles ou faixas, em qualquer gênero musical.
- A música deve incluir melodia e letra.
- A música deve ter sido lançada comercialmente nos últimos cinco anos de qualificação para o GRAMMY.
- A música pode fazer referência a trabalhos anteriores e pode incluir material lírico previamente gravado ou publicado; além disso, é necessário um grau significativo de novo conteúdo criativo e lírico. Os compositores do novo material são elegíveis para receber o Prêmio; a determinação da elegibilidade do compositor para trabalhos líricos previamente gravados ou publicados ficará a critério da academia.
- Gravações com samples ou interpolações são elegíveis; no entanto, de acordo com as regras do GRAMMY Awards, compositores de material amostrado ou interpolado não são elegíveis para receber o prêmio. (Uma amostra é definida como um elemento de uma gravação lançada anteriormente incorporada a uma nova gravação. As amostras podem ser partes inteiras de gravações anteriores ou seções isoladas de gravações anteriores, incluindo, mas não limitado a, faixas com vocais removidos, ganchos, riffs, linhas de baixo ou vocais de fundo).
CRITÉRIO DE SELEÇÃO
- Os critérios de seleção incluem o conteúdo lírico da música, a qualidade artística da composição e o impacto percebido da música na entrega de uma mensagem fortalecedora que traz conscientização sobre questões sociais que afetam o mundo.
- Os critérios para selecionar a ‘Melhor Canção Sobre Mudança Social’ serão guiados pelo princípio de que o bem social é ‘uma ação que resultará em um benefício disponível para o público em geral’, o que pode incluir músicas que afirmem a humanidade básica de todas as pessoas.
- Nesse contexto, o novo Prêmio reconhecerá uma música que promova: Compreensão – educa e/ou aumenta a conscientização sobre as experiências, defesa e tolerância de outras pessoas. Construção da paz – medidas destinadas a criar ou manter a paz ou a libertação de dissensões. Empatia – a capacidade de entender e compartilhar os sentimentos do outro. Ser Positivo – uma qualidade ou atributo bom, afirmativo ou construtivo. Por outro lado, músicas que contenham discurso de ódio ou que defendam a violência ou o terrorismo seriam consideradas inelegíveis.
Para conferir a lista de critérios e mais informações sobre a nova categoria, acesse o site oficial da Recording Academy clicando aqui.